Home Cultura Ricardo Viveiros, o olhar de um jornalista nos fatos marcantes de um...

Ricardo Viveiros, o olhar de um jornalista nos fatos marcantes de um país

Tempo de Leitura: 4 minutos

Ricardo 

da Redação DiárioZonaNorte

Um mestre, Ricardo Viveiros. Carioca na certidão de nascimento, mas paulistano de moradia, trabalho e dentro no coração. De uma biografia invejável, além dos seus 50 anos de jornalismo e sua experiência de mais de 114 países viajados, brindou os leitores com mais de 50 livros de vários gêneros.

Agora, com suas 208 páginas e o título “Memórias de Um Tempo Obscuro”, o mais recente livro que a Editora Contexto abre a oportunidade para os leitores redescobrirem os 86 artigos publicados em vários veículos no período de quatro anos marcantes em várias áreas do Brasil, de um governo conturbado.

Com isto, marca um verdadeiro retrato de fatos, casos e causos de nosso país e de figuras brasileiras. São momentos de assuntos passados e que ainda merecem muitas reflexões. Uma retrospectiva do que vivemos e passamos, que não devem ser apagados de nossas memórias.

Na abertura, o prefácio do sociólogo José de Souza Martins sintetiza: “Neste livro, Ricardo Viveiros reúne artigos que publicou entre 2018 e 2022, análises jornalísticas do que define como bizarrices, as de um dos períodos mais adversos de nossa história contemporânea” e acrescenta “Bizarrices por meio das quais o país se expressou anomalamente no extenso conjunto de absurdos deliberados em atos irresponsáveis de governo, mas também naquilo que somos e não estranhamos”.

RicardoRicardo

Mais adiante, o mesmo sociólogo adverte: “Viveiros cumpre a função crítica própria desse tipo de literatura, que é a de estranhar. Somos um povo que não estranha o que é anômalo e bizarro, não estranha ser feito de bobo, ser usado, ser enganado, ser menosprezado. Reúne uma extensa coleção de estranhamentos e, também, estranhemos esse cotidiano sufocante, cansativo, desanimador que nos esteriliza a consciência, a capacidade de perceber os absurdos disfarçados nas dobras da irresponsabilidade política e da alienação social”.

O autor, na introdução do livro, lembra que os artigos registram acontecimentos e propõem reflexões e mudanças. “Temos um país, que é nosso – de todos os que nele vivem e trabalham. Precisamos, pela consciência de nossos problemas, com responsabilidade cidadã, corrigir cada um deles e avançar”. E encerra com o “livro alerta sobre perigos e busca contribuir para que alguns erros não aconteçam de novo”.

RicardoRicardo

Já a Editora Contexto colaborou na divulgação do livro: “Com experiência extensa no jornalismo, Ricardo Viveiros traz uma escrita que deixa transparecer seu olhar perspicaz para os fatos e do qual o leitor não sai ileso. De modo amplo e didático, a obra nos leva a entender o cenário no qual a população brasileira dividiu-se entre os “contra” e os “a favor”. Um ambiente de confronto radical nada salutar à nossa democracia que permitiu surgir uma cultura do ódio em que proliferaram as fake news”.

Um tira-gosto com uma passagem rápida por alguns títulos de artigos no livro:  “As gravatas do rabino”, “Corrupção versus Brasil”, “15 anos sem Brizola”, “Direitos indígenas”, “Frágil democracia”, “Contra teimosia não há vacina”, “Aceitar é preciso, negar não é preciso”, “O Tio Sam não é mais aquele”, “Voto impresso versus voto eletrônico”, “O livre pensar garante o livre existir”, “Entre indignos e indignados”, “Para não acontecer de novo”, (…).

É um registro importante de acontecimentos, que mexem com todos,  e que vale a pena conferir.

Leia um trecho do livro: clique aqui


RICARDO VIVEIROS é jornalista, escritor, crítico de Arte e publisher. Foi repórter, editor, diretor de redação, âncora, comentarista político e econômico, colunista e correspondente internacional em grandes veículos das mídias impressa (jornais e revistas) e eletrônica (rádios e TVs).Esteve, profissionalmente, em 114 países. Cobriu conflitos armados e guerras civis.  Autor de mais de 50 livros em diferentes gêneros, tem obras traduzidas. Alguns de seus livros mereceram várias edições e pontuaram no ranking dos mais vendidos.  Saiba mais: clique aqui.


Serviço

       

  • Autor: Ricardo Viveiros
  • Editora: Contexto
  • Diretor editorial: Jaime Pinsky
  • Volume: 208 páginas
  • Site: www.editoracontexto.com.br
  • Preço: R$49,90
  • Compra: clique aqui 
  • Atendimento:  (11) 3832-5838 (2ª a 6ª.feira, das 8h30 às 18 horas)

<< Com apoio de informações/fonte: Marketing / Divulgação –  Editora Contexto /   Gabriela Müller >>

d