da Redação DiárioZonaNorte ===

“Em 07 de junho de 2019 foi inaugurada a Unidade Santana da Universidade São Judas Tadeu . Um espaço para a formação de cidadãos e profissionais preparados para construir o futuro do país e contribuir para o crescimento da região”. Na mistura da manhã friorenta com alguns tímidos e perdidos raios de Sol, brilhou a mensagem na placa durante a solenidade de inauguração no pátio de entrada do antigo prédio do tradicional Colégio Santana.  E que agora o colégio dividirá sua enorme e histórica construção com o espaço moderno da Universidade São Judas, ficando com a entrada mais acima na mesma rua; e à frente o moderno prédio com entrada oficial da universidade ostentando o número 2.624 da descida da Rua Voluntários da Pátria – a poucas quadras da Estação do Metrô Santana — e nas proximidades do Terminal de Ônibus de Santana e do Terminal Rodoviário do Tietê  — três estações do Metrô.

SANTANA NA HISTÓRIA DO BRASIL  === Estava começando ali uma união da longa trajetória de ensino, que carrega o Colégio Santana, vindo do século XVII no passado das Irmãs de São José de Chambéry, na França,  nos seus 127 anos, que até atravessou pela Revolução Francesa. Em 1892 veio fincar o começo de sua história nos morros de Sant´Anna, na mesmas terras onde passou a figura histórica de José Bonifácio de Andrada e Silva — o Patriarca da Independência, onde teve papel decisivo,  que tinha sua fazenda com o mesmo nome de Sant´Anna e o Solar dos Andradas – no lugar hoje encontra-se o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército em São Paulo (CPOR), na Rua Alfredo Pujol.

GENTE FAMOSA MARCA O LUGAR === No mesmo Colégio Santana passaram nomes ilustres da história do país em todas as áreas e que fazem o rol de empresários, médicos, advogados,  políticos e muitos outros. Inclusive teve em seus bancos o tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva, do 1º ao 4º ano colegial. E entre outros famosos, a artista plástica e pintora do Movimento Modernista, Tarsila do Amaral, famosa também com a sua obra “Abaporu”, de 1928.

E na história mundial soma-se a invenção do rádio (uma polêmica com o italiano Guglielmo Marconi) nas mãos do Padre Roberto Landell de Moura, que entre 1898 e 1900 foi pároco na Capela Santa Cruz, ao lado do Colégio Santana, onde foram executadas as montagens e experiências com os primórdios do rádio – que teve sua primeira transmissão do atual Mirante de Santana (atrás do Colégio), o ponto mais alto da Zona Norte, até a Avenida Paulista na época  dos “barões do café”. (Clique aqui  para mais detalhes de Landell – e a reportagem do DiárioZonaNorteclique aqui  ).

O INÍCIO DE UM NOVO TEMPO === De toda uma história de luta e perseverança no passado, em 1947, com o Curso de Admissão aos ginásios estaduais nas mãos dos professores Alberto Mesquita de Camargo e Alzira Altenfelder Silva Mesquita, até chegar ao Colégio São Judas Tadeu e, em 1971, o surgimento das Faculdades São Judas Tadeu. A Universidade São Judas Tadeu foi oficialmente reconhecida pelo governo federal em 4 de maio de 1989.  Agora, a Universidade São Judas – que tem como mantenedor o grupo empresarial Ânima Educação (*) —  inicia um novo tempo na Zona Norte da cidade.

A UNIDADE SANTANA DA SÃO JUDAS  === A parceria com o Colégio Santana foi assinado em outubro do ano passado. Logo após começaram as reformas e obras da Universidade São Judas, com a frente para a Rua Voluntários da Pátria. Como parte de uma empresa de capital aberto, a São Judas só fornece números públicos e não informa quanto foi o investimento nesta unidade. As obras contemplaram três prédios, já em funcionamento desde fevereiro deste ano: Prédio A/térreo: Central de Atendimento ao Candidato; Professor em Tempo Integral; Sala dos Professores; Coordenação; Núcleo de Suporte à Informática; Comissão Própria de Avaliação/Ouvidoria; e Núcleo de Acessibilidade == Prédio B-térreo: Laboratório de Informática e salas de aulas; e Prédio C – térreo: Biblioteca. Segundo o presidente da Ânima Educação. Marcelo Battistella Bueno, há a expectativa inicial de 1.500 a 2.000 alunos na nova Unidade de Santana.

A unidade já oferece graduação de Administração de empresas, Administração – Comércio exterior, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Gestão de Recursos Humanos e Marketing. Para o 2º semestre, planeja-se a abertura de mais dois cursos de Pós-Graduação: especialização em Psicopedagogia e MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

AS BÊNÇÃOS PARA O NOVO CAMINHO === De início nos preparativos da inauguração oficial, houve uma solenidade religiosa, com a missa celebrada por Dom Carlos Hermann Garcia na Capela São José — que fica interna, mas tem as dimensões de uma bela igreja — e  cerca de 70 convidados. À frente, próximo do altar, 25 crianças uniformizadas do Coral Lar Divina Benção – uma instituição que fica no Jardim Prudência (Zona Sul) e tem o apoio social da diretoria do Universidade São Judas – que junto à orquestra e a maestrina apresentaram-se durante a missa, sobressaindo o final cântico Ave Maria, de Franz Schubert. Houve também o acompanhamento musical e religioso da dupla  Renata Queli Tomaz (cantora) e André Priedols (violão) – que depois animaram o evento no pátio de entrada do prédio,  durante a inauguração oficial e o coquetel, com canções variadas e descontraídas de MPB e até soul. 

O EVENTO DE INAUGURAÇÃO  === Um palco praticável,  pequeno e baixo, foi montado no pátio com a mensagem no painel: “Vamos celebrar juntos este momento de transformação”, onde o mestre de cerimônias Renato Maia fez os chamamentos. O primeiro a falar foi Marcelo Battistella Bueno, presidente da Ânima Educação, fez várias saudações e agradecimentos, mas destacou que o momento era muito importante, “abrimos novas unidades com o objetivo e a missão de transformar o país com a educação. E levá-la com a melhor qualidade ao maior número de jovens, neste momento muito especial e que a educação deve ter prioridade”.

Em seguida, o microfone foi às mãos de Mauricio Nogueira Escobar, um dos fundadores da Ânima Educação e atual membro do Conselho de Administração da empresa, que relembrou os momentos de Santana, da família e de amigos, que sonhavam com a vinda da São Judas. E que era difícil imaginar o espaço que veio para o campus, “ e com muito orgulho, fincando a marca do compromisso de honrar o espaço e promover a educação de qualidade firmando um campus espetacular para a região e toda a cidade”. E lembrou a frase de um amigo:”Nada está aí acontecendo por acaso, a gente é que precisa cultivar o nosso olhar para ver as coisas acontecerem”.Ele lembrou que sua mãe Maria José – que a chamou ao palco – é Cidadã Santanense e estudou no Colégio Santana – que no final agradeceu e disse “o orgulho é todo meu e vocês me enchem de mais orgulho!”.

UMA REGIÃO IMPORTANTE === Em seguida, subiu ao palco a Profª Denise Campos, Reitora da Universidade São Judas,  que centrou na importância da região do novo campus e do Colégio Santana, com a educação básica para as crianças, e a continuidade formando o conjunto com a Universidade São Judas. “a emoção da inauguração está em nossos corações e cada unidade é como um filho – e único”, afirmou e complementou:”educação é a vida em percursos de formação”. E lembrou, no final, que os alunos da Zona Norte estão em segundo lugar em números na São Judas da Mooca, perdendo somente para a Zona Leste: “A Zona Norte ia até a São Judas; e agora a São Judas está vindo para a Zona Norte”.

Após foi convidado ao palco o Subprefeito de Santana/Tucuruvi/Mandaqui,  Pedro Nepomuceno de Sousa Filho, que fez os agradecimentos e do orgulho de Santana e a Zona Norte contar com uma universidade de nível. Lembrou que o “país vive um momento delicado e difícil, mas que deve se acreditar”.

UMA PARCERIA DO BEM === E fechando os depoimentos de inauguração, Thais Ruegger Jarrouge Bouças, diretora da unidade Santana da Universidade São Judas, mostrou que “o momento é único, de alegria, tanto para a São Judas quanto para o Colégio Santana”, em parceria que vai gerar uma grande ajuda para região. Ela fez fortes referências e homenagem aos 126 anos do Colégio Santana, citando o exemplo de trabalho — que além  da educação, tem ações na área social e até em ajuda aos refugiados. Thais vê, neste ponto, uma parceria forte que impactará os nomes das duas instituições – que pode ter as participações dos poderes públicos, instituições e organizações não governamentais. Fez vários agradecimentos e deixou marcado que “tenho orgulho de fazer parte desta história”. E encerrou com uma frase do educador Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas mudam o mundo”.

AS PRESENÇAS NO EVENTO  === Nos bastidores,  as presenças da Irmã Alzira, diretora do Colégio Santana, junto com alguns colaboradores e professores; e Rodrigo Neiva, diretor da Unidade Mooca, além do staff de colaboradores da Universidade São Judas de outras unidades e de Santana. O evento contou ainda com os  trabalhos da jornalista Lidiana Dourado, da Máquina Cohn & Wolfe Comunicação. Foram registradas algumas presenças como dos representantes das Distritais Norte (Santana) e Nordeste (Vila Maria) da Associação Comercial de São Paulo; Aeronáutica/Campo de Marte, Paulo André Jukoski da Silva (conhecido como Paulão do Volei, medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona-1992 e participações em Seul-1988 e Atlanta-1996); e outras personalidades.

ENCERRAMENTO DO EVENTO ===  Terminado os pronunciamentos, aconteceu o descerramento da placa de inauguração com a relação de diretores e colaboradores da Universidade São Judas (*). Retornando ao palco, uma grande fita verde-claro com laço para o “corte da inauguração”, que contou com a participação de Dona Maria José (mãe de Maurício Nogueira Escobar), que com um tesoura executou o ato. Aplausos, comemorações  e um grande brinde de champanhe de todos os presentes. E muitas fotos. Encerrando a manhã com uma frase do Papa Francisco, que resume o acontecimento com a nova Unidade Santana da Universidade São Judas: “Olhar com gratidão o passado, viver com paixão o presente, e abraçar com esperança o futuro”. Ou a mensagem de incentivo que faz parte da entrada da Unidade Santana: “Provoque as mudanças que você  quer no seu mundo!”.


(*) Nomes na placa de inauguração — Nossos agradecimentos aos colaboradores da Unidade e a todos que escreveram essa história conosco: Denise Campos (Reitora), Ozires Silva (Chanceler), Thais Ruegger Jarrouge Bouças (Diretora da Unidade) == Átila Simões da Cunha; Bruno Pereira do Nascimento; Carolina Marra Simões Coelho; Daniel Faccini Castanho; Elizabete de Souza Andrade; Fernando Nunes Vaz;  Gabriel Ralston Corrêa Ribeiro; Guilherme Soárez; Jussara de Paula Rezende; Luciano Cacace; Marcelo Battistella Bueno; Maurício Nogueira Escobar; Priscilla de Kássia N. de F. Carvalheiro; Rachel Souza Gabrich; Ricardo Cançado; Ricardo Grima Fernandes; Sibeli Maia Parenti; Viviane Cavalcante de Sousa;  e Yurika Kosugi de Lima.


O que é a Ânima Educação === É um grupo empresarial educacional paulista, sob o comando do presidente  Marcelo Battistella Bueno, e fundado em 06 de maio de 2003. Totaliza aproximadamente 100 mil alunos e está presente em cinco estados com quatro instituições: Una, Universidade, UniBH e UniSociesc . Também são parte do grupo a Escola Brasileira de Direito (EBRADI) , a HSM Educação Executiva e a filial brasileira da escola internacional de gastronomia Le Cordon Blue, em São Paulo. A Ânima foi eleita nos últimos quatro anos (2015 a 2018) uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar e está também entre as 20 Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar no Brasil (2018), em pesquisa do GPTW e Revista Época. A história da Ânima Educação começou em 06 de maio de 2003 com a aquisição da Minas Gerais Educação Ltda., mantenedora do Centro Universitário Una  em Belo Horizonte, instituição tradicional de ensino superior da capital mineira. Durante três anos, a dedicação dos fundadores – os empresários Daniel Faccini Castanho, Maurício Nogueira Escobar e Marcelo Battistella Bueno – foi totalmente concentrada na reestruturação administrativa, acadêmica e financeira daquele centro universitário. <<Clique aqui para mais histórico e dados>>

O que é a Universidade São Judas === A Universidade São Judas Tadeu (USJT) tem o campus na Mooca, bairro de origem.  E mais: campus Butantã (Zona Oeste); o da Av. Paulista e também Santo Amaro, Jabaquara e de São Bernardo do Campo inaugurado em fevereiro passado.  E mais campus Unimonte em Santos.  Inaugurou agora o de Guarulhos e Santana,  e os próximos em Cubatão e Limeira.   A universidade oferece cursos de Graduação, Mestrado, Doutorado e Especialização, com mais 36 mil  alunos. << Clique aqui e saiba mais informações>> == Diferenciais:  (*) é uma das 3 melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o MEC; (*)  São mais de 36 mil alunos, 700 professores e 510 funcionários; (*) Bolsas de até 50% para todo o curso (exceto  Direito); (*) Entre as 10 universidades que mais formam CEO’s no Brasil; (*) Mais de 97% dos professores mestres e doutores; (*) 5° lugar em aprovação na OAB São Paulo; (*) 0% de juros! Mais facilidade para você financiar sua universidade ; (*)  Mais de 150 laboratórios; (*) Mais de 40 cursos entre  graduação, pós graduação e MBA, mestrado e doutorado — e demais cursos.

O que é o Colégio Santana === O colégio mais tradicional do bairro de Santana não começou lá.  A instituição foi fundada   pela Congregação das Irmãs de São José de Chambéry,  em 18 de dezembro de 1892, na avenida Angélica.  Sua  primeira diretora foi a Irmã Maria Virgínia Faraldi.  Em 1894, o colégio, cujo nome era Sagrado Coração de Maria, se transfere para o alto de Santana e passa a se chamar Colégio Santana, como forma de se diferenciar da Congregação Sagrado Coração de Maria, que abrira um colégio com este nome na cidade de São Paulo. O Colégio faz parte do ISJ-SPIPEB – Associação de Instituição Popular e Beneficente, com a preocupação de educação e assistência social. <<Clique aqui para mais informações e história>>


 

Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Unidade Santana:

  • Rua Voluntários da Pátria, 2624 – Santana (Metrô)
  • Fone 2799.1677 – das 8 às 22 horas

Unidade Mooca:

  • Rua Taquari, 546 – Mooca
  • Fone: 2799.1785

Acesse aqui o Facebook do DiárioZonaNorte, com mais fotos do evento e bastidores da inauguração da Unidade Santana/Universidade São Judas.


LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora