Tempo de Leitura: 5 minutos
da Redação DiárioZonaNorte

Biergarten Munique é um pedaço da Alemanha na Zona Norte de São Paulo.  Prestes a completar 40 anos em atividade no Shopping Center Norte, sempre sob o comando do restauranter e chef de cozinha Arno Van Enck, a cervejaria foi a primeira no  Brasil a instalar-se dentro de um shopping center.  Em 2020, inaugurou uma segunda unidade na Avenida  Engenheiro Caetano Alvares nº 5444, no trecho do bairro do Imirim – com o mesmo DNA da casa mãe.

40
Arno Van Enck, na unidade Center Norte da Biergarten Munique onde 16 torneiras de chopp e uma carta especial de cervejas fazem a festa para os apreciadores de cerveja.

Em seu bar, 16 torneiras de chopp e uma carta especial de cervejas. Entre os estilos na pressão, na temperatura e frescor corretos, você encontra o Paulaner – importado da Alemanha com exclusividade para o Brasil pela Casa Flora Importadora, disponível nos estilos Lager, Salvator, Weissbier – fazem a alegria dos cervejeiros de plantão.

40

A Cervejaria Paulaner tem mais de 300 anos de história produzindo cerveja seguindo a Lei de Pureza da Baviera.  Datada de 1.516, ela determina que a cerveja deve conter apenas quatro ingredientes: malte, lúpulo, água e levedura. Todas os 15 estilos de cerveja produzidos pela Paulaner usam, em proporções diferenciadas, esses quatro elementos.

40
Aline Medeiros e Marcos Schiavo
São Paulo Oktoberfest

Em nossa visita ao Biergarten Munique fomos recepcionados por  Arno Van Enck – na companhia de Marcos Schiavo (Executivo de Vendas da Casa Flora Importadora),   Elizabete Almeida (Anagrama Comunicações e Eventos), Aline Medeiros (sommelier de cervejas) e do jornalista Leonardo Millen para uma comemoração especialíssima: a  Paulaner passa a ser uma das cervejas oficiais da São Paulo Oktoberfest entre os dias 6 e 22 de outubro no Complexo do Ginásio do Ibirapuera.

40
Da esquerda para direita: Marcos Schiavo, Maurício Benassatto, Leonardo Millen, Arno  Van Enck e Elizabete Almeida
Boteco Alemão

Recentemente, o Biergarten Munique lançou um novo cardápio de petiscos – idealizado por Arno Van Enck e executados pelo chef Beto Skliutas, líder da equipe de cozinha da unidade do Center Norte.  As porções e tábuas de frios são feitas para compartilhar e resgatam os sabores marcantes da culinária alemã. Todas as opções conversam muito bem com as cartas de cervejas e drinks. 

40
Da esquerda para direita: Arno Van Enck e o Chef Beto Skliutas

O Curry Wurst é considerada uma “street food” (comida de rua) de Berlim e consiste em duas saborosas Bratwurst (salsichas brancas) com molho elaborado a base de tomate, carne, catchup e curry, acompanhado de batatas rústicas frita.

40
Curry Wurst

Para a turma do “inho” – como o saudoso Caio de Alcantra Machado, os bolinhos do Biergarten Munique são viciantes. Entre as novidades, a mini coxa creme, o croquete de joelho de porco, o mini boleco (versão alemã do paulistano bolovo) – carne bem temperada envolvendo um ovo de codorna, empanada e frita. Ainda no terreno dos “inhos” os também saborosos bolinho de bacalhau, feijoada e carne.

40
Novos bolinhos do cardápio de petiscos com pegada alemã

Outra novidade é o Rollmop – rolinhos de sardinha recheados com picles curtidos no creme azedo, escoltados por fatias de pão preto. De sabor marcante, são muito saborosos.

40
Rollmop – sabor sureal

Imperdível também o delicado tartar de salmões fresco e defumado, com alcaparras, cebolas roxas e pepinos em conserva milimetricamente picados, sobre uma cama de palmitos tenros com cream-cheese. O prato é escoltado por um buquê de crocantes folhas verdes e nabos. Um toque de limão siciliano, acrescentou todo um frescor. O tartar também apareceu no formato de canapés, fazendo dupla com os canapés de carpácio.

40
tartar de salmões fresco e defumado

Para acompanhar o Curry Wurst, os novos bolinhos do cardápio, os rollmops e o tartar de salmões, escolhemos a Paulaner Hefe-Weissbier, considerada uma das melhores cervejas de trigo do mundo, leve e de fácil digestão. Com um sutil amargor, não filtrada e de cor amarelo turvo, com um teor alcoólico de 5,5% e possui o clássico aroma do estilo Weiss de cravo e banana.

Canapés de carpácio

O Eisbein Mit Sauerkraut é um tenro joelho de porco  na versão frita, escoltado com chucrute e batatas. Já na versão Chucrute Garnie, o prato recebe além do eisbein, kassler, salsicha Bock, salsicha Bratwurst, salsicha Viena, chucrute e batatas cozidas.

Eisben Chucrute Garnie,

Para harmonizar, a cerveja escolhida foi a Paulaner Münchener Hell, com uma aparência límpida, coloração de um amarela escuro e brilhante, é produzida com lúpulo fino e aromático, leveduras exclusivas e malte de cevada. Com um amargor baixo e um aroma que lembra malte, biscoito e pão.

Muito gostosa a seleção de salsichas típicas alemãs com crocantes pedaços de torresmo e kassler defumado (carré de porco), acompanhadas de trio de mostardas.

Seleções de salsichas, torresmo e Kassler defumado com trio de mostardas

Encerramos a noite com uma sobremesa, que apesar de ter origem austríaca, é popularíssima:  o  apfelstrudel.  No Munique, ele se apresenta em uma crocante massa folhada, envolvendo um recheio de maçãs, canela, uvas passas e açúcar, doce na medida certa, acompanhado de creme chantilly e sorvete.

apfelstrudel

Para harmonizar escolhemos a Paulaner Salvator Doppelbock, primeira cerveja da Paulaner fabricada pelos monges para consumo durante o jejum da Quaresma, por isso ganhou o apelido de “pão líquido”. Ela vai muito bem com sobremesas e com chocolate.

American Trio
Música

Todas as quintas e sextas-feiras, o happy hour do Biegarten Munique apresenta música ao vivo da melhor qualidade, com estilos variados – jazz, rock, blues.  No dia de nossa visita, o incrível American Trio animou a noite com  sucessos pop rock.40 

40 40 40

Serviço:

Biergarten Munique

  • ?   Tv. Casalbuono, 120 – 404 – Shopping Center Norte –  Vila  Guilherme
  • ??  (11) 2252 2126 ?  2a. a domingo das 12h às 23
  •   Av. Engenheiro Caetano Álvares n. 5444 – Imirim
  • ??  (11) 2972 3504
  • ?   2a. a 6a  das 17h às 23h – sábados  das 12h às 23h e domingo das 12h às 17h

 

 

d