Home Economia Sicredi dá continuidade aos bons negócios com a FETCESP e reinaugura moderna...

Sicredi dá continuidade aos bons negócios com a FETCESP e reinaugura moderna agência na Vila Maria.

Tempo de Leitura: 8 minutos
da Redação DiárioZonaNorte

Os bons amigos com a conveniência de excelentes negócios permanecem por muitos anos – até a possibilidade de ir à eternidade. Lá se vão quase 8 anos que a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo  (FETCESP) —  e todos os sindicatos que faziam parte da representação paulista patronal do transporte —  criou o Sicredi-Fetcoop, a primeira cooperativa de crédito do setor. Era 8 de fevereiro de 2011. O Sicredi já era,  naquela época, a terceira maior instituição financeira privada do Brasil.

E já se notava um fator importante de mercado com o nome Sicredi. Naquele oportunidade, o trecho do discurso no evento de lançamento:  “Nosso setor chega a uma grande realização, pois com esta cooperativa poderemos propiciar às empresas produtos financeiros e taxas de juros diferenciadas do mercado.

O transporte de cargas é uma atividade que sofre com a falta de incentivos e nosso trabalho é para fortalecer a atividade e dar opções de crescimento para as transportadoras”, assinalou o presidente do SETCESP, Francisco Pelúcio, que também  se tornou o  primeiro presidente do Sicredi-FETCOOP.

Passado todo esse tempo, o Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR-SP dá uma volta na história com o FETCOOP  e realizou nesta 3ª feira (11/12/2018) a reinauguração do novo espaço moderno, que se deslocou do primeiro andar e se alojou no térreo do prédio-sede do SETCESP, na Vila Maria. Hoje em um ritmo mais seguro na economia e com grandes perspectivas de atuação, o Sicredi-FETCOOP marca o crescimento do cooperativismo financeiro no Brasil.

A abertura do evento

Na presença de empresários, representantes de entidades e colaboradores, o gerente de Marketing e Comunicação do Sicredi, Daniel Barbuglio, se posicionou como mestre de cerimônia e lembrou na abertura do evento: “há 8 anos, 27 empresários da FETCESP e SETCESP se uniram para formar o Sicredi-Fetcoop e oferecer aos empresários do segmento transportes, uma vida financeira mais justa e equilibrada. Em 2015, a Fetcoop se une ao Sicredi Vale do Piquiri, fortalecendo a cooperativa  e se tornando uma cooperativa de livre adesão e contribuindo com o desenvolvimento de pessoas, empresas e entidades organizacionais aqui da região”.

As autoridades 

Em seguida, convidou o presidente do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR-SP, Jaime Basso, e a gerente do novo Espaço Sicredi-Fetcoop, Waléria Ianguas, para recepcionar as demais autoridades e convidados especiais: Moacir Niehues (diretor-executivo do Sicredi); César Garbus (Conselheiro da Administração do Sicredi); Francisco Pelúcio (diretor financeiro NTC, ex-presidente Fetcoop, sócio fundador e associado nº 01 da cooperativa); Tayguara Helou (presidente do Setcesp-Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de SP e região); Flávio Benatti (presidente do FETCESP-Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo); Manoel Souza Lima Jr. ( ex-presidente do Setcesp e sócio fundador do Sicredi-Fetcoop); José Maria Gomes ( presidente da Associação  Brasileira de Transporte e Logística de Produtos – ABTLP e delegado do Sicredi-Fetcoop), Adriano Lima Depentor (ex-vice presidente e sócio fundador do Sicredi-Fetcoop e associado nº 04); Marcos Aurélio Ribeiro (sócio fundador e delegado Sicredi Fetcoop); Américo Utumi (Assessor Especial da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo-OCESP); João Augusto Rocha (diretor de Negócios do Sicredi); e Diego Schanoski (gerente regional de Desenvolvimento de São Paulo do Sicredi).

A equipe do novo espaço Sicredi 

Todos à frente, a gerente do Espaço Sicredi-Fetcoop, Waléria  Ianguas, foi convidada para abrir o evento. Nitidamente emocionada pelo momento, mas com a transparência de sua simpatia, ela demonstrou a expectativa para a reinauguração. “A nova agencia ficou linda. Tanta correira, mas valeu a pena.

Era importante essa reforma e hoje temos uma agência moderna para dar continuidade ao atendimento para o segmento de transporte, entidades, condomínio e aos funcionários”, declarou.

Logo em seguida, Waléria apresentou sua equipe: Elton dos Reis Campos (gerente Pessoa Jurídica);  Janaína de Sousa Lima (auxiliar a administrativo);  Danielle Luz Ribeiro (gerente Pessoa Física); Dine Antunes Nogueira  (gerente Pessoa Física); Aline Silva de Brito (gerente administrativo-financeiro); e Erick Fernandes Matos (gerente Pessoa Jurídica).

Depois nos bastidores, a gerente acrescentou que “era necessário essa mudança pelo pouco espaço que tínhamos para recepcionar os nossos associados e apresentar novas oportunidades de negócios”.

O presente do novo espaço

“Estamos de casa nova e de roupa nova. E com energias renovadas para acelerarmos ainda mais o atendimento às demandas dos empresários do setor. Um momento muito importante que o nosso país vive, da possível retomada do crescimento econômico.

Com isto, o importante setor dos transportes terá o seu justo crescimento e estaremos preparados para atendê-los com os nossos mais de 300 serviços”, enfatizou em sua fala o diretor-executivo do Sicredi, Moacir Niehues.

O microfone foi passado ao sócio fundador e associado nº 01 da cooperativa, Francisco Pelúcio – diretor financeiro NTC e ex-presidente da Fetcoop –, que lembrou que “há 20 anos era a ideia e a vontade de ter uma cooperativa de crédito no prédio  e conseguiram atingir”. E acrescentou a ortunidade de estar em um novo espaço moderno e agradeceu “esse presente aqui”.

Votos de confiança na economia

Em seguida, fêz uso da palavra o presidente do Setcesp-Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de SP e região, Tayguara Helou. Ele fez os agradecimentos e comparou as entidades de transportes no mesmo caminho do associativismo,  de cooperação um com o outro, buscando o melhor para o setor. “É o que acontece com a cooperativa de crédito para construir um sistema melhor para todos para que possamos construir uma economia brasileira mais eficiente, o pais crescer e a nossa sociedade se destacar a nível mundial”, fechou sua fala.

Já o presidente do FETCESP-Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo, Flávio Benatti, trouxe elogios ao trabalho do Sicredi. “Era um grande sonho ter uma cooperativa e fizemos um grande acerto na viabilização do projeto tendo o Sicredi como parceiro”.

Ele lembrou que o Sicredi oferece um atendimento diferenciado e com muitas gentilezas. “O cooperativismo não tem mais volta e uma nova forma de se fazer negócios”, dizendo da felicidade de estar em novo espaço com a infraestrutura do Sicredi. “E assim todos cresceremos e o Sicredi crescerá junto”, ainda usou a frase final na confiança de um novo ano e uma nova economia no país.

Tudo pelo cooperativismo

José Maria Gomes, o presidente da Associação  Brasileira de Transporte e Logística de Produtos – ABTLP e delegado do Sicredi-Fetcoop, disse que “não participou do sonho e já entrou na realidade do cooperativismo”.

Ele elogiou a seriedade e o trabalho do Sicredi, destacando que “o aprendizado com o cooperativismo é muito importante e deve ser exemplo para o setor do transporte”. Fez referências à cidade de Palotina, onde tudo começou, onde todos trabalham para o bem do cooperativismo e “com o espírito de agregar”.

Os obstáculos ultrapassados

O experiente e profundo conhecedor do cooperativismo, Américo Utumi, representando a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo-OCESP), foi mais uma vez uma aula sobre cooperativismo.

Ele lembrou a época que o governo proibia as cooperativas de crédito. Havia a cooperativa de crédito rural – que o governo não tinha condições – e o financeiro que era de grupo fechado em empresas, muito restrito. Utumi disse que em 1966 eram 170 cooperativas e que sobraram 12 que entraram com mandado de segurança para operarem. Somente em 1995 o Banco Central autorizou as cooperativas mas com parceria do Banco do Brasil.

Ele mostrou a importância do cooperativismo de crédito nos Estados Unidos, que em 2008 os bancos estavam quebrando o povo entrando nas cooperativas por segurança, “elas não podem quebrar, tem maior segurança, não podem correr risco”. No Brasil, é ainda nova e a instituição que mais cresce e será mais importante para o país.

A cooperativa de crédito, segundo ele, é diferente. “Na contramão da história, os bancos estão fechando agências e as cooperativas estão abrindo, em expansão”, segundo Utumi são os comentários no mercado. Ele lembrou que chegou a ver nos Estados Unidos uma grande faixa em frente uma agência de cooperativa: “Neste banco nós confiamos porque nele somos os donos!”.

E naquele país são 80 milhões de associados, ou seja, um terço da população americana, lembrou. A razão, segundo Utumi, é que os juros e os serviços são mais baratos com atendimento diferenciado. Ele acrescentou que hoje no Brasil são 5 milhões de associados, mas logo estaremos atingindo 7 milhões e depois 10 milhões. “E vai ajuda muito o nosso país”. E finalizou: “O cooperativismo é como o amor, nasce no coração das pessoas”… e foi muito aplaudido.

“Fazemos a diferença” 

E para fechar o evento de reinauguração do novo Espaço Sicredi-Fetcoop, ao microfone o presidente do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR-SP, Jaime Basso, que fez os agradecimentos, “somos nós que temos que agradecer aos associados pela oportunidade de estarmos aqui”.

Falou do fortalecimento das cooperativas e contribuir para o desenvolvimento para todos, com referências ao setor dos transportes – que mais sofreu com os últimos tempos da economia do país. Basso referiu-se ao nosso espaço com novo ambiente, mais aberto e com menos burocracia. Lembrou também que o Sicredi estará fechando o ano com 70 agências, sendo 20 delas abertas em São Paulo junto com o ABC.

E citou a parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que terá os espaços Sicredi em suas 15 Distritais na cidade. Acabou de ser inaugurada a 14ª agencia no Tatuapé e na semana que vem a 15ª na Lapa. Com isto, demonstra que o cooperativismo está dando certo a passos largos e fazem a diferença. No país são 1.600 agencias o que significa um maior relacionamento com mais crédito.

O setor de associados nas cooperativas cresceu mais de 40 por cento, o que demonstra que o setor bancário está perdendo suas vantagens. Falou também do novo espaço inaugurado, necessário para atender bem a todos. “Assim é que a gente faz a diferença”, acrescentou. No agradecimento final, “todos aqui presentes tem uma contribuição com o cooperativismo”.

E o passo final da cerimônia com a entrega simbólica da chave da agência à gerente Waléria Ianguas, das mãos do presidente Jaime Basso e que teve, em seguida, a participação de todos. Registros em fotos e mais as taças com champanhe para comemorações  — junto ao excelente buffet oferecido a todos.

Assista a íntegra do evento no vídeo postado “Em Tempo Real” na fanpage do DiárioZonaNorte  clique aqui.


Sobre o Fetcesp

Fundado em 1936, o SETCESP é o resultado da união de empresários do Transporte Rodoviário de Cargas atuantes na rota entre São Paulo e Santos, que necessitavam de uma entidade que fosse intérprete central da luta pelos direitos do segmento. 

Hoje, o segundo sindicato de transportes rodoviários de cargas mais antigo do País é dono de uma prolífera história com grandes conquistas, alcançando, com o passar dos anos, abrangência ímpar e credibilidade reconhecida por transportadores, órgãos correlacionados e representantes da esfera política. 

Sempre atualizado nas constantes demandas do TRC, o SETCESP vem sendo crucial e atuante para o desenvolvimento da categoria, não apenas da região que representa, mas sim para todo o Brasil.  Para isso, o Sindicato dá total apoio às empresas com informações, consultas, palestras, consultoria jurídica, entre outros serviços.

Ver mais fotos da solenidade e dos bastidores no link a seguir: clique aqui.

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 110 cooperativas do Sicredi, conta com 31 anos de história e mais de 155 mil associados. A área de atuação da cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD. São 88 espaços de atendimento, sendo 52 no Paraná e 36 em São Paulo (sicredi.com.br/vale-piquiri/).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,6 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 1900 agências e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (sicredi.com.br).

FGCoop

Todos os depósitos mantidos nas cooperativas têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que garante até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ. O valor é o mesmo garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) aos clientes dos bancos. 

Além do FGCoop, as cooperativas filiadas ao Sicredi têm acesso ao sistema de garantia solidária do Sistema, que está alicerçado em cinco pilares: estrutura estatutária, políticas operacionais e procedimentos padronizados, governança corporativa, gestão  centralizada dos recursos e fundos garantidores.

Sicredi – SP:

Escritório Regional-SP:  Av.Paulista, 807 – Bela Vista – (11) 28905300

Paulista – Av. Paulista, 923 – Bela Vista – (11) 3053-4200
Faria Lima –  Av. Brigadeiro Faria Lima, 3311 – Itaim Bibi – (11) 3790-5000
Berrini – Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, 853 – Cidade Monções – (11) 3137-1300
Rebouças – Av. Rebouças, 2023 – Pinheiros – (11) 2930-8200
ACSP/Centro – Rua Boa Vista, 51 – Centro – (11) 3101-4821 / 3101-4899
Campo Belo – Av. Vereador Jose Diniz, 3580 – Santo Amaro – (11) 3143-0000
FETCOOP/V.Maria– R. Orlando Monteiro, 21- V.Maria – (11) 3137.0800
Lapa – Rua Barão de Jundiai, 337 – Lapa – (11) 2892-2155
Mooca –  Av. Paes de Barros, 1845 – Mooca – (11) 2021-2147/2021-1909
Santana – Rua Voluntários da Pátria, 1540 – Santana – (11) 2984-2900
Santo Amaro – Av. Adolfo Pinheiro, 2041 – Santo Amaro – (11) 2592-6446
Tatuapé – Pç. Silvio Romero, 66-68 – Cidade Mãe do Céu – (11) 2890-4600
Vila Maria – Av. Guilherme Cotching, 985 – Vila Maria – (11) 2930-8250            Ipiranga – Rua Silva Bueno, 2104 – Ipiranga  –  (11) 3250-1500.                              Vila Carrão –  Avenida Conselheiro Carrão, 3107 –  (11) 2810-3950

Espaços Sicredi ACSP:

  • Distrital Sudeste/V.Mariana: Rua Afonso Celso, 1959 – V.Mariana – (11) 3180.3271
  • Distrital Pinheiros: Rua Simão Alvares, 517 – (11) 3180.3637
  • Distrital Penha: Rua Gabriela Mistral, 191 – (11) 3180.3012
  • Distrital Centro / Liberdade: Rua Galvão Bueno, 83 – (11) 3180.3580
  • Distrital Ipiranga: Rua Benjamin Jafet, 95 – (11) 3180.3246
  • Distrital Mooca: Rua Madre de Deus, 222 – Mooca – (11) 3180.3092

Sicredi – ABCD:

Diadema – Av. Encarnação, 530 – Piraporinha – (11) 4061-4300 / 4056-4664
Diadema  – ACE DIADEMA – R. das Turmalinas, 98 –  Centro – (11) 4057-1553
Mauá  – Av. Barão de Mauá, 1473 – Jardim Maringá – (11) 4547-6200
Mauá – ACIAM – Rua Guido Monteggia, 151 – Centro – (11) 4541-3089
Ribeirão Pires  – R. Stella Bruna Cecchi Nardelli, 48 – Centro – (11) 4822-8100
Santo André  – Av. Gilda, 120 – Vila Gilda – (11) 4422-7575
S.Bernardo do Campo – Rua Harmonia, 116 – Rudge Ramos – (11) 4366-2400
S.Bernardo do Campo –R.  Imperador, 14 –Nova Petropolis– (11) 4122-6400
São Caetano do Sul  – Av. Goiás, 1685 – Santo Antonio – (11) 4223-4300

Mais informações:     www.sicredi.com.b

d