Home Destaque No coração da Zona Norte, Biergarten Munique abre uma segunda casa

No coração da Zona Norte, Biergarten Munique abre uma segunda casa

Tempo de Leitura: 7 minutos

 

por Sandra Vaz – da Redação DiárioZonaNorte

No mês em que tradicionalmente é comemorada a Oktoberfest em Munique – na Alemanha, a  badalada Avenida Engenheiro Caetano Álvares agora tem uma casa  alemã  para chamar de sua. Na noite desta 5a. feira (22out2020), o restauranter Arno Van Enck inaugurou uma segunda unidade do Biergarten Munique, onde juntamente com sua esposa  Margot Van Enck recebeu convidados, influenciadores digitais e jornalistas.

Noite de Festa

O salão foi redimensionado para o atual momento de distanciamento social, seguindo todos os protocolos sanitários determinadas pelo Plano São Paulo.  Mesas de madeira escura, objetos antigos de grande valor afetivo e uma equipe atenta a todos os detalhes, tornam  o lugar ainda mais acolhedor.

Entre os convidados destacamos Adilson Carvalhal Junior (diretor da Casa Flora Importadora e presidente na ABBA – Associação Brasileira de Importadores e Exportadores de Vinhos e Alimentos); André Guaxupé (Brand Manager Paulaner Brasil); Humberto Lisboa Leite (professor, empresário e sommelier de vinhos e cervejas); Gilberto Tarantino (sócio fundador da Cervejaria Tarantino); Selma Francano (sommellier de vinhos e cervejas e executiva de vendas da Casa Flora Importadora); Nadia Martins (RP Anagrama Comunicações e Eventos); Guedes (@ocaradabreja), Priscilla Urschei e Leonardo Oliveira (@sigasp);  Jorge Vicente Cirino (Gerente de Segurança Patrimonial do Grupo TriMais) e Marcelo Giachini (Gerente Comercial On Trade e Chef Executivo da Casa Flora Importadora).

O som ficou aos cuidados de André Youssef nos teclados e Norba Zamboni na guitarra.  No repertório  números de blues e  rock’n roll dos anos 50 e 60.

Um pedaço da Alemanha na Zona Norte

Com o mesmo DNA da primeira casa, inaugurada em 1984 dentro do Shopping Center Norte, o Biergarten Munique é um pedaço da Alemanha em São Paulo e continua unanimidade pela sua variedade de chope e  cervejas, além de gastronomia primorosa.

A decoração foi pensada nos mínimos detalhes e tem inspiração nos biergärten da Baviera (no plural a letra a ganha um trema) que ao pé da letra, significa “jardim da cerveja”. Tradicional na Alemanha, os biergärten nasceram no  século 19, quando as cervejas de baixa fermentação eram sensíveis ao calor e precisavam ser armazenadas num porão, à sombra de árvores.

Nos meses quentes de verão, os cervejeiros colocavam mesas e cadeiras de madeira perto do porão, em baixo das árvores e serviam os clientes.

Um biergarten é um lugar alegre, de confraternização entre amigos e familiares. Assim é o Biegarten Munique. Do salão se tem uma vista privilegiada da Avenida Engenheiro Caetano Álvares –  que ao lado da Avenida Luís Dumont Villares – detém o título de “praia  da Zona Norte”, por seu paisagismo e movimento.  Na lateral direita ao salão, um lindo terraço a céu aberto, com mesas  e espaço pet friendly.

Lei de Pureza da Baviera 

Entre os estilos na pressão, na temperatura e frescor corretos, você encontra o Paulaner – importado da Alemanha com exclusividade para o Brasil pela Casa Flora Importadora, disponível nos estilos Lager, Salvator, Weissbier – fazem a alegria dos cervejeiros de plantão.

A Cervejaria Paulaner tem mais de 300 anos de história produzindo cerveja seguindo a Lei de Pureza da Baviera.

Datada de 1.516, ela determina que a cerveja deve conter apenas quatro ingredientes: malte, lúpulo, água e levedura. Todas os 15 estilos de cerveja produzidos pela Paulaner usam, em proporções diferenciadas, esses quatro elementos.

Tarantino

Também distribuída pela Casa Flora Importadora, chega ao Biegarten Munique as cervejarias artesanais da  Cervejaria Tarantino, a primeira cervejaria de grande porte em zona urbana de São Paulo, localizada no bairro do Limão – na Zona Norte de São Paulo.

Fundada em 2018 pelos sócios Gilberto Tarantino, Luciano Consentino e Isaac Deutsch, tem como mestre-cervejeiro  Alexandre Sigolo,  ex-cervejeiro da Burgman e um dos fundadores da escola Sinnatrah – responsável pela formação de mais de cinco mil cervejeiros em seus onze anos de existência.  

Coquetelaria: dos clássicos aos autorais

A carta de cervejas é um espetáculo. Lá, você encontra mais de 50 rótulos nacionais e importadas, além de vinhos, espumantes e champagnes. Outra atração é a carta de drinks com cerca de 25 opções, dos clássicos Dry Martini ou Gin Tônica, até os autorais como o Dom Corleone, Margarita Azu e o Café Munique.

Cada um dos drinks é acompanhado com uma tag criada por Vitória Van Enck com mensagens bem humoradas como “eu não tenho problemas com bebidas… eu e elas nos damos bem”.

Explosão de sabores

No Biergarten Munique você tem a oportunidade única de experimentar os sabores marcantes da culinária alemã e harmonizá-los com sensacionais rótulos de cerveja.  O cardápio é repleto de entradas, pratos principais e sobremesas.

Para a entrada, um delicado tartar de salmões fresco e defumado, com alcaparras, cebolas roxas e pepinos em conserva milimetricamente picados, sobre uma cama de palmitos tenros com cream-cheese. O prato foi escoltado por um buquê de crocantes folhas verdes e nabos. Um toque de limão siciliano, acrescentou todo um frescor.

Para acompanhar, a Paulaner Hefe-Weissbier, considerada uma das melhores cervejas de trigo do mundo, leve e de fácil digestão. Com um sutil amargor, não filtrada e de cor amarelo turvo, com um teor alcoólico de 5,5% e possui o clássico aroma do estilo Weiss de cravo e banana. Com sabores frutados, malte adocicado e cravo, o sabor se assemelha muito aos aromas e realçou a delicadeza do tartar.

O tradicional eisbein defumado  (joelho de porco) é executado a perfeição no Biergarten Munique, resultando em uma carne extremamente macia e saborosa. Na versão.  Na versão Chucrute Garnie, o prato é composto por eisbein, kassler, salsicha Bock, salsicha Bratwurst, salsicha Viena, chucrute e batatas cozidas.

Para harmonizar, a cerveja escolhida foi a Paulaner Münchener Hell, com uma aparência límpida, coloração de um amarela escuro e brilhante, é produzida com lúpulo fino e aromático, leveduras exclusivas e malte de cevada. Com um amargor baixo e um aroma que lembra malte, biscoito e pão.

Especialidade da casa, um tenro pato assado recheado – acompanhado de repolho roxo e um perfumado purê de maçã com especiarias -, atrai uma legião de fãs dos mais diferentes pontos do Brasil.

Para acompanhar o suculento pato , a cerveja escolhida foi a Paulaner Hefe Dunkel. De sabor bem frutado, sutil aroma floral e com cor de chocolate, apresentando uma espuma densa e firme, cremosa e consistente. A cor castanho, o aroma intenso e refrescante, é resultado da utilização de uma porcentagem maior de malte de trigo tostado. Por não ser filtrada antes de seu envasamento, as leveduras utilizadas em sua fermentação lhe fornecem um sabor especial e são fontes naturais de sais minerais e vitaminas.

Para encerrar o jantar com chave de ouro, a mais tradicional das sobremesas austríacas e muito popular na Alemanha: apfelstrudel. Uma crocante massa folhada, envolvendo um recheio de maçãs, canela, uvas passas e açúcar, doce na medida certa, acompanhado de creme chantilly. Pra harmonizar escolhemos a  Paulaner Salvatgor Doppelbock,  primeira cerveja da Paulaner fabricada pelos monges para consumo durante o jejum da Quaresma, por isso ganhou o apelido de “pão líquido”.

Hámburguer e pão orgânico

Se você é apaixonado por hambúrguer, aqui também é seu lugar. Simmmmm, o disco de  carne moída e prensada mais famoso do planeta é alemão!  E o servido no Biergarten Munique é escoltado pelo sensacional “rustikinho” –  pão artesanal da Osteria da Onça . Um pão de hambúrguer com 40 horas de fermentação prolongada e farinha orgânica.

Oktoberfest diferente 

Neste ano a Oktoberfest foi cancelada devido a pandemia do Covid-19.  Para que a data não passe “em branco”, a  Casa Flora Importadora traz para o Brasil a cerveja da Festa, que está presente nas gondolas, em um lindo kit com a caneca de 1 litro, para que você possa celebrar a Oktoberfest em casa.

No site www.paulaner.com/oktoberfest os consumidores podem encontrar todas as informações para ter a Paulaner Oktoberfest exclusiva em casa, além de informações de playlist no Spotify,  wallpapers, imagens para lives e calls com amigos e petiscos para acompanhar.

As duas unidades do Biergarten Munique, nesse mês de outubro, também celebra a festa com Chopes Weiss Especiais da Paulaner.

Serviço:

Biergarten Munique

  Av. Engenheiro Caetano Álvares n. 5444 – Imirim                                                  ??  (11) 2972 3504                                                                                                   ?   2a. a 6a  das 17h às 23h e aos sábados  das 12h às 23h e domingo das 12h às 17h

?   Tv. Casalbuono, 120 – 404 – Shopping Center Norte –  Vila  Guilherme                   ??  (11) 2252 2126 ?  2a. a domingo das 12h às 23h

d