Home Destaque O caso Mirante de Santana é debatido no gabinete do relator da...

O caso Mirante de Santana é debatido no gabinete do relator da revisão do PDE

Representantes do Movimento Salve o Mirante de Santana, Inmet, USP/Unicamp no gabinete do Vereador Rodrigo Goulart
Tempo de Leitura: 4 minutos

gabinete

da Redação DiárioZonaNorte

  • O Plano Diretor Estratégico (PDE) anula uma Lei 7.662 é de 1971 e há 52 anos  protege o Mirante de Santana/Jardim São Paulo
  • Com prédios sendo construídos na região, o Mirante de Santana/Jardim São Paulo ficará inoperante.
  • O prédio do Inmet no Mirante de Santana/Jd.São Paulo foi inaugurado há 94 anos;
  • Ao lado do Mirante, o inventor e  brasileiro Padre Landell fez as primeiras transmissões radopfônicas

No debate da questão do Mirante de Santana/Jardim São Paulo, que está sendo questionado dentro do Plano Diretor Estratégico (PDE)  da cidade de São Paulo — conforme o Projeto de Lei 127/2023 e que foi aprovado em primeira discussão na Sessão Plenária da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) em 31/05/2023 –, onde do nada foi acrescido um artigo que revoga completamente uma lei que protege o local, os moradores ainda estão muito preocupados com o que pode acontecer nos próximos dias, às vésperas das devolutivas na CMSP, na semana que vem. 

E  nesta 3ª. feira (13/06/2023), pela manhã, aconteceu uma  importante reunião com o  vereador Rodrigo Goulart (PSD), que é o relator do substitutivo na revisão do PDE, com representantes da Movimento Salve o Mirante de Santana, que estiveram representados e participantes ativos de quatro audiências públicas da Comissão de Politica Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente.

Em seu gabinete, o vereador recebeu uma comissão do Movimento Salve o Mirante de Santana, composta pelos moradores Francisco Neves, Ana Leonor Alonso e Gabriela Figueiredo. Junto estavam dois técnicos e meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Franco Nadal Junqueira Villela e Edmundo Lucas. E ainda as participações de cientistas e especialistas na área com Micael Amore Cecchini, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) e o catedrático em química física Júlio Roberto Bartoli, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A reunião durou cerca de duas horas, concentrando nos aspectos técnicos. Com suas largas experiências e conhecimento, os cientistas e professores da USP e Unicamp mostraram artigos internacionais com dados da estação do Inmet no Mirante de Santana. Ao mesmo tempo, os técnicos e meteorologistas do Inmet reforçaram a importância dos dados diários coletados no observatório do Mirante de Santana/Jardim São Paulo.

gabineteO vereador ouve e opina 

O vereador Rodrigo Goulart ouviu atentamente, entrecortando com perguntas importantes para ampliação de seu conhecimento sobre o assunto. Inclusive, o vereador ao indagar se haveria outra estação do Inmet em São Paulo, com a importância e características do Mirante de Santana/Jardim São Paulo, ficou sabendo que esse da Zona Norte é o único com dados coletados  e  o mais completo para as informações meteorológicas de São Paulo e do país – sendo de utilidade até para o exterior, junto à Organização Mundial de Meteorologia (OMM) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a Assessoria de Imprensa do vereador Rodrigo Goulart foram discutidas pautas sobre a revogação das medidas que poderiam impactar negativamente a região, e o vereador destacou seu ´´compromisso em preservar não apenas o aspecto ambiental, mas também a riqueza histórica, cultural e paisagística da cidade´´.

Ainda segundo o vereador, que exerce a relatoria da revisão do PDE,  o  ´´compromisso do seu mandato em defesa do patrimônio ambiental e cultural da cidade e que reconhece o valor histórico e cultural que o Mirante de Santana possui para São Paulo, sendo imprescindível adotar medidas que assegurem sua preservação´´. E acrescentou: ´´o diálogo reforça o empenho do relator em ouvir as demandas e realizar um melhor estudo para a revisão do PDE.

Os moradores se comprometeram a enviar uma nota técnica do Inmet,  que desempenhará papel importante para a condução dos estudos, garantindo a preservação adequada do local. Deste encontro com o relator do substitutivo do PDE,  os integrantes do Movimento Salve o Mirante de Santana perceberam a importância das informações com base técnica da estação metereológica para que sejam enviadas a todos os 55 vereadores de São Paulo. ´´O que faremos de imediato,  complementando o envio que tínhamos feito somente para a Comissão e presidência da Câmara´´,  uma decisão do Movimento de moradores para que todos tenham consciência e responsabilidade na votação final do PDE.

Com um pouco mais de ânimo, após a reunião com o vereador Rodrigo Goulart, os moradores aguardam os próximos passos, com a última audiência pública geral nesta 5ª feira (15/06/2023), às 19 horas, no mesmo Salão Nobre do 8º andar da CMSP. Os moradores pedem mais união de todos os moradores, até mesmo fora da região do Mirante de Santana/Jardim São Paulo, já que a cidade toda pode ser prejudicada.

Na semana seguinte  haverá duas devolutivas (19/06 – 2a.feira – 19 hs e 20/06 – 3a.feira – 19 hs) com a definitiva em 21/06, 4a.feira, marcada para às 10h30, como Politica Urbana.


(Re)leia reportagens do DiárioZonaNorte — clique em cima do título:

2023:

2021:


 

d

gabinete gabinete gabinete gabinete gabinete