Home Economia Distrital Penha da ACSP recebe o primeiro Espaço de Atendimento Sicredi. Serão...

Distrital Penha da ACSP recebe o primeiro Espaço de Atendimento Sicredi. Serão 15 até novembro.

Tempo de Leitura: 5 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

Na  última semana de junho,  a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), deram  início a inauguração dos primeiros Espaços de Atendimento  Sicredi dentro das Distritais da ACSP.  

O primeiro espaço foi inaugurado no dia 24 de junho de 2019, na Distrital Penha, seguido das Distritais Centro e Ipiranga no seguinte. Até o mês de novembro, todas as 15 distritais da ACSP terão em suas dependências um moderno e confortável Espaço de Atendimento Sicredi.

Um grande avanço

As  inaugurações  fazem parte de um convênio assinado pelas duas entidades em 07 de dezembro de 2018, durante a sessão plenária solene que comemorou os 124 anos  da Associação Comercial de São Paulo, por Jaime Basso – presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e por Alencar Burti – presidente da ACSP. O acordo é considerado um dos maiores avanços da gestão do então presidente Alencar Burti, encerrada em maio de 2019.  Com o  convênio, a Sicredi se posiciona como o braço financeiro da ACSP.

“Mais 124  anos de vida”

Na ocasião, em sua fala, o presidente Alencar Burti se mostrou bastante satisfeito, declarando diante da plenária  “Eu gostaria de cumprimentar o Jaime Basso do Sicredi e agradecer muito o apoio que está nos dando porque você representa um grande passo em nosso futuro. Eu tenho a certeza que o ingresso do Sicredi em nossa atividade, olhando os pequenos empresários, não tenha dúvida que nos vamos ter mais 124 anos de vida. Então é importante que eu deixe aqui os nossos agradecimentos. E vamos fazer chegar aos nossos pequenos empresários concessões de crédito e responsabilidade”.

Empreendedorismo e cooperativismo

O principal mérito do convênio entre a Sicredi e a ACSP fortalece a característica do empreendimento cooperativo e do associativismo, atendendo de forma precisa, as necessidades dos associados da ACSP, que poderão usufruir dos mais de 300 produtos e serviços financeiros oferecidos pela Sicredi,  sejam em linhas de crédito para capital de giro e investimentos, captação de recursos, produtos e serviços específicos, consultoria empresarial e outras, conforme demandarem e com taxas competitivas.  No ano de 2018, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP bateu a marca de mais de 50 convênios com entidades de classe e associações.

Participaram da cerimônia de inauguração Alfredo Cotait (atual presidente da Facesp – Federação das Associações Comerciais de São Paulo e da ACSP); Jaime Basso (presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e vice-presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ); João Bico de Souza (vice-presidente da Facesp e vice-presidente de Relações com Novos Serviços e Novos Negócios da ACSP); João Augusto da Rocha (Diretor de Negócios do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP); Francisco Antônio Parisi (vice-presidente das Sedes Distritais da ACSP) e  Alfredo Alves Veloza  (diretor-superintendente da Distrital Penha da ACSP) – << veja no final o vídeo com o resumo da cerimônia e uma exclusiva galeria de fotos >>

Benção aos bons negócios

Davi Gonçalves (Gerente das Distritais da ACSP) foi o mestre de cerimônias da noite e como é tradição em todas as cerimônias de inauguração da Sicredi, houve uma benção celebrada pelo Padre Diego Nascimento (Vigário Paroquial da Basílica Nossa Senhora da Penha). A cerimônia é  uma forma de homenagear o padre suíço Theodor Amstad, que introduziu o cooperativismo no Brasil em 1902.

A presença do cooperativismo

Jaime Basso em seu discurso ressaltou que  o cooperativismo tem uma importância estratégica na economia global, movimentando mais de US$ 2,2 trilhões e com presença em 100 países.  De acordo com Basso, o cooperativismo financeiro está  crescendo no Brasil, criando uma economia mais forte e a parceria com a ACSP vai agregar muito.

Sicredi cresce

Em janeiro, o Sicredi ultrapassou  4 milhões de associados, distribuídos em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. Esta marca representa um crescimento de 37% da base de associados nos últimos cinco anos.  Em um movimento contrário ao mercado financeiro, que fechou agências e demitiu funcionários, o Sicredi segue ampliando sua rede física de atendimento e fortalecendo o relacionamento através do atendimento próximo e personalizado.

Mais progresso

São  mais de 1.600 agencias em todo o Brasil sendo que  em São Paulo  e ABC são  22 espaços  e mais os 15 que estarão dentro das distritais da ACSP.  “Mais do que unir duas instituições num mesmo endereço, estamos unindo dois propósitos: o associativismo e o cooperativismo. Juntos iremos levar soluções para empresas de São Paulo que consequentemente irão produzir mais, empregar mais e, assim, fortalecer a economia do nosso país”, concluiu  Jaime Basso.

Uma parceria positiva 

Alfredo Cotait Neto, presidente da ACSP e da Facesp, afirmou que “é uma parceria positiva para todos: a população, o empreendedor, a ACSP e o Sicredi. Além das soluções que já oferecemos no Balcão do Empreendedor, os produtos e serviços financeiros do Sicredi e toda assessoria gerencial disponibilizada nestes espaços são um grande reforço. Juntos, ampliaremos o apoio aos empreendedores da nossa cidade”.

A chave nas mãos

O atendimento do Espaço Sicredi dentro da Distrital Penha, ficará a cargo da gerente de negócios Érica da Costa, com o apoio de André Jung (responsável pelos Espaços de Negócios Sicredi) e Telma Aguiar – coordenadora administrativa da Distrital Penha da ACSP.  A cerimônia foi encerrada após a   solenidade de entrega  simbólica da chave do Sicredi das mãos do presidente Jaime Basso ao presidente Alfredo Cotait Neto – da ACSP.

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 110 cooperativas do Sicredi, conta com 31 anos de história e mais de 155 mil associados. A área de atuação da cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD. São 88 espaços de atendimento, sendo 52 no Paraná e 36 em São Paulo (sicredi.com.br/vale-piquiri/).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,6 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 1900 agências e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (sicredi.com.br).

Mais informações:     www.sicredi.com.br

d