Home Economia Sicredi inaugura dois novos Espaços de Atendimento nas Distritais Sudeste e Pinheiros...

Sicredi inaugura dois novos Espaços de Atendimento nas Distritais Sudeste e Pinheiros da ACSP

Tempo de Leitura: 6 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

A cooperativa Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) inauguraram, na última 4a. feira (17/07/2019), mais dois Espaços de Atendimento Sicredi nas distritais da ACSP Sudeste e Pinheiros. As cerimônias de inauguração aconteceram às 10h na Vila Mariana e às 14h em Pinheiros.

O Convênio

As inaugurações fazem parte de um convênio assinado pelas duas entidades em 07 de dezembro de 2018, durante a sessão plenária solene que comemorou os 124 anos da Associação Comercial de São Paulo, por Jaime Basso – presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e por Alencar Burti – presidente da ACSP. Na ocasião, o então presidente Alencar Burti considerou o acordo com a Sicredi, um dos  maiores avanços da ACSP em sua gestão, encerrada em maio de 2019.

Agora, já são cinco Espaços de Atendimento Sicredi em funcionamento, dentro de Distritais da ACSP.  Os três primeiros foram inaugurados no final de junho, contemplando as  Distritais Penha – veja aqui, Liberdade e Ipiranga. Até o mês de novembro, todas as quinze distritais da ACSP terão em suas dependências um moderno e confortável Espaço de Atendimento Sicredi.

Mais de 300 Produtos e Serviços

Nos Espaços de Atendimento Sicredi, os associados da ACSP terão acesso a mais de 300 produtos e serviços da Instituição Financeira Cooperativa, desde linhas de crédito para capital de giro e investimentos, captação de recursos, produtos e serviços específicos, consultoria empresarial e outras, conforme demandarem e com taxas competitivas. Com o  convênio, a Sicredi se posiciona como o braço financeiro da ACSP.

Expansão

Com estes  dois novos pontos de atendimento, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP passa a contar com vinte e seis unidades abertas na grande São Paulo (Capital e ABCD). O convênio com a ACSP é parte da estratégia de expansão da Instituição Cooperativa de Crédito  em São Paulo.

Distrital Sudeste (Vila Mariana)

Participaram da inauguração do quarto Espaço de Atendimento Sicredi dentro de uma Distrital da ACSPGiacinto Cosimo Cataldo (Vice-Presidente responsável pelo Patrimônio da ACSP), Jaime Basso (Presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e Vice-Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ), Pedro Rodrigues (Coordenador Adjunto das Sedes Distritais da ACSP),  Moacir Niehues (Diretor Executivo da Sicredi Vale do Piquiri Abc PR/SP), Paulo Simões de Medeiros Júnior  (Diretor-Superintendente da Distrital Sudeste da ACSP).

A equipe do Espaço de Atendimento Sicredi é composta por Renata Matias (gerente de negócios), Francisca Akatsuka (gerente administrativa das Distritais Sicredi), André Jung (responsável pelos Espaços de Negócios Sicredi na ACSP) e com o apoio de Marcela Rosado (coordenadora Administrativa da Distrital Sudeste).

Com a benção de Deus

O padre José Augusto Souza, da Paróquia São Benedito, realizou a benção do empreendimento. Todas as inaugurações da Sicredi tem como tradição, receber a benção de um padre do local onde o novo espaço funcionará.

É uma forma de homenagear o padre suíço Theodor Amstad,  responsável por constituir em 1902 a primeira cooperativa de crédito brasileira no município de Nova Petrópolis (RS), batizada como Caixa de Economia e Empréstimos Amstad.  A cooperativa continua em atividade, agora com o nome de Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Pioneira da Serra Gaúcha, a Sicredi Pioneira/RS.

Em  dia 27 de março de 2019, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei n. 4.280/2012 que confere ao padre Theodor Amstad, o título de Patrono do Cooperativismo Brasileiro.  O autor da proposição é o deputado Giovani Cherini (RS), membro da Diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e o projeto segue agora, para aprovação no Senado.

Cooperativismo é o maior negócio do planeta

O Padre Theodor Amstad não poderia imaginar que, passados 117 anos, o cooperativismo se tornaria o maior negócio de todo o planeta.  Com origem na Europa há 200 anos, é ao mesmo tempo tão antigo e tão moderno.  Em números globais  existem 2,6 milhões de cooperativas, presentes em 100 países, com 1 bilhão de associados.

Uma em cada sete pessoas no mundo são associadas a uma cooperativa. O cooperativismo gera 250 milhões de empregos e movimentou em 2018, mais de US$ 2,2 trilhões.  Diferente de uma instituição financeira tradicional, onde apenas os acionistas recebem lucros e decidem sobre o negócio, em uma cooperativa de crédito cada associado tem poder de voto e participa da distribuição dos lucros, proporcionalmente ao volume de suas operações financeiras realizadas.

A chave nas mãos

A cerimônia foi encerrada após a solenidade de entrega  simbólica da chave do Sicredi das mãos do presidente Jaime Basso ao vice-presidente Giacinto Cosimo Cataldo.  

Distrital Pinheiros

Para a cerimônia de inauguração do quinto Espaço de Atendimento Sicredi  na Distrital Pinheiros, formaram a mesa de autoridades: João Bico de Sousa (Vice-Presidente da Federação das Associações Comerciais de São Paulo e Vice-presidente de Relações com Novos Serviços e Novos Negócios da Associação Comercial de São Paulo), Jaime Basso (presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd Pr/SP e Vice-Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ), Roberto Manin Frias (Diretor Superintendente da Distrital Pinheiros da ACSP), Moacir Nieheus (Diretor Executivo da Sicredi) e  Osmar Machado (Coordenador Adjunto das Sedes Distritais).

A equipe que atenderá os associados da ACSP, na Distrital Pinheiros, é formada por Cristiano Renosto (Gerente de negócios Sicredi), Francisca Akatusuka (Gerente Administrativa das Distritais Sicredi), André Jung (responsável pelos Espaços de Negócios Sicredi na ACSP), com apoio de Regiane Palácios (Coordenadora Administrativa da Distrital Pinheiros da ACSP).

Para a realização da benção do espaço, foi convidado o padre Vitor Bertoli – da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos.  Em seu sermão, o padre Vitor foi muito feliz ao recordar a passagem bíblica  “Não se pode servir a Deus e a Mamom”, em uma clara referência a missão do ser humano em trabalhar para o desenvolvimento da humanidade, de forma justa e honesta, tal qual os  princípios do cooperativismo.

“Entendemos que através do Associativismo e do Cooperativismo é que nós vamos fazer este Brasil diferente, promovendo o crescimento dos nossos empresários e contribuindo com a desenvolvimento das localidades onde estamos presentes. Todos os cenários e contextos mostram que estamos no caminho certo. Ficamos muito agradecidos pela confiança e parceria e firmamos aqui o compromisso de apoiar e levar nossas soluções para empresas de São Paulo, assim como o Sicredi já faz no Paraná e em outras regiões do Brasil onde atuamos. Consequentemente, os empresários poderão se desenvolver, produzir mais, empregar mais e, assim, fortalecer a economia do nosso país, que precisa disso neste momento”, conclui Jaime Basso, Presidente do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP.

A cerimônia foi encerrada com a entrega simbólica da chave do novo Espaço de Atendimento Sicredi  das mãos do presidente Jaime Basso a equipe do novo espaço. 

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 110 cooperativas do Sicredi, conta com 31 anos de história e mais de 155 mil associados. A área de atuação da cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD. São 88 espaços de atendimento, sendo 52 no Paraná e 36 em São Paulo (sicredi.com.br/vale-piquiri/).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,6 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 1900 agências e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (sicredi.com.br).

FGCoop

Todos os depósitos mantidos nas cooperativas têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que garante até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ. O valor é o mesmo garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) aos clientes dos bancos. 

Além do FGCoop, as cooperativas filiadas ao Sicredi têm acesso ao sistema de garantia solidária do Sistema, que está alicerçado em cinco pilares: estrutura estatutária, políticas operacionais e procedimentos padronizados, governança corporativa, gestão centralizada dos recursos e fundos garantidores.

Mais informações:     www.sicredi.com.br

d