Home Destaque Os bolivianos tomam a Praça Heróis da FEB e comemoram a independência...

Os bolivianos tomam a Praça Heróis da FEB e comemoram a independência do país

bolivianos
Tempo de Leitura: 3 minutos

bolivianos

da Redação DiárioZonaNorte

  •  A Bolívia é um país da parte central da América do Sul, junto à Cordilheira dos Andes, o deserto de Atacama e parte da floresta amazônica
  •  A mais de 3.500 m de altitude está a capital administrativa, La Paz, com mais de 3.500 metros de altitude. Sucre é a capital politica do país.
  • A população boliviana chega a mais de 12 milhões de habitantes.

Charango, zampoya, bombo, queña… nos ritmos da morenada, tinku, diablada, caporales… com muita alegria e danças! Santana vira território boliviano, neste sábado (06/08/2022), na Praça Heróis da FEB, ao lado do Campo de Marte, em Santana. É a 14ª Festa Fé e Cultura da Bolívia, em comemoração aos 197 anos da Independência do país vizinho.

Uma programação intensa, das 09h30 às 21h30, com apresentações de diversos grupos folclóricos representativos de regiões da Bolívia e com descendentes de imigrantes em São Paulo. Ao lado, muito artesanato e o lado bom da gastronomia boliviana.

Na fé, a devoção às virgens de Copacabana, Urcupiña e do Socavón, que unem a maior comunidade de imigrantes do Brasil, entre as 70 diferentes nacionalidades. Hoje mais de 100 mil bolivianos vivem em São Paulo. As maiores concentrações encontram-se no Brás, Bom Retiro e Pari, mas a Zona Norte (principalmente Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros) registra muitos moradores e trabalhadores na área têxtil.

Já o folclore boliviano, há 10 anos, foi declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da Organização das Nações Unidas (ONU),  como patrimônio oral e imaterial da humanidade. Uma alegria contagiante mostra as cores nas vestimentas e nas danças em ritmo frenético com os diversos ritmos acompanhados com os instrumentos andinos.

bolivianos

Boa comida boliviana

Na gastronomia, os bolivianos traz lembranças da culinária espanhola com ingredientes indígenas e em suas tradições aimarás. Tem pitadas que lembram as influências italianas, alemãs, francesas e até árabe.   A base da alimentação no país é a batata e a quinoa, com massas e arroz. Mas como não podia deixar de ser em países latino-americanos, certamente haverá quiosques com empanadas e salteñas  de frango ao estilo boliviano.

Do passado da civilização Tiahuanaco e do Império dos Incas, o dia 6 de agosto é comemorativo à Independência da Bolivia. As apresentações especiais em homenagem ao dia, junto ao rico folclore boliviano,  sempre teve palco no Memorial da América Latina, mas desta vez deslocou-se para a Zona Norte. A organização é da Associação Cultural Folclórica Bolívia-Brasil (ACFBB).

Serviço
Festa Fé e Cultura
  • Homenagem: 197º Aniversário da Independência da Bolívia
  • Data: 06/08/2022 – sábado
  • Horário: 09h30 às 21h00
  • Local: Praça Heróis da FEB – Santana
  • Referência: Campo de Marte – Av. Braz Leme
  • Organização: Associação Cultural Folclórica Bolívia-Brasil
  • Contatos: 11-9.9744-4315 e 11-9.9509-9906
  • Patrocínio: Sun Special e Western Union WU
  • Apoio: Missão Paz, BOA-Boliviana de Aviación, Andorinha Viagens, Bolivia Cultura, LeonorHills Fotografia.

A Associação Cultural Folclórica Bolivia-Brasil (ACFBB) tem a missão de promover o folclore e diversidade cultural além dos valores religiosos que identificam o povo boliviano com suas tradições e raízes para futuras gerações.


Trânsito desviado

CET monitora trânsito para o evento === A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações da Praça Heróis da FEB, neste sábado (06/08/2022), das 07h00 às 23h00, para a realização do 14ª Festa e Cultura e 197º Aniversário Independência da Bolívia.

Interdições === * Avenida Santos Dumont, entre as avenidas Braz Leme e General Pedro Leon Schneider, ambos os sentidos (Praça Heróis da FEB).

Alternativas

  • Avenida Santos Dumont, sentido centro: seguir pela Avenida Braz Leme, Rua Voluntários da Pátria, Avenida Gen. Pedro Leon Schneider e Avenida Santos Dumont;
  • Avenida Santos Dumont, sentido bairro: seguir pela Avenida Gen. Pedro Leon Schneider, Avenida Gen. Ataliba Leonel, Rua Dr. Zuquim, Rua leite de Moraes, Rua Voluntários da Pátria e Avenida Braz Leme.

A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.  Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue 156.


 

d

bolivianos bolivianos bolivianos bolivianos