Home Destaque Recreio de Férias: Prefeitura leva 720 crianças na Cosap, mas somente 80...

Recreio de Férias: Prefeitura leva 720 crianças na Cosap, mas somente 80 da ZN

Tempo de Leitura: 4 minutos

Recreio

da Redação DiárioZonaNorte

  • COSAP era conhecido como Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) ou simplesmente Zoonoses
  • No local acontecem adoções de animais e vários serviços até vacinações e castrações

A Prefeitura de São Paulo chega a 41a. edição do  Programa Recreio nas Férias, que oferece três semanas de atividades recreativas e três refeições diárias para crianças e adolescentes, não apenas estudantes da rede municipal, outros membros da comunidade que se inscreveram. (Ver mais detalhes no final desta matéria).

Mas pela primeira vez acontece a participação da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) — Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos, que está localizada em Santana, na Zona Norte, ao lado do Campo de Marte.

Até a próxima 6ª.feira (27/01/2023, a Cosap receberá cerca de 720 crianças de escolas municipais para atividades que incentivam a guarda responsável, o cuidado e a interação com os animais.

São crianças dos 4 aos 14 anos de idade. Dentro da proporcionalidade das quatro regiões da cidade caberia a cada uma delas 180 crianças. As atividades na Cosap foram divididas em nove dias e com participação de 18 turmas, sendo duas turmas por dia e que ficam de 2 a 3 horas na unidade. Cada turma possui 40 alunos.

Mas com a Zona Norte – que está subdivida em quatro subprefeituras (Casa Verde / Cachoeirinha / Limão, Santana / Tucuruvi/ Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros), foram selecionadas somente 80 crianças. (*)

E dos 15 Centros Educacionais Unificados (CEUs) programados, dois são da Zona Norte:  Parque Novo Mundo (que já aconteceu no dia 20/01/2022) e Tremembé (acontece nesta 2ª.feira, 23/01/2023). O CEU Jaçanã não foi incluído.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, as crianças se inscreveram no programa e a seleção para participação  na faixa etária (de 4 a 14 anos), para que todas fossem atendidas.  Nas informações encaminhadas à Imprensa, “participam crianças de escolas de diversas regiões de São Paulo, como Paraisópolis, Capão Redondo, Alvarenga e Heliópolis”.

recreio

Nas visitas à Cosap, foram previstas quatro horas diárias de atividades, divididas entre o período da manhã e da tarde. Com a expectativa de receber 72 crianças por dia, divididas por faixa etária, colocando em prática dois programas educacionais promovidos de forma regular pela Cosap: o Superguardião e a Leitura. O primeiro com a proposta de ensinar guarda responsável e o segundo promovendo a socialização dos animais alojados, ensinando sobre o comportamento dos animais e estimula a leitura.

A ideia é unir o Programa Recreio nas Férias com o Programa Escola Amiga dos Animais, desenvolvido pela Cosap. As crianças participam de atividades lúdicas que incentivam a guarda responsável e promovem a interação com nossos animais buscando despertar nos pequenos um olhar cuidadoso, com respeito e compaixão”, pondera Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

Já a frase “Animais adoram crianças e crianças amam os animais”, foi proferida pela  secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino Fonseca, que interagiu com os animais, ao lado das crianças, em uma das visitas da semana passada.

recreio

Outras atividades fora da Cosap

Neste ano,  segundo a Prefeitura de São Paulo, além das visitas à Cosap na Zona Norte,  foram fechadas parcerias para receber as crianças e adolescentes participantes em outra etapa do Recreio nas Férias para passeios. Sem detalhes ou divulgação, o Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu da Casa Brasileira, Museu Afro Brasil, Zoológico de SP, Palácio do Governo, Assembleia Legislativa, Corinthians Sport Clube, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras, e outros.

O programa oferece apresentações culturais, contação de histórias, oficinas, jogos e brincadeiras diversas com brinquedos infláveis e outras atividades, ocupando os diversos espaços dos CEUs/Polos como: saguões, salas multiuso, biblioteca, quadras, entre outros. A previsão da Prefeitura de São Paulo é  chegar no atendimento de 17 mil crianças e adolescentes nas férias.

O “Programa Recreio nas  Férias” faz a contratação do transporte, que pode ser ônibus ou os veículos que fazem transporte escolar. E as ações oferecem atividades recreativas, esportivas e culturais durante todo o período das férias. A Prefeitura de São Paulo informou que esses passeios externos foram incluídos na programação, de 2ª.  a 6ª. feira, das 9 às 16 horas, desde o dia 9 até o final deste mês.


 << Nota da Redação: Ver mais detalhes na matéria publicada em 01/11/2022, com o título ” Prefeitura promove “de graça” Recreio nas Férias 2023 com três semanas de atividades”, que mostra o programa “Recreio nas Férias˜. Mas sem referências às ações na Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) — Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos  — clique aqui >>


(*) Zona Norte: Casa Verde / Cachoeirinha / Limão, Santana / Tucuruvi/ Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros. Já os distritos Freguesia do Ó / Brasilândia, Pirituba / Jaraguá / São Domingos e Perus / Anhanguera pertencem à Zona Noroeste.


<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-SECOM / Prefeitura de São Paulo >>

 

 

d