Início Destaque Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia premia mídia especializada

Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia premia mídia especializada

Tempo de Leitura: 6 minutos

Troféu São Paulo

da Redação DiárioZonaNorte

A sessão solene semipresencial de entrega da 24ª edição do Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia, criado pela Câmara Municipal de São Paulo, para incentivar a divulgação da gastronomia paulistana aconteceu nesta 2ª feira (29/11), no Plenário 1º de Maio.

A premiação  acontece em um momento delicado para o setor, um dos mais atingidos pela pandemia.

Queda livre

De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel, entidade que reúne empresas do setor, 72% dos estabelecimentos relataram estar em dificuldade para honrar pagamentos como impostos, aluguéis e débitos com fornecedores, e 77% estavam trabalhando com prejuízo no mês de abril – época da pesquisa.

Antes da pandemia, São Paulo contabilizava de 23 mil estabelecimentos do setor alimentício, sendo que destes,  mais de 9 mil restaurantes representam em torno de 50 tipos de cozinha de todo mundo.  Oferta esta que, tornou São Paulo um polo gastronômico com notoriedade mundial por meio de reconhecimentos internacionais como o prêmio 50’s World’s Best e o guia Michelin.

Durante a pandemia, cerca12 mil estabelecimentos fecharam as portas definitivamente – no estado, foram 50 mil. Segundo pesquisa do DIEESE, a retração do mercado de trabalho do setor chegou a 32,7%, enquanto o conjunto das atividades econômicas sofreu redução de 14% das suas atividades.

Com o crescente número de pessoas vacinadas e um melhor entendimento  do vírus da Covid-19, o setor de bares e restaurantes literalmente, começa a “recolher os cacos” causados pela pandemia. Diante deste cenário, a mídia especializada se tornou fundamental para a retomada do setor.

Troféu São Paulo

O prêmio

A premiação é realizada pela Comissão Extraordinária Permanente de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia, presidida pelo vereador Rodrigo Goulart, com coordenação do turismólogo Paulo Ildefonso de Paula e  apoio de Giovanna Lima,  ambos da Equipe de Eventos da Câmara Municipal de São Paulo.

Criado por meio dos  Decretos Legislativos 81/97 e 16/2002 e alterado pelo Decreto Legislativo 91/2019,  o  Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia é concedido anualmente à mídia especializada em gastronomia.

Participam trabalhos jornalísticos com foco na vasta gastronomia existente na cidade de São Paulo, veiculados na mídia impressa e eletrônica, programas em vídeo, fotos, trabalhos acadêmicos e aplicativos, que contribuam com o turismo na nossa cidade – elevada à Capital Mundial da Gastronomia em 1997, a exemplo de cidades como Paris, Nova York, Roma, Lisboa, Tóquio e Buenos Aires.

Nesta edição, foram contemplados trabalhos inscritos em 13 categorias.

Troféu São Paulo

Sessão Solene

A mesa de autoridades foi composta pelos Vereadores Rodrigo Goulart (PSD) e Sansão Pereira (REPUBLICANOS) – presidente e vice-presidente da Comissão Extraordinária Permanente de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia; Aline Cardoso – secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e Wagner Farias – presidente da  Associação de Jornais e Revistas de Bairro – AJORB.

Para a extensão da mesa de autoridades, composta na frente da mesa principal do Plenário 1º de Maio – em função dos protocolos sanitários, foram convidados o fotojornalista Marcello Fim – Diretor da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo – ARFOC, representando Toni Pires – presidente da entidade;  Professor Celso dos Santos Silva–  vice-presidente mundial de Associación de Restauradores y Gastrónomos de las Américas y el Mundo – AREGALA, sendo diretor do capítulo Brasil da entidade – no ato, representando o presidente  Wilson Luiz Pinto do Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo – SINDRESBAR- SP e o  professor Virgílo Nelson da Silva Carvalho – Diretor Nacional do Serviço Social do Turismo (SESTUR)  da Confederação Nacional do Turismo – CNTur , representando Nelson de Abreu Pinto – presidente do  Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo – Sinhores-SP.

O Observatório da Gastronomia, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, fez parte do júri do prêmio, por meio de sua coordenadora, a jornalista Guta Chaves. 

trofeu São Paulo

Retomada do Setor

A fala da secretária  Aline Cardoso –  autora da Lei 16.832, que instituiu  o “Polo de Ecoturismo da Cantareira”, – quando vereadora na Gestão João Doria Júnior – destacou o peso do trabalho da imprensa na retomada do setor gastronômico.

“Vocês são fundamentais no processo de reconstrução deste setor. Como sociedade, precisamos voltar a dar a pujança que ele merece ter. Precisamos recuperar o que foi perdido e ainda crescer”, afirmou  a secretária. “É neste momento que entra o papel fundamental da visibilidade do setor, dos tesouros da gastronomia de São Paulo, incluindo as periferias que são potências. Temos um trabalho pela frente para garantir que as iniciativas de toda a cidade recebam a atenção necessária e não somente algumas regiões”, conclui ela.

Os vencedores

O DiárioZonaNorte  participou  pela primeira vez ao prêmio e recebeu menção honrosa pela matéria:   Zona Norte tem um dos mais bonitos e saborosos restaurantes japoneses do Brasil  – sobre o incrível Restaurante  Nōsu, em Santana (Zona Norte).

Troféu São Paulo
Menção Honrosa

Concorremos ainda, com outras cinco matérias:

Salva de Prata – Oficial Deu Fome

Já a produtora de conteúdo digital, Marianna Benassatto – titular do canal @oficialdeufome,  na plataforma TikTok –  também em sua primeira participação,  levou a “Salva de Prata” – prêmio máximo da categoria “Aplicativos” – com o vídeo:  Vassoura Quebrada – Lanchonete temática inspirada em Harry Potter  

Confira a relação completa de contemplados:
Menções honrosas:

Reportagem difundida por emissora de televisão – Categoria IV
Matéria:“Queijo Taiuva” – Cecilia Padilha – TV Gazeta – programa Você Bonita

Reportagem escrita na internet – Categoria V
Matéria : “Zona Norte tem um dos mais bonitos e saborosos restaurantes japoneses do Brasil ” Sandra  VazPortal DiárioZonaNorte

Vencedores:

Reportagem publicada em jornal – Categoria I
“Mortadela à moda do chef: lembranças de infância ou a busca por um produto de maior qualidade têm impulsionado chefs a produzir suas próprias versões do embutido italiano” –  Cintia Oliveira – Jornal O Estado de São Paulo

Reportagem publicada em revista – Categoria II
Sente-se à mesa brasileira” – Manuela DittStelzer – Revista Gama

Reportagem difundida por TV – Categoria IV
Restaurante Saltas e Tapas- Culinária Latino Americana” – Raquel Auzier Ferreira
Programa Giro da Gastronomia – TV Aberta São Paulo

Reportagem escrita na internet – Categoria V
Fábrica de Dengo” – Alessander Sanches Guerra – www.cuecasnacozinha.com.br

Reportagem em vídeo na internet – Categoria VI
Cozinhando com o Parceiro – “A sopa de cebola é a cara de São Paulo
Beatriz de Carvalho Pinto – Canal do Youtube da Faculdade  Hotec

Foto publicada em jornal, revista ou mídia eletrônica – Categoria VIII
“Quadrado em Pinheiros traz atmosfera de Trancoso com sabores ibéricos em SP” – Márcio Palermo – Site Empratado

Categoria IX – GUIA – IMPRESSO OU ELETRÔNICO – COM INDICAÇÕES DA GASTRONOMIA NA CIDADE DE SÃO PAULO – a comissão julgadora entendeu, que nesta ano, não haveria premiação por não terem sido atingidos pré-requisitos básicos

Programa de TV especializado em gastronomia – Categoria X
“Restaurante Dinhos – Culinária Paulistana”
Raquel Auzier Ferreira – Programa Giro da Gastronomia – TV Aberta de São Paulo

Revista de gastronomia de São Paulo – Categoria XI
Café Perfeito”  – Mariana Proença, Caio Alonso, Marcos Haddad e Marcelo Furquim
Revista Espresso – Café, Gastronomia e Viver Bem
Edição 70 (dezembro, janeiro e fevereiro de 2021)

Trabalho acadêmico sobre a Gastronomia na cidade – Categoria XII
A trajetória do feijão com farinha ao “Virado à Paulista”, um prato essencialmente caipira na capital mundial da gastronomia”
Tamiris Garutti de Lima – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Orientadora: Profª. MS. Camila de Meirelles Landi

Aplicativos – Categoria XIII
Vassoura quebrada – lanchonete temática inspirada em Harry Potter
Marianna Benassatto – Canal @oficialdeufome Plataforma TikTok


Assista ao video com as reportagens de Elys Marina na Tv Câmara – clique aqui


 

Álbum/portifólio — clique na foto para expandí-la:

d