Home Destaque Desfile de 7 de Setembro reúne quase seis mil participantes no Sambódromo...

Desfile de 7 de Setembro reúne quase seis mil participantes no Sambódromo do Anhembi

Foto: Divulgação/SP Trans-José Cordeiro
Tempo de Leitura: 4 minutos

O tradicional Desfile Cívico-Militar de Sete de Setembro, que marca os 203 anos da Independência do Brasil, acontece no próximo domingo (07/09/2025), no Sambódromo do Anhembi. A expectativa é reunir quase seis mil desfilantes, entre estudantes, integrantes das forças de segurança, entidades civis e associações militares. O evento, gratuito e aberto ao público, promete ser uma das maiores celebrações do ano na capital paulista.

Programação do desfile

A solenidade começa com a revista às tropas, realizada por autoridades, na Avenida Olavo Fontoura. Logo em seguida, o público poderá acompanhar a primeira parte da programação, dedicada ao desfile cívico. Estudantes das redes municipal e estadual, escolas militares, associações de veteranos e entidades civis farão a abertura.

Na segunda etapa, entra em cena a parada militar, formada por integrantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Civil Metropolitana (GCM), entre outras forças. Este ano, o evento contará ainda com 151 viaturas, 150 motocicletas e um grupamento hipomóvel com 100 cavalos, compondo um espetáculo visual que deve emocionar o público. Ao todo, são 2.545 participantes civis e cerca de 2.800 militares envolvidos.

Programação do Desfile

Estrutura e organização

O desfile é realizado pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris)  e apoio do Governo de São Paulo, além da colaboração das Forças Armadas, polícias e entidades civis. A capacidade de público nas arquibancadas do Sambódromo é de 30 mil pessoas. Assim que esse limite for atingido, os portões de entrada serão fechados por segurança.

A entrada do público será liberada a partir das 7h da manhã, pelos portões 13, 14 e 16 (lado da Marginal Tietê) e pelos portões 21 e 28 (lado da Avenida Olavo Fontoura). Para escolas e associações participantes, o acesso será pelo portão 12. Autoridades e convidados têm entrada pelos portões 25 e 29, enquanto a imprensa contará com o portão 24.

Foto: Divulgação / SP Trans – José Cordeiro

Segurança e orientações

A Polícia Militar fará revista em todos os acessos ao Sambódromo. Será proibida a entrada com objetos perfurantes, cortantes, latas, garrafas, guarda-chuvas de ponta ou qualquer material que possa ser considerado uma arma improvisada. Bandeiras e faixas são permitidas, desde que não apresentem conteúdo ofensivo nem utilizem suporte rígido de madeira ou metal.

Para evitar transtornos, o público poderá utilizar dois pontos de encontro oficiais, criados para localização de crianças e pessoas perdidas, além de objetos achados e perdidos:

  • Setor A, na arquibancada do lado da Marginal Tietê
  • Setor H, na arquibancada próxima à área da imprensa, na Avenida Olavo Fontoura.

Saúde e hidratação

O evento contará com 10 ambulâncias de UTI móvel, um posto médico fixo e duas unidades rápidas de atendimento por motocicleta, posicionadas nos portões 26 e 27. A Sabesp instalará pontos de hidratação atrás das arquibancadas, garantindo água gratuita ao público e aos desfilantes.

Foto: Divulgação / SP Trans – José Cordeiro

Trânsito e transporte

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) preparou uma operação especial. As seguintes vias estarão bloqueadas das 5h às 12h30 no domingo:

  • Avenida Olavo Fontoura, em ambos os sentidos
  • Marginal Tietê (pista local, sentido Ayrton Senna – Castelo Branco), entre as pontes das Bandeiras e da Casa Verde

Não será permitido estacionar nessas vias, com acesso liberado apenas a veículos credenciados.

Para o público, a linha especial 179A-10 (Metrô Tietê – Anhembi) funcionará em sistema circular, facilitando o deslocamento. O serviço será gratuito, já que domingo é dia de tarifa zero na capital. Também haverá atendimento especial do Atende+, com vans adaptadas para pessoas com deficiência, operando das 5h às 14h40 a partir das estações de metrô.

Estacionamento

Quem optar pelo carro particular poderá utilizar o estacionamento do Anhembi, com acesso pelo portão 38 da Avenida Olavo Fontoura. O valor será de R$ 80, mas a recomendação é chegar cedo, já que os bloqueios viários começam logo no início dos protocolos de segurança.

Um evento para todos

Mais do que uma solenidade militar, o Desfile de 7 de Setembro é também um momento de celebração popular. A mistura de cores das escolas, o ritmo das fanfarras e a imponência das tropas transformam o Sambódromo em um palco da cidadania. Com organização reforçada, estrutura de saúde e transporte acessível, a festa promete reunir famílias, estudantes e admiradores da cultura brasileira em uma manhã de orgulho e história.


<<Com apoio de informações/fonte:  Gerência de Comunicação – SPTuris / PMSP >>