Home Destaque SESC confirma Casa Verde e mais 11 novas unidades; V. Guilherme...

SESC confirma Casa Verde e mais 11 novas unidades; V. Guilherme quer no MartCenter

Tempo de Leitura: 5 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

  • Unidade da Casa Verde já está sendo reformada e deve abrir no segundo semestre;
  • O prédio do antigo Mappin será unidade com a área administrativa do SESC; e
  • Prédio da Fecomércio será a unidade do SESC-14 Bis na Av. 9 de Julho

O Serviço Social do Comércio – SESC –  uma instituição brasileira privada, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo – de uma só vez, anuncia oficialmente mais 12 unidades em São Paulo, nos próximos 10 anos – além de reformar e ampliar outras sete unidades em todo o estado de São Paulo.

Com apoio das empresas, o SESC tem atuação em todo âmbito nacional, voltada principalmente para o bem-estar social dos seus empregados e familiares, mas aberto ao público em geral.  Com essas novas unidades busca proporcionar  mais bem-estar e qualidade a um número maior de pessoas.

Já na cidade de São Paulo, a verdadeira Zona Norte tem 257 bairros e vilas com uma população que deve estar ultrapassando os quatro milhões de habitantes, mas é servido somente pela unidade SESC-Santana/Jardim São Paulo. Segundo os próprios moradores, a região já é esquecida pelo poder público e está renegada ao passar dos dias, sem grandes obras e investimentos e tão pouco qualidade de vida.

SESC
MartCenter com o PVGT

São quatro subprefeituras com seus distritos sem as atividades do SESC, que não tiveram a sorte de receber os benefícios da entidade, como Jaçanã, Tremembé, Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Medeiros, Tucuruvi, Mandaqui, Cachoeirinha e Limão. Somente agora a região da Casa Verde entra no anúncio das novas unidades.

Há alguns meses já tinha sido definida  como segunda unidade na Zona Norte: o Sesc Casa Verde, que está sendo instalado na Avenida Leão XII, onde funcionou por alguns anos a sede paulista das lojas. Riachuelo – ver detalhes na reportagem do DiárioZonaNorteclique aqui. 

Moradores pedem o SESC   

Os moradores da região das Vilas Maria / Guilherme / Medeiros, que se mostram  extremamente carentes de locais de lazer, cultura, esportes, saúde e social, chegaram até reivindicar um SESC para a região – e até foi cogitado um abaixo-assinado. Um dos terrenos indicados é o do antigo Mart Center, que faz divisa com o Parque Vila Guilherme-Trote (PVGT) – com os seus 187 mil metros quadrados de área verde e com problemas de manutenção e zeladoria.

Em 31 de janeiro deste ano, Beto Freire –  articulista do DiárioZonaNorte, nascido na Zona Norte e  ativista social, já mostrou essa preocupação dos moradores, com o título: ´´Uma ideia para ter o SESC-Vila Guilherme no MartCenter beneficiando toda a região´´<<Mais detalhes no link: https://is.gd/CZyVSp >>. É um terreno que poderia ser extremamente útil ao SESC,  que serviu até em vários anos com  apresentações do Festival de Cultura Popular Paulista Revelando São Paulo e hoje está  praticamente abandonado,  servindo de estacionamento. e rodoviária da Buser. <<ver reportagem clique aqui>>

SESC
MartCenter: entrada do escionamento e rodoviária

Vários moradores sugerem que a Prefeitura da Cidade de São Paulo poderia levantar a situação do imóvel e do terreno do MartCenter para agregar com o imenso parque ao lado, até em acordo operacional com o SESC — que reformaria a parte construída e teria o PVGT como extensão às suas várias atividades.

O terreno possui 80 mil metros de área construída e 90 mil metros de circulação/estacionamento. Pelo espaço, a Zona Norte poderia receber um Centro Cultural e Esportivo da Vila Guilherme,  com a chancela operacional do SESC, destinada às crianças, jovens, famílias e a grande proporção de pessoas da terceira idade.

As novas unidades

A direção do SESC-SP anunciou a inauguração de 12 novas unidades nos próximos 10 anos.  Três endereços da lista já abrem ao público no segundo semestre de 2023, com funcionamento parcial ou em instalações provisórias: Casa Verde no prédio da antiga Riachuelo14 Bis (Av.Nove de Julho) no prédio da Federação do Comércio (Fecomércio) e o edifício  que será a nova sede do Sesc São Paulo –– que hoje tem a área administrativa no SESC Balenzinho — , será no prédio do antigo Mappin – em frente ao Theatro Municipal. 

SESC
Prédio do antigo Mappin será a nova sede do SESC

As  outras unidades estão previstas para a  Zona Noroeste com a unidade de Pirituba (região que não é Zona Norte)  na centenária Casa de Nassau com 47 mil metros quadrados; na Zona Leste, nas regiões de Sapopemba e São Miguel Paulista; na Zona Sul, a de Campo Limpo, que já está em funcionamento nos seus 38 mil metros quadrados; e na Bela Vista/Bexiga, a unidade ocupará o prédio do antigo Teatro Brasileiro de Comédia-TBC.

Além destes novos endereços, o Sesc segue com as obras para a construção da unidade definitiva da Unidade SESC-Parque Dom Pedro II, localizada em frente ao Mercado Municipal, no Brás, e que terá 30 mil metros quadrados. Já na região metropolitana vai ter unidade do Sesc em São Bernardo do Campo, em área de mais de 28 mil metros quadrados; em Mogi das Cruzes, na área do antigo Centro Esportivo do Socorro, onde já funciona há dois anos nas instalações provisórias; e Osasco, município em que o Sesc já se faz presente com programação em espaços provisórios e de parceiros e que irá contar com um novo centro cultural e desportivo.

No interior, mais três cidades do interior irão ingressar na rede Sesc:  Franca, Marília e Limeira.  Outras quatro unidades do interior irão passar por projetos de melhoria e ampliação do espaço físico, a de  Ribeirão Preto, Taubaté, Registro e Presidente Prudente.

SESC
Sesc Santana/Jd. São Paulo
Espaços que valorizam as pessoas

Segundo comunicado do SESC, as unidades projetadas com a finalidade de estimularem a convivência criativa e democrática, as instalações do Sesc são uma extensão dos espaços públicos das cidades ou mesmo uma ruptura, revelando outras possibilidades de convívio social. A expansão visa ocupar regiões que passam por transformações, na qual a presença de uma unidade Sesc possa trazer benefícios para a população que ali vive e circula.

A abertura de novos endereços do Sesc também tem outro papel importante do ponto de vista de manutenção da memória: a recuperação e reabertura de prédios tombados por órgãos de preservação do patrimônio histórico e artístico para que o público, atraído pelas manifestações culturais, atividades físicas e esportivas e as demais áreas de atuação do Sesc, tenha a oportunidade de reocupar e utilizar novamente esses espaços.

O plano de expansão da rede resulta de uma ação estratégica para alcançar novos públicos e oferecer a oportunidade de crescimento pessoal, de maior participação social e acesso aos bens culturais. Por isso, o Sesc responde de forma coerente com os anseios de uma sociedade em transformação, que percebe e valoriza a importância da atuação e presença da Instituição em suas comunidades”, afirma o diretor do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda. 

Mais empregos e renda

A presença do Sesc em mais municípios e regiões da capital vai impactar diretamente na geração de empregos e renda locais, de acordo com a entidade. A instituição estima criar milhares de novas vagas de trabalho, direto e indireto, para atuarem em toda a cadeia de operação para seu funcionamento. No último balanço da instituição, de dezembro de 2022, o Sesc São Paulo registrava quase 8 mil empregados efetivos em seu quadro.


<<Com apoio de informações/fonte: Comunicado / Imprensa do SESC-SP >>

 

d