Home Região Entidades protestam contra o novo Plano Diretor, o mesmo que deixou a...

Entidades protestam contra o novo Plano Diretor, o mesmo que deixou a ZN de fora.

Tempo de Leitura: 3 minutos

entidades

da Redação DiárioZonaNorte

A Rede Nossa São Paulo,  Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Minha Sampa, Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (LabCidade) e Instituto Pólis,  entre outras entidades ligadas ao urbanismo, convocam para um ato contra o “desmonte” do Plano Diretor Estratégico de São Paulo  (PDE).

A manifestação acontecerá em frente a Câmara Municipal de São Paulo, nesta 5ª feira (15/06/2023) – 19 horas, antes da última audiência pública do PDE. 

entidades
caderno com a Minuta Prévia do PL do Plano Diretor Extratégico

Da forma como se apresenta, o PDE estende a ampliação da chamada “indústria imobiliária” em áreas saturadas prejudicando a expansão da infraestrutura para a periferia, já que define entre outras coisas, onde teremos corredores de ônibus, áreas verdes e grandes intervenções viárias.

Esse regramento é valido por 10 anos, interferindo e impactando diretamente a vida de toda população da cidade.

O PDE e a Zona Norte

Outro ponto que necessita de atenção são as chamadas Zonas de Concessão, que concedem autonomia para as empresas concessionárias alterem como bem entenderem os espaços públicos, sem a obrigatoriedade de consultar a sociedade ou apresentar qualquer tipo de projeto urbanístico, como a lei determina hoje. 

entidades
Ilustração artística do futuro Shopping Metrô Santana – Jayme Lago Mestieri Arquitetura

Em janeiro de 2023, o DiárioZonaNorte publicou a matéria intitulada Shopping Metrô Santana emperra e não deve sair do papel tão cedo, sobre a construção de um empreendimento comercial em área tombada pelo Conpresp – que barrou o projeto no bairro de Santana. 

O empreendimento faz parte de licitação vencida pela UNITAH Empreendimentos, que administrará por 30 anos os espaços de 13 terminais de ônibus integrados às linhas azul e vermelha do metrô. Caso este que se enquadraria a alteração do PDE.

entidades

Mirante de Santana

Ou ainda, a tentativa de passar por debaixo dos panos, o cancelamento Lei 7.662. Elaborada em 1971, protege há 52 anos  o Mirante de Santana, onde está instalada uma estação metereológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O assunto foi abordado em primeira mão por meio de uma série de matérias publicadas  – desde 2021, pelo DiárioZonaNorte:

O Plano Diretor Estratégico é uma oportunidade para a Zona Norte de São Paulo, sistematicamente esquecida pelo poder público, de receber investimentos e ter uma melhor qualidade de vida para sua população.  O assunto é tema de artigos do ativista social Beto Freire publicados pelo DiárioZonaNorte:

Após o ato em frente à Câmara, os membros das entidades participarão da audiência pública.  

 

entidades entidades entidades entidades entidades entidades entidades