Home Destaque Uma reviravolta na diretoria do CONSEG da Vila Gustavo/Tucuruvi, no biênio...

Uma reviravolta na diretoria do CONSEG da Vila Gustavo/Tucuruvi, no biênio 2021-23

Tempo de Leitura: 10 minutos

biênio

da Redação do DiárioZonaNorte

Foi um dia histórico nos mais de 32 anos de vivências nas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG da Vila Gustavo/Tucuruvi (que engloba Parada Inglesa, V.Dom Pedro II, Parque Vitória e outros bairros), com a saída de seu presidente Antonio Henrique Fernandes, de 82 anos – a ser completados em agosto próximo. Ele foi derrotado, nesta 4ª.feira (28abr2021),  nas eleições da entidade para o biênio 2021-2023 – que devem ser realizadas sempre nos anos ímpares.

E o fez lembrar da primeira e antiga sede inicial da entidade, na  Avenida Boschetti, na Vila Gustavo, ao lado da sempre companheira do CONSEG, a Professora Maria Cândida Costa Gaspar. Em todo esse período, eles sempre estiveram presentes voluntariamente no comando da entidade, sem nem mesmo ter ajuda de estrutura operacional e financeira.

biênio

“Os tempos eram outros, com uma participação mais ativa dos moradores da região. E nunca deixamos de atender as demandas da região”, lembra Fernandes. Depois da abertura do CONSEG Vila Gustavo veio participar do Lions Tucuruvi, onde foi eleito presidente por duas vezes. Hoje, ele acumula a importante responsabilidade estadual e nacional nas presidências da Associação e da Federação Representativa dos Aposentados e Pensionistas dos Correios e Telégrafos de São Paulo. 

A eleição

Durante cinco horas (das 16 às 21 horas), 128 pessoas compareceram na sede do Lions Clube de Tucuruvi, no prédio que no início foi sede da Escola de Samba X-9 Paulistana (ao lado da Estação do Metrô Parada Inglesa), onde eram realizadas as reuniões mensais da entidade. Foram inscritos 170 eleitores e 42 deixaram de comparecer.

Após ter passado por 16 eleições nos 32 anos nas reuniões do CONSEG Vila Gustavo/Tucuruvi, o presidente Antonio Henrique Fernandes deixa o cargo para a nova dirigente Cibele Isis de Oliveira, que concorreu com a chapa Juntos Somos Mais Fortes – composta por mulheres -, que obteve 86 votos contra 42 da situação.

No comando das eleições esteve presente, do início até a contagem de voto a voto, o membro-nato da Policia Militar, Comandante Luis Alberto, da 3ª Cia. do 5º Batalhão. O delegado titular Edson Carlos Tavares, do 39º Distrito Policial, esteve presente e participou da apuração.

Foi uma eleição tranquila, sem confusão, mantendo o distanciamento e os protocolos de saúde e segurança por causa da pandemia do Covid-19. Houve momentos de pico de eleitores trazidos pela chapa Juntos Somos Somos Mais Fortes (da oposição), em sua maioria pisando pela primeira vez em um encontro envolvendo o CONSEG, sem muito saber de seu significado.

biênio

O que se espera a partir de agora

Após a apuração dos votos, o Comandante Luis Alberto informou que a posse da nova diretoria do CONSEG Vila Gustavo acontecerá em maio. Ainda sem definição das reuniões presenciais, o processo poderá ser transmitido através da internet (em live). Quando houver a normalidade e abertura para reuniões, poderá acontecer no auditório de 300 lugares da Escola Estadual Albino César (Rua Cajamar, 5), que está localizado logo no início da Av. Mazzei, no Tucuruvi. Há ainda o oferecimento de outros locais na região, através de escolas ou até mesmo do Batalhão da Policia Militar.

Diante dos membros-natos, o comandante da Policia Militar e do delegado da Policia Civil, houve um protesto do ex-presidente Antonio Henrique Fernandes, que alegou a incoveniência de manter as eleições durante a pandemia, há um ano. “Solicitei ao coordenador estadual dos CONSEGs (Evaldo Roberto Coratto) que mantivesse as atuais diretorias por mais um período, até o ano que vem”, lembrou ele. Com a negativa, o assunto foi levado ao conhecimento do Secretário-Executivo da Policia Militar na Secretaria de Segurança Pública, Coronel Álvaro Batista Camilo, que prometeu de verificar a possibilidade e não retornou com uma resposta.

biênio

A nova diretoria eleita do CONSEG-Vila Gustavo para o biênio 2021-23 é composta por  Cibele Isis de Oliveira (presidente), Diana Rezende Botaro (vice-presidente), Andrea Gonçalves dos Santos (1ª. Secretária), Elisa Cristina Marchi Macedo (2ª. Secretária) e Fabiana Paiva Guimarães (Diretora Social/Comunitária), que venceu a diretoria que prestou importantes colaborações por vários anos à comunidade e que concorreu com a chapa: Antonio Henrique Fernandes (presidente), Maria Cândida Costa Gaspar (vice-presidente), Elisabeth Cardoso de Menezes (1ª Secretária), Cleusa de Fátima Rodrigues da Costa (2ª Secretária) e Vera Lúcia Lopes Agueda (Diretora Social).

Conseg Vila Amália nas eleições

Na 2ª. feira (26abr2021) aconteceu das 16 às 21 horas, na sede da Sociedade Pro Melhoramentos de Vila Nova Cachoeirinha – SOBECA,  o processo de eleições do  Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG da Vila Amália. onde foi vitoriosa a chapa 1, conduzindo a reeleição Lourdes Pedroso de Freitas na presidência para o período de 2021/2023.

A processo foi conduzido pelos membros-natos Delegado Titular Dr. Evandro Leal, do 38º Distrito Policial, e o Comandante da 3ª Cia do 9º Batalhão da Policia Militar, Capitão Rafael Carbone Rego. Compareceram 18 membros efeitos aptos para votação. No final com as apurações foram registrados 10 votos para a chapa 1 vencedora e 5 votos para a oposição com a  chapa 2 .  Ainda sendo registrados 2 votos em branco e ausência de um eleitor.

A chapa 2-oposição concorreu com Carlos Roberto de Carvalho (Presidente), Ronan Aloisio Goulart (Vice-presidente), Angela Aparecida dos Santos (1ª Secretária), Cintia Aparecida Rivarolli (2ª Secretária) e Alexandre Da Costa Oliveira (Diretor Social).

Já a diretoria reeleita (Chapa 1) está composta com Lourdes Pedroso de Freitas (Presidente), Marilene Simplicio Matos (Vice-presidente), Antonio Resende (1º Secretário), Elizabeth Nascimento (2ª Secretária) e Hélio Máximo (Diretor Social).

biênio
Diretoria eleita Conseg V.Amália (de blusa branca, presidente Lourdes)
Conseg Jaçanã/Tremembé

Mantendo os protocolos e restrições à pandemia, com distanciamento, uso de álcool e máscaras, o Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG Jaçanã-Tremembé realizou no dia 24fev2021, às 20 horas, uma reunião presencial com 45 pessoas, além dos membros natos e da composição da mesa das autoridades — com as medidas de segurança e saúde do Plano São Paulo.

Segundo o jornal “ZN Mais” que veicula na região, publicou em sua página de Facebook, com 13 fotos: “O Conseg Jaçanã realizou sua reunião mensal aonde o Capitão PM Vilela comandante da 1ª Cia do 43º BPM/M leu o edital de convocação para as eleições juntamente com o Delegado do 73º Distrito Policial Dr. Ivair no último dia 22 no salão paroquial da igreja São Luís Gonzaga, na data apenas a chapa da atual presidente se candidatou a reeleição”.

A nova diretoria reeleita é composta: Sônia Maria Daniel (Presidente), Wilton David T. da Silva (Vice-presidente), Christiane Aparecida de Oliveira Morello (1ª Secretária),  Rafael de Souza (2º Secretário) e Antônia Socorro da Rocha (Diretora Social).

biênio
Reunião no Conseg Jaçanã/Tremembé – 24/02/2021
Conseg  Água Fria/Mandaqui

O Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG Água Fria/Mandaqui/Tremembé encaminhou a chapa única aos membros-natos para registro e deverá ser aclamada reeleita, já que não houve concorrência.

A chapa da situação, comandada pelo atual presidente Silvonei Amaro, está formada com Felipe Pansano (vice-presidente), Simone Molnar (1ª Secretária), Marcos Miranda (2º Secretário) e Alfredo Amaral dos Santos (Diretor Social)

Consultado pelo DiárioZonaNorte, o presidente Silvonei Amaro disse que “aguarda o retorno dos membros-natos na aprovação da diretoria e estuda como deverão ser realizadas as próximas reuniões”. Ele já manteve inclusive reuniões com os membros-natos e com o subprefeito de Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Dario José Barreto,  para convidá-lo para as reuniões. E fará o mesmo com o subprefeito de Jaçanã/Tremembé, Niwton Gilberto de Jesus.

Conseg Parque Novo Mundo/Vila Sabrina

As reuniões acontecem no auditório da Sociedade Amigos da Vila Sabrina (Av. Jardim Japão, 73), onde sempre teve uma boa plateia, até o começo do ano passado — como na foto abaixo. Mas por causa da pandemia, as reuniões estão sendo realizadas online, até em um esquema novo via o Grupo de WhatsApp, onde as demandas são debatidas e depois encaminhadas para as autoridades.

Na última reunião,  que aconteceu na 2ª feira passada (26abr2021), a atual diretoria do CONSEG Parque Novo Mundo/Vila Sabrina foi reeleita para o biênio 2021-23:  Elías Pereira Sobrinho (Presidente), Arnou Viana (Vice-presidente), William Oliva (Primeiro Secretário), Vanderleia P. Dantas (Segunda Secretária) e Rodrigo Martins-Digão (Diretor Social).

biênio
Reunião Conseg Pq.N.Mundo/V.Sabrina – antes da pandemia
Conseg Vila Maria/Jardim Japão

Por aclamação em 19 de abril, o Conselho Comunitário de Segurança-Conseg Vila Maria/Jardim Japão teve sua eleição virtualmente, com chapa única, com reeleição: Roberto S.Mota (presidente), Ricardo Pereira (vice-presidente), Samanta G. Parisi (1ª Secretária), Samuel M. Faria (2º Secretário) e Rogério Marangoni (Diretor Social).

A reunião foi comandada pelos membros-natos com o delegado Bernardo Zaramella Vono, do 19º Distrito Policial, e do Comandante do 5º Batalhão da PM 2a. CIA, Sargento J. Roberto. Aguarda-se agora a próxima reunião e como será operalizada presencialmente, com todos os protocolos sanitários e de segurança, ou o esquema via live no Facebook.

Conseg Vila Guilherme/Jardim São Paulo

O Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG Vila Guilherme/Jardim São Paulo é comandado pelo advogado José Maria Rocha, mas depende de maior colaboração dos moradores das duas regiões.

Na próxima reunião do dia 19 de maio (4a.feira), “quando o assunto será discutido, de forma a se buscar com que mais membros participem ativamente da direção, de forma a buscar um melhor controle e eficácia no atendimento das demandas”, acrescenta o presidente do CONSEG.

Rocha tem o seu trabalho na advocacia e em outras atividades, que consomem muito tempo, e responsável em todas as áreas no CONSEG. Ele não será mais candidato à presidência, mas poderá continuar a exercer outro cargo para apoio.

Conseg Vila Santa Maria/Bairro do Limão

Sem mistérios e surpresas, a última reunião do Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG  Vila Santa Maria/Bairro do Limão teve eleita a nova diretoria de chapa única. No biênio 2021-23, a diretoria está composta com Claudio Duarte Junior (presidente), José Luiz da Silva Vieira (vice-presidente), Marcelo Rosa de Moraes (1º Secretário), Leandro Souza Lima (2º Secretário) e Walter Wenzel Júnior (Diretor Social).

No momento, por causa da pandemia, as reuniões são realizadas via Facebook  (live). Mas logo que houver retorno à normalidade, junto com os protocolos de segurança e saúde, o Conseg retorna às reuniões presenciais, que são  realizadas no Colégio Sylvio Gonzalez  (Av. Deputado Emílio Carlos, 620), no bairro doLimão.

Conseg Casa Verde/Santana

No dia 6 de abril, às 14h43, o site do Conseg Casas Verde/Santana publicou o comunicado: ELEIÇÕES DO CONSEG 2021/2023 — Em função das restrições de reuniões físicas nossa reunião ordinária de abril está suspensa devendo as eleições programadas ocorrer entre os dias 12 e 14 de abril. O protocolo da votação será publicado através do whatsapp. == Romeo Manoel Afecto”.

Já no dia 15 de abril, às 15h42, foi publicado outro comunicado do Conseg Casa Verde/Santana com o destaque “Reunião de Eleição – Nota da Reunião Ordinária do Mês de Abril”.

No final da nota foi informada a composição da nova diretoria: Vicente D´Errico Neto (presidente), Marcelino Atanes Neto (Vice-presidente), Romeu Manuel Afecto (1º Secretário), Maria Cristina Cruzelhes (2ª. Secretária) e Marcos José dos Campos (Diretor Social). O comunicado foi assinado pelos membros-natos: Capitão Alisson Guimarães Pereira de Souza – Comandante da 1ª. CIA do 9º Batalhão da PM – e o Dr. Gilmar Pasquini Contrera – Delegado Titular do 13º Distrito Policial Casa Verde.

No descritivo do post do Facebook foi informado: “Caros amigos conseguianos, informamos que o processo eleitoral do biênio 2021/2023 está encerrado conforme documento anexo, continuando a ser dirigido pelo Dr. Vicente D´Arrigo Neto. Solicito a todos que descartem vossas credenciais até 30 de abril e providenciem fotos (2×2) para as novas credenciais”.

No mesmo dia (15 de abril), às 17h30, foi postado na mesma página do Facebook do Conseg Casa Verde/Santana um vídeo curto (de 17 segundos) sem identificação por escrito da pessoa no depoimento  e sem texto explicativo: “ Boa tarde! Eu presidente do CONSEG de São Paulo/Casa Verde/Santana quero agradecer a confiança depositada em mim para mais um biênio. E tecer um elogio a nova chapa eleita”.

biênio
Imagem vídeo/Facebook – pres.Conseg C.Verde/Santana

Nota da Redação: O DiárioZonaNorte entrou em contato com todos os presidentes e membros das diretorias dos CONSEGs da Zona Norte, por telefone, e-mails e mensagens via WhatsApp. Na 5ª.feira (29abr2021), às 20hs35, uma comunicação telefônica foi realizada com o Sr. Vicente D´Errigo Neto, reeleito presidente do CONSEG da Casa Verde/Santana, que não foi receptivo. Apesar das tentativas para explicações, o Sr. Vicente interrompeu a ligação  e foi avisando: “não conheço o senhor e não tenho nada a declarar à Imprensa”. Mesmo com a tentativa de explicações do jornal, e com uma atitude grosseira e má educada por parte dele, a ligação foi abruptamente interrompida propositalmente pelo Sr. Vicente. A redação não retomou o contato e está aproveitando as informações oficiais publicadas na página do Facebook do Conseg Casa Verde/Santana.

CONSEG´s NA ZONA NORTE-NORDESTE:

Coordenadoria Estadual dos CONSEGs – Rua Libero Badaró, nº 39 – 1º andar – Centro – São Paulo – SP –  (11) 3291-6869 / (11) 3291-6548 – WhatsApp: (11) 9-7296.3866 – Coordenador: Evaldo Roberto Coratto


ObservaçãoOs distritos e bairros são divididos nos CONSEGs pelas áreas de cobertura dos Distritos Policiais/Batalhões da Policia Militar, que são diferentes da divisão realizada pela Prefeitura de São Paulo. Desta forma, os CONSEGs podem contar áreas de duas Subprefeituras diferentes, em divisões de distritos/bairros.


ÁGUA FRIA / MANDAQUI / TREMEMBÉ –  Reuniões: terceira 2ª-feira do mês, às 20 horas – Local: Escola Estadual Doutor Octávio Mendes (CEDOM) – R. Voluntários da Pátria 3422, Santana – (em frente à caixa d´água da Sabesp) == Email: [email protected] –ÁREA: 20 Distrito Policial (Rua São Zeferino, 34 – Jd. França – 11-2639.8801) e 43 Batalhão da PM – 2a. CIA (Rua São Zeferino, 34 – fundos – Jd. França ).

CASA VERDE/SANTANA – Reuniões: primeira 3ª-feira do mês,  às 20 horas – Local: Escola Estadual Padre Manoel da Nóbrega –   R Santa Prisca 122, Casa Verde – Email: [email protected]  – ÁREA:13 Distrito Policial (Av.Casa Verde, 677 – Casa Verde) e 9 Batalhão da PM 1a. CIA.

JAÇANÃ/TREMEMBÉ – Reuniões: segunda 2ª-feira do mês, às 20 horas– Local: Salão da Igreja São Luiz Gonzaga (ao lado do Hospital S.Luiz Gonzaga)  – Rua  Michel Ouchana, 50 –  Jaçanã –   Email:[email protected] – ÁREA: 73 Distrito Policial (Av. Paulo Lincoln do Valle Pontin, 744) e 43 Batalhão Policial 1a. CIA.

JARDIM SÃO PAULO-VILA GUILHERME  – Reuniões: terceira 4ª-feira do mês, às 19 horas – Local: Colégio Amorim Santa Tereza – Rua Lagoa Panema 466, Vila Guilherme –  Email: [email protected] —  ÁREA: 9 Distrito Policial (Rua dos Camarés, 94 – Carandiru) e 5 Batalhão da PM 1a. CIA (Rua Camaré, 94 – fundos – Carandiru).

PARQUE NOVO MUNDO/V. SABRINA/JD.BRASIL Reuniões: última 2a.feira do mês, às 19 horas – Local: Av. Jardim Japão, 73 – Vila Sabrina  – Email/provisório:[email protected]  – ÁREA: 90 Distrito Policial e 5 Batalhaão da PM 1a. CIA.

VILA AMÁLIA/CACHOEIRINHA – Reuniões: ultima 2ª-feira do mês, às 20 horas — Local: Auditório do Santana Parque Shopping – Av. Cons. Moreira de Barros 2780, Lauzane –  E-mail: [email protected]– ÁREA: 38. Distrito Policial e 9. Batalhão Policial da PM 3a. CIA.

VILA GUSTAVO/TUCURUVI/P.INGLESA/Pq.VITÓRIA  – Reuniões: última 4ª-feira do mês, às 19h30 – Local: aguardar informação – Email: aguardar informação  – ÁREA: 39. Distrito Policial  (Rua da Esperança, 797 – Vila Gustavo ) e 5. Batalhão da PM 3a. CIA

VILA MARIA/JARDIM JAPÃO-  Reuniões: última 5ª-feira do mês, às 19h30 – Local em revezamento mensal:  Casa Dom Macário – Rua Amambaí 1415, Vila Maria ou Igreja Candelária – Rua Araritaguaba 01, Vila Maria  – E-mai[email protected]  — ÁREA: 19 Distrito Policial e 5 Batalhão da Policia Militar – 2a. CIA.

VILA SANTA MARIA/BAIRRO DO LIMÃO –  Reuniões: segunda 3ª feira do mês, às 19horas — Local: Colégio Sylvio Gonzalez – Av. Deputado Emílio Carlos 622, Bairro do Limão –  E-mail: [email protected] – ÁREA: 40 Distrito Policial (Rua. Deputado Emílio Carlos,1521- Telefone: 11- 39364929) e 9 Batalhão Policial 2a. CIA (Av. Deputado Gaspar Vaz da Cunha, 113- Telefone: 11-39361065)

d


Álbum de fotos – abaixo: clique na imagem para melhor visualização. Mais fotos na nova página do Facebook: clique aqui