Home Economia Sicredi consolida acordo com a Associação Comercial de São Paulo e abrirá...

Sicredi consolida acordo com a Associação Comercial de São Paulo e abrirá 15 agências nas Distritais de SP

Tempo de Leitura: 6 minutos
da Redação DiárioZonaNorte  

O velho  centro da cidade de São Paulo ainda tem as marcas do tempo, os prédios e os casarões que ainda resistem. É um cartão postal que deve ser preservado. Na Rua Boa Vista, uma das ruas do antigo centro financeiro, está o prédio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), outro patrimônio histórico, que retratou na 6ª feira (07/12/2018) mais um registro de seus 124 anos.

Um sessão solene

E no auditório do 11º andar, com 120 lugares, foi organizada a sessão plenária solene, a última do ano. Com sua alegria de sempre e cumprimentando a todos, a entrada do presidente da entidade, Alencar Burti, e também da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com os seus 88 anos de idade e 12 anos de presidência (em seis gestões),  que juntou-se à mesa com o vice-presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine – que chegou de bengala por causa de um acidente.

Ações de final de ano

Com a proximidade do Natal e final de ano, a ACSP programou-se também  uma missa na Capela de São José de Anchieta, ao lado no Pateo do Collegio, e mais a inauguração da Iluminação Natalina da sede da entidade e do entorno do Pateo do Collegio.

Depois as homenagens aos colaboradores da ACSP e um evento com coquetel de confraternização. E já à mesa como convidado especial, o Bispo Emérito da Diocese de Santo Amaro, Dom Fernando Antonio Figueiredo, que em seguida concelebraria a missa com o Padre Carlos Alberto Contieri, e participação do Coral “Schola Cantorum do Pateo do Collegio”.

A consolidação do acordo

Mas um fato importante aconteceu nesta sessão plenária, com a assinatura oficial do acordo Sicredi e ACSP, com a presença do presidente da cooperativa financeira, Jaime Basso, que integrou à mesa.

E por deferência especial, a Senhora Norma, esposa de Alencar Burti, sentou-se ao lado, nesta derradeira reunião do ano.  Mas antes houve o primeiro passo do acordo, que aconteceu no evento do Dia de Ação de Graças no Pateo do Collegio, em 25/11/2018, com uma prévia e o anúncio do fechamento do acordo entre o Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR-SP e a ACSP. Naquela oportunidade, o Sicredi  estava representado pelo diretor executivo,  Moacir Niehues, e a ACSP pelos vice-presidentes Roberto Mateus Ordine e João Bico de Sousa.  Veja aqui  

A importância do acordo

No auditório, vice-presidentes e conselheiros ACSP, diretores do Sicredi e convidados, ouviram as palavras de boas-vindas do presidente Alencar Burti, que fez um resumo rápido dos objetivos da ACSP e das ações do ano. Burti aproveitou para informar o importante acordo com o Sicredi, “que nos dará uma grande força aos associados e que vamos sentir o ano que vem”. E pediu que todos continuem ajudando a ACSP para que “tenhamos mais sucesso neste país maravilhoso.

E que o brasileiro se convença que o Brasil precisa dele; e que trabalhem pensando neste país”. E lembrou que “o amor à vida faz com tudo fique mais importante”. Em seguida, o vice-presidente Roberto Mateus Ordine usou o microfone, com agradecimentos e referiu-se ao Sicredi pelo acordo e a sua “importância pelo momento que iremos viver no ano que vem e que o Brasil deve voltar ao caminho do crescimento e desenvolvimento”.

E afirmou que “o Brasil terá um novo caminho, mas é preciso que todos estejam presentes no trabalho para que isto aconteça”. E o microfone foi passado a Dom Fernando Antonio Figueiredo, que fez suas considerações e lembranças de São Francisco de Assis, “valorizava a vida até dos animais”. E Dom Fernando deu palavras de incentivo e esperança para o Natal e o ano que vem.

A força financeira do Sicredi

O Sicredi Antes da assinatura do acordo Sicredi-ACSP, o presidente Alencar Burti pegou o microfone e fez um corte na solenidade: “Eu gostaria de cumprimentar o Jaime Basso do Sicredi e agradecer muito o apoio que está nos dando porque você representa um grande passo em nosso futuro. Eu tenho a certeza que o ingresso do Sicredi em nossa atividade, olhando os pequenos empresários, não tenha dúvida que nos vamos ter mais 124 anos de vida.

Então é importante que eu deixe aqui os nossos agradecimentos. E vamos fazer chegar aos nossos pequenos empresários concessões de crédito e responsabilidade”. E passou a palavra ao presidente do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR-SPJaime Basso, que mostrou a satisfação de estar assinando o acordo com a ACSP. Ele lembrou que “através da cooperação e do voluntariado é que vamos construir um país melhor, através das entidades, associações, do comércio, do bairro e assim por diante”. E, desta forma,  falou da importância das ações da ACSP com seus associados, que são voluntários, para ajudar os outros associados e empresas.

Crescimento e agências na ACSP

Basso falou do cooperativismo e sua importância no mundo, que está crescendo no Brasil, criando uma economia mais forte. Segundo ele, isto está refletido no acordo com a ACSP, criando mais oportunidades e serviços.

Disse que o cooperativismo vai crescer muito já agora no próximo ano, e a parceria com a ACSP vai contribuir muito – e que o Sicredi quer ser o braço financeiro para dar apoio ao crescimento de todos. Já estará sendo assinado, na oportunidade, um termo de cooperação de antecipação do 13º salário para as pequenas empresas afiliadas à ACSP, que terão condições especiais de empréstimo.

Basso demonstrou que mesmo nos quatro anos de dificuldades no mercado, o Sicredi cresceu e não parou de criar oportunidades. E o ano que vem, segundo ele, deverá ser melhor.

Lembrou que hoje o Sicredi tem 1.600 agencias em todo o Brasil e que em São Paulo está chegando a 15 espaços em diversos bairros e mais as 15 que estarão dentro das distritais da ACSP — já está em pleno funcionamento a primeira agência interna na ACSP, que fica no primeiro andar do prédio da rua Boa Vista, mostrando o modernismo do local e as facilidades financeiras e de serviços do Sicredi.

“E todos já podem contar com o apoio do Sicredi. E  cada vez possamos nos conhecer mais e fazer mais negócios. E juntos fazermos uma sociedade melhor, um Brasil melhor”, encerrou a fala.

Um ano novo de sucesso

E o presidente da ACSPAlencar Burti, fez um adendo para abrir uma nova oportunidade, “que essa porta se abra para a Facesp que está em 400 municípios para que o Sicredi tenha desenvolvimento necessário e ajuda-los.

O interior é fundamental para nós. E tenho certeza que o Sicredi vai fazer um valor maior para todos eles”. Em seguida, o presidente da ACSP e do Sicredi assinaram o acordo, com aval dos vice-presidentes João Bico de Sousa e outra testemunha.

E ainda com poses para fotos e  depoimentos da plateia sobre o acordo com o Sicredi e a sua importância do ato. O vice-presidente João Bico também falou da importância do acordo e das cooperativas de crédito. Encerrada a cerimônia e a diretoria da ACSP com os convidados dirigiram-se ao Pateo do Collegio para a continuidade das solenidades do dia.

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 110 cooperativas do Sicredi, conta com 31 anos de história e mais de 155 mil associados. A área de atuação da cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD. São 88 espaços de atendimento, sendo 52 no Paraná e 36 em São Paulo (sicredi.com.br/vale-piquiri/).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,6 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 1900 agências e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (sicredi.com.br).

FGCoop

Todos os depósitos mantidos nas cooperativas têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que garante até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ. O valor é o mesmo garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) aos clientes dos bancos.  Além do FGCoop, as cooperativas filiadas ao Sicredi têm acesso ao sistema de garantia solidária do Sistema, que está alicerçado em cinco pilares: estrutura estatutária, políticas operacionais e procedimentos padronizados, governança corporativa, gestão  centralizada dos recursos e fundos garantidores.

Sicredi – SP:

Escritório Regional-SP:  Av.Paulista, 807 – Bela Vista – (11) 28905300

Paulista – Av. Paulista, 923 – Bela Vista – (11) 3053-4200
Faria Lima –  Av. Brigadeiro Faria Lima, 3311 – Itaim Bibi – (11) 3790-5000
Berrini – Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, 853 – Cidade Monções – (11) 3137-1300
Rebouças – Av. Rebouças, 2023 – Pinheiros – (11) 2930-8200
ACSP/Centro – Rua Boa Vista, 51 – Centro – (11) 3101-4821 / 3101-4899
Campo Belo – Av. Vereador Jose Diniz, 3580 – Santo Amaro – (11) 3143-0000
FETCOOP/V.Maria– R. Orlando Monteiro, 21- V.Maria – (11) 3137.0800
Lapa – Rua Barão de Jundiai, 337 – Lapa – (11) 2892-2155
Mooca –  Av. Paes de Barros, 1845 – Mooca – (11) 2021-2147/2021-1909
Santana – Rua Voluntários da Pátria, 1540 – Santana – (11) 2984-2900
Santo Amaro – Av. Adolfo Pinheiro, 2041 – Santo Amaro – (11) 2592-6446
Tatuapé – Pç. Silvio Romero, 66-68 – Cidade Mãe do Céu – (11) 2890-4600
Vila Maria – Av. Guilherme Cotching, 985 – Vila Maria – (11) 2930-8250            Ipiranga – Rua Silva Bueno, 2104 – Ipiranga  –  (11) 3250-1500.                              Vila Carrão –  Avenida Conselheiro Carrão, 3107 –  (11) 2810-3950

Espaços Sicredi ACSP:

  • Distrital Sudeste/V.Mariana: Rua Afonso Celso, 1959 – V.Mariana – (11) 3180.3271
  • Distrital Pinheiros: Rua Simão Alvares, 517 – (11) 3180.3637
  • Distrital Penha: Rua Gabriela Mistral, 191 – (11) 3180.3012
  • Distrital Centro / Liberdade: Rua Galvão Bueno, 83 – (11) 3180.3580
  • Distrital Ipiranga: Rua Benjamin Jafet, 95 – (11) 3180.3246
  • Distrital Mooca: Rua Madre de Deus, 222 – Mooca – (11) 3180.3092

Sicredi – ABCD:

Diadema – Av. Encarnação, 530 – Piraporinha – (11) 4061-4300 / 4056-4664
Diadema  – ACE DIADEMA – R. das Turmalinas, 98 –  Centro – (11) 4057-1553
Mauá  – Av. Barão de Mauá, 1473 – Jardim Maringá – (11) 4547-6200
Mauá – ACIAM – Rua Guido Monteggia, 151 – Centro – (11) 4541-3089
Ribeirão Pires  – R. Stella Bruna Cecchi Nardelli, 48 – Centro – (11) 4822-8100
Santo André  – Av. Gilda, 120 – Vila Gilda – (11) 4422-7575
S.Bernardo do Campo – Rua Harmonia, 116 – Rudge Ramos – (11) 4366-2400
S.Bernardo do Campo –R.  Imperador, 14 –Nova Petropolis– (11) 4122-6400
São Caetano do Sul  – Av. Goiás, 1685 – Santo Antonio – (11) 4223-4300

Mais informações:     www.sicredi.com.br

d