da Redação DiárioZonaNorte ===

A cooperativa Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) inauguraram, na última 4a. feira (17/07/2019), mais dois Espaços de Atendimento Sicredi nas distritais da ACSP Sudeste e Pinheiros. As cerimônias de inauguração aconteceram às 10h na Vila Mariana e às 14h em Pinheiros.

O Convênio ===  As inaugurações fazem parte de um convênio assinado pelas duas entidades em 07 de dezembro de 2018, durante a sessão plenária solene que comemorou os 124 anos da Associação Comercial de São Paulo, por Jaime Basso – presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e por Alencar Burti – presidente da ACSP. Na ocasião, o então presidente Alencar Burti considerou o acordo com a Sicredi, um dos  maiores avanços da ACSP em sua gestão, encerrada em maio de 2019.

Agora, já são cinco Espaços de Atendimento Sicredi em funcionamento, dentro de Distritais da ACSP.  Os três primeiros foram inaugurados no final de junho, contemplando as  Distritais Penha – veja aqui, Liberdade e Ipiranga. Até o mês de novembro, todas as quinze distritais da ACSP terão em suas dependências um moderno e confortável Espaço de Atendimento Sicredi.

Mais de 300 Produtos e Serviços == Nos Espaços de Atendimento Sicredi, os associados da ACSP terão acesso a mais de 300 produtos e serviços da Instituição Financeira Cooperativa, desde linhas de crédito para capital de giro e investimentos, captação de recursos, produtos e serviços específicos, consultoria empresarial e outras, conforme demandarem e com taxas competitivas. Com o  convênio, a Sicredi se posiciona como o braço financeiro da ACSP.

Expansão ==  Com estes  dois novos pontos de atendimento, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP passa a contar com vinte e seis unidades abertas na grande São Paulo (Capital e ABCD). O convênio com a ACSP é parte da estratégia de expansão da Instituição Cooperativa de Crédito  em São Paulo.

Distrital Sudeste (Vila Mariana) ==  Participaram da inauguração do quarto Espaço de Atendimento Sicredi dentro de uma Distrital da ACSP, Giacinto Cosimo Cataldo (Vice-Presidente responsável pelo Patrimônio da ACSP), Jaime Basso (Presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e Vice-Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ), Pedro Rodrigues (Coordenador Adjunto das Sedes Distritais da ACSP),  Moacir Niehues (Diretor Executivo da Sicredi Vale do Piquiri Abc PR/SP), Paulo Simões de Medeiros Júnior  (Diretor-Superintendente da Distrital Sudeste da ACSP).

A equipe do Espaço de Atendimento Sicredi é composta por Renata Matias (gerente de negócios), Francisca Akatsuka (gerente administrativa das Distritais Sicredi), André Jung (responsável pelos Espaços de Negócios Sicredi na ACSP) e com o apoio de Marcela Rosado (coordenadora Administrativa da Distrital Sudeste).

Com a benção de Deus === O padre José Augusto Souza, da Paróquia São Benedito, realizou a benção do empreendimento. Todas as inaugurações da Sicredi tem como tradição, receber a benção de um padre do local onde o novo espaço funcionará. É uma forma de homenagear o padre suíço Theodor Amstad,  responsável por constituir em 1902 a primeira cooperativa de crédito brasileira no município de Nova Petrópolis (RS), batizada como Caixa de Economia e Empréstimos Amstad.  A cooperativa continua em atividade, agora com o nome de Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Pioneira da Serra Gaúcha, a Sicredi Pioneira/RS.

Em  dia 27 de março de 2019, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei n. 4.280/2012 que confere ao padre Theodor Amstad, o título de Patrono do Cooperativismo Brasileiro.  O autor da proposição é o deputado Giovani Cherini (RS), membro da Diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e o projeto segue agora, para aprovação no Senado.

Cooperativismo é o maior negócio do planeta ===  O Padre Theodor Amstad não poderia imaginar que, passados 117 anos, o cooperativismo se tornaria o maior negócio de todo o planeta.  Com origem na Europa há 200 anos, é ao mesmo tempo tão antigo e tão moderno.  Em números globais  existem 2,6 milhões de cooperativas, presentes em 100 países, com 1 bilhão de associados. Uma em cada sete pessoas no mundo são associadas a uma cooperativa. O cooperativismo gera 250 milhões de empregos e movimentou em 2018, mais de US$ 2,2 trilhões.  Diferente de uma instituição financeira tradicional, onde apenas os acionistas recebem lucros e decidem sobre o negócio, em uma cooperativa de crédito cada associado tem poder de voto e participa da distribuição dos lucros, proporcionalmente ao volume de suas operações financeiras realizadas.

A chave nas mãos ===  A cerimônia foi encerrada após a solenidade de entrega  simbólica da chave do Sicredi das mãos do presidente Jaime Basso ao vice-presidente Giacinto Cosimo Cataldo.  

 

Distrital Pinheiros ==  Para a cerimônia de inauguração do quinto Espaço de Atendimento Sicredi  na Distrital Pinheiros, formaram a mesa de autoridades: João Bico de Sousa (Vice-Presidente da Federação das Associações Comerciais de São Paulo e Vice-presidente de Relações com Novos Serviços e Novos Negócios da Associação Comercial de São Paulo), Jaime Basso (presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd Pr/SP e Vice-Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ), Roberto Manin Frias (Diretor Superintendente da Distrital Pinheiros da ACSP), Moacir Nieheus (Diretor Executivo da Sicredi) e  Osmar Machado (Coordenador Adjunto das Sedes Distritais).

A equipe que atenderá os associados da ACSP, na Distrital Pinheiros, é formada por Cristiano Renosto (Gerente de negócios Sicredi), Francisca Akatusuka (Gerente Administrativa das Distritais Sicredi), André Jung (responsável pelos Espaços de Negócios Sicredi na ACSP), com apoio de Regiane Palácios (Coordenadora Administrativa da Distrital Pinheiros da ACSP).

Para a realização da benção do espaço, foi convidado o padre Vitor Bertoli – da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos.  Em seu sermão, o padre Vitor foi muito feliz ao recordar a passagem bíblica  “Não se pode servir a Deus e a Mamom”, em uma clara referência a missão do ser humano em trabalhar para o desenvolvimento da humanidade, de forma justa e honesta, tal qual os  princípios do cooperativismo.

“Entendemos que através do Associativismo e do Cooperativismo é que nós vamos fazer este Brasil diferente, promovendo o crescimento dos nossos empresários e contribuindo com a desenvolvimento das localidades onde estamos presentes. Todos os cenários e contextos mostram que estamos no caminho certo. Ficamos muito agradecidos pela confiança e parceria e firmamos aqui o compromisso de apoiar e levar nossas soluções para empresas de São Paulo, assim como o Sicredi já faz no Paraná e em outras regiões do Brasil onde atuamos. Consequentemente, os empresários poderão se desenvolver, produzir mais, empregar mais e, assim, fortalecer a economia do nosso país, que precisa disso neste momento”, conclui Jaime Basso, Presidente do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP.

A cerimônia foi encerrada com a entrega simbólica da chave do novo Espaço de Atendimento Sicredi  das mãos do presidente Jaime Basso a equipe do novo espaço.   

Sobre o Sicredi === É uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,9 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio.

Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados (*) e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  (*) Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito  ===  O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) dá respaldo aos associados ao garantir os depósitos das pessoas físicas e jurídicas integrantes do quadro social  das suas cooperativas em até R$ 250.000, por associado.  Além do FGCoop, as cooperativas filiadas ao Sicredi têm acesso ao sistema de garantia solidária do Sistema, que está alicerçado em cinco pilares: estrutura estatutária, políticas operacionais e procedimentos padronizados, governança corporativa, gestão  centralizada dos recursos e fundos garantidores.

Soluções financeiras ===  A instituição financeira cooperativa tem um relacionamento próximo com seus associados. Oferece mais de 300 produtos e serviços.   São soluções financeiras responsáveis – o produto certo na hora certa – para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. Tem um portfólio completo de produtos e serviços financeiros para todos os segmentos. Entre eles estão câmbio, cartões, conta-corrente, consórcios, crédito, investimentos, pagamentos, previdência, recebimentos e seguros.

Índice de Basileia ==   O  Sicredi apresenta o Índice Basileia (IB) em 22,5% (dados e dezembro/2018), uma situação patrimonial bastante confortável, bem acima do estipulado pelo Banco Central que gira em torno de 9,25%. O IB estabelece uma exigência mínima de capital para as instituições financeiras, válida internacionalmente, por meio de uma análise gerencial que compara o patrimônio de referência de todas as entidades do Sistema com os riscos de suas atividades.   Criado na Suíça em 1988, pelo  Comitê de Supervisão Bancária da Basileia,  órgão ligado ao Banco de Compensações Internacionais (BIS), tem como função  promover a cooperação internacional entre os bancos centrais e agências reguladoras, visando um sistema financeiro global estável.

Números Gerais Sicredi  (fevereiro 2019):

4  milhões de associados
1.686  agências em 21 estados brasileiros
115 cooperativas de crédito – 5 centrais
25 mil colaboradores em 1.263 cidades
Mais de 300 soluções financeiras
Modelo sustentável R$ 96,8 bilhões em ativos
R$ 14,9  bilhões em patrimônio líquido
R$ 60,6  bilhões em depósitos totais
R$ 54,5  bilhões em operações de crédito total
Resultado Líquido de R$ 2,5 milhões  em 2018
Ratings da Fitch e da Moody’s atribuídos ao Banco Cooperativo
Em 201 cidades é a única instituição financeira cooperativa

Espaços Sicredi ACSP:

Distrital Sudeste: Rua Afonso Celso, 1959 – Vila Mariana. (Novo!)
Distrital Pinheiros: Rua Simão Alvares, 517 (Novo!)
Distrital Penha: Rua Gabriela Mistral, 191.
Distrital Centro / Liberdade: Rua Galvão Bueno, 83.
Distrital Ipiranga: Rua Benjamin Jafet, 95.

Sicredi – SP:

Escritório Regional-SP:  Av.Paulista, 807 – Bela Vista – (11) 28905300

Paulista – Av. Paulista, 923 – Bela Vista – (11) 3053-4200
Faria Lima –  Av. Brigadeiro Faria Lima, 3311 – Itaim Bibi – (11) 3790-5000
Berrini – Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, 853 – Cidade Monções – (11) 3137-1300
Rebouças – Av. Rebouças, 2023 – Pinheiros – (11) 2930-8200
ACSP/Centro – Rua Boa Vista, 51 – Centro – (11) 3101-4821 / 3101-4899
Campo Belo – Av. Vereador Jose Diniz, 3580 – Santo Amaro – (11) 3143-0000
FETCOOP/V.Maria – R. Orlando Monteiro, 21- V.Maria – (11) 3137.0800
Lapa – Rua Barão de Jundiai, 337 – Lapa – (11) 2892-2155
Mooca –  Av. Paes de Barros, 1845 – Mooca – (11) 2021-2147/2021-1909
Santana – Rua Voluntários da Pátria, 1540 – Santana – (11) 2984-2900
Santo Amaro – Av. Adolfo Pinheiro, 2041 – Santo Amaro – (11) 2592-6446
Tatuapé – Pç. Silvio Romero, 66-68 – Cidade Mãe do Céu – (11) 2890-4600
Vila Maria – Av. Guilherme Cotching, 985 – Vila Maria – (11) 2930-8250

Sicredi – ABCD:

Diadema – Av. Encarnação, 530 – Piraporinha – (11) 4061-4300 / 4056-4664
Diadema  – ACE DIADEMA – R. das Turmalinas, 98 –  Centro – (11) 4057-1553
Mauá  – Av. Barão de Mauá, 1473 – Jardim Maringá – (11) 4547-6200
Mauá – ACIAM – Rua Guido Monteggia, 151 – Centro – (11) 4541-3089
Ribeirão Pires  – R. Stella Bruna Cecchi Nardelli, 48 – Centro – (11) 4822-8100
Santo André  – Av. Gilda, 120 – Vila Gilda – (11) 4422-7575
S.Bernardo do Campo – Rua Harmonia, 116 – Rudge Ramos – (11) 4366-2400
S.Bernardo do Campo –R.  Imperador, 14 –Nova Petropolis– (11) 4122-6400
São Caetano do Sul  – Av. Goiás, 1685 – Santo Antonio – (11) 4223-4300

Mais informações:     www.sicredi.com.br

Sobre a ACSP === A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora