Home Economia São Paulo Catarina Aeroporto Executivo passa a operar voos internacionais

São Paulo Catarina Aeroporto Executivo passa a operar voos internacionais

Tempo de Leitura: 4 minutos

catarina

A cerca de 60 km da cidade de São Paulo, o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo desde o dia 24 de junho de 2021 pode operar voos internacionais sem depender de terminais maiores como Guarulhos, Viracopos e Recife. catarina

A autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aconteceu em seguida as autorizações expedidas por Receita Federal, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). 

Com a autorização da ANAC, o empreendimento concebido e operado pela  JHSF passa a ser denominado São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, tornando-se o primeiro aeroporto internacional  totalmente privado do país a  operar como aeródromo público sob regime de autorização, com permissão para realizar pousos de aeronaves vindas de outros países e decolagens para fora do Brasil.

No entanto, diferentemente de grandes aeroportos onde os órgãos de controle do governo possuem uma estrutura fixa, no  Catarina será necessário avisar a Polícia Federal, Anvisa, Receita e outros com antecedência de 24 horas para que equipes se desloquem até o local.

catarina

Fim da disputa de espaço de aeronaves executivas em aeroportos comerciais

A mudança vai permitir que os clientes realizem decolagens e pousos de voos internacionais no mesmo aeroporto em que o avião tem sua base, reduzindo custos  de combustível e tarifas aeroportuárias, além do tempo de deslocamento da aeronave para outros aeroportos.

A mudança também facilita chegadas e saídas domésticas e internacionais, com a utilização de pátios contíguos.

catarina

Arquitetura refinada

O projeto arquitetônico dos hangares foi desenvolvido pelo escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture, tendo como referência os melhores aeroportos do mundo. Já o escritório do arquiteto Sig Bergamin foi responsável pelo FBO (Fixed Base Operator) – terminal dedicado à aviação executiva, assim como o novo terminal Internacional.

catarina

Complexo Multiuso

O complexo reúne além do Aeroporto, o Catarina Fashion Outlet,  o futuro Catarina Resort, com espaços para eventos e completa estrutura de lazer e hotel, o Catarina Town, um empreendimento com área total superior a  1MMm2 que integra áreas corporativas, hotel, lojas, serviços e residências em um novo polo de negócios, tecnologia, conhecimento, bem-estar e sustentabilidade no Brasil e a Villa XP, área de 750 mil metros quadrados que, de acordo com as previsões, abrigará a sede da XP Inc. em 2022.catarina

Pista

Inaugurado em dezembro de 2019, o Catarina atingiu a plena de capacidade dos seus hangares já no seu primeiro ano de operação. Com isso, no final de 2020, a JHSF antecipou em um ano o  plano de expansão do empreendimento e elevou a capacidade  para 16 mil m² distribuídos em 5 amplos e modernos hangares e mais de 39 mil m² de pátio.catarina

Operando com uma pista de 2470m e com capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano, tem a  infraestrutura necessária para receber  jatos intercontinentais como os modelos Global 7500 e 8000 da Bombardier, Falcon 6X, 8X e 10X da Dassault Falcon Jet, Legacy 650 e Lineage da Embraer e G650 e G700 da Gulfstream.

Serviços:
  • FBO com serviços de atendimento a passageiros, pilotos e tripulação com Concierge 24/7, lounges exclusivos, sala de cinema, salas para reuniões
  • Hangares para longos períodos e pernoite;
  • Centro de Serviços Autorizado Pilatus;
  • Operação 24 horas, IFR diurno e noturno sem restrição de horários de operação ,  Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (SESCINC) Cat 5, Parque de Abastecimento de Aeronaves (PAA) Próprio, Rádio.

Ficha Técnica:

  • Construído em uma área de 5,2 milhões de m²
  • Pista com 2.470 metros de extensão
  • 16.200 m² de hangar
  • Pátios com 39.020 m²
  • Capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano
  • Projetado especificamente para a Aviação Executiva, visando atender todas aeronaves executivas em voos internacionais de longo alcance.
  • Radio Catarina – Serviço de Informações Aeronáuticas de Aeródromo, Telecomunicações e Meteorologia
  • Operação por instrumentos IFR;
  • FBO (Fixed Based Operator) assinado por Sig Bergamin
  • Hangares projetados pela Triptyque Architecture
  • Capaz de receber jatos executivos intercontinentais de grande porte, como os modelos Global 7500 e 8000 da Bombardier, Falcon 6X, 8X e 10X da Dassault Falcon Jet, Legacy 650 e Lineage da Embraer e G650 e G700 da Gulfstream.

Localizado no Parque Catarina, no km 62 da Rodovia Presidente Castello Branco, o aeroporto está a aproximadamente 35 minutos de carro da cidade de São Paulo.

<com apoio de informações: Nova PR>

D