Home Cultura Letícia Sabatella é o corpo e a alma de “Piaf & Brecht...

Letícia Sabatella é o corpo e a alma de “Piaf & Brecht – uma vida em vermelho”

Piaf
Tempo de Leitura: 4 minutos

Piaf

<< Crítica/Teatro>> === por Aguinaldo Gabarrão (*)

O encontro de duas personalidades marcantes do século XX, o dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898 – 1956) e a cantora francesa Édith Piaf (1915 – 1963) – leia nota abaixo – foi imaginado e escrito pelo dramaturgo Aimar Labaki. Produzido em 2017, o espetáculo volta com toda a sua força poética em curtíssima temporada no belíssimo Teatro B32.

Concebido para um encontro imaginário, o palco despojado de cenografia é ocupado por músicos, alguns poucos adereços e um divã recamier, elementos esses mergulhados no desenho de luz impecável. Tudo isso com muita e boa música nas vozes dos atores Fernando Alves Pinto (Terra Estrangeira; Nosso Lar) e de Letícia Sabatella (Nos Tempos do Imperador; Chico Xavier).

Piaf

Os ótimos músicos também participam em algumas cenas e o melhor que oferecem neste momento é não tentarem ser o que de fato não são: atores. Isso permite que fiquem mais à vontade e brinquem com as propostas de quebra da quarta parede (a ilusão de realidade) costuradas pelo diretor Bruno Perillo, que cativa o público e traz o clima de um descontraído cabaré.

Referências contextualizadas ao momento caótico do país, das falsas notícias e do descaso com a cultura são inseridas pelos atores, o que encontra eco imediato com o público. Não poderia ser diferente, principalmente se temos em cena duas personalidades provocadoras no seu tempo e na história que construíram.


Vídeo/Trechos do espetáculo — clique na imagem abaixo:

 


Racionalidade x Emoção

Fernando Alves Pinto faz escolhas arriscadas ao compor um Brecht menos racional, beirando a displicência que somente o ator pode avaliar pelo resultado que obtém com sua parceira e pelo retorno imediato do público. Mas a performance do ator ao cantar é, sem dúvida, instigante.

Letícia Sabatella supre com sua interpretação vigorosa o que esse encontro fictício poderia oferecer: o embate entre a racionalidade científica de Brecht e o transbordamento da emoção no mais alto grau em Piaf.

Mas os embates entre as personagens, por vezes, perdem força por conta do formalismo técnico utilizado pelos atores nas interrupções, com o objetivo de lembrar ao público de que tudo é um “faz de conta”. Apesar disso, o valor do conjunto permite a Sabatella, no pleno domínio do seu corpo, voz e de sua emoção, cantar e revelar a alma pulsante e dilacerada da grande cantora francesa.

O teatro B32

PiafPensado para se relacionar de forma transparente e integrada com a cidade, possui uma belíssima fachada de vidro no fundo do palco, o que permite mostrar a paisagem da cidade, integrando o espaço cênico à urbanidade. A sala possui 480 lugares e pode acomodar mais 900 pessoas em pé. Sua construção permite transformar o espaço para abrigar a variedade de eventos culturais realizados na cidade de São Paulo. O teatro está integrado com uma praça. Possui cafeteria e estacionamento próprio e Valet.


Édith Piaf (1915 – 1963) == Édith Giovanna Gassion, foi cantora, compositora e atriz francesa. Sua música expressa a conturbada vida que levou: drama e tragédia. Em 2007 sua biografia foi contada no filme “Piaf – Um Hino ao amor”, com a atriz Marion Cotillard, ganhadora do Oscar em 2008.

Bertolt Brecht (1898 – 1956) ==  Poeta, dramaturgo, escritor e ensaísta alemão. Um dos maiores dramaturgos do teatro mundial. Sua concepção de teatro dialético preza pela historicização (retomar e reavivar experiências históricas) com o objetivo científico de consciência política e tomada de atitude.


Serviço:

        PIAF & BRECHT – Uma vida em vermelho

  • Local: Teatro B32 (480 lugares)
  • Endereço:  Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3732, Itaim Bibi, SP.
  • Apresentações:  2, 3 e 4 de junho (quinta, sexta e sábado)
  • Horário: quinta a sábado 20h
  • Classificação: 12 anos
  • Duração:  01 hora e 40 minutos
  • Ingressos: Plateia 1: Inteira 120,00 –  Meia 60,00 // Plateia 2: Inteira 100,00 –  meia 50,00  // Plateia 3: Inteira 80,00 – meia 40,00  //Balcão 1 e 2: Inteira 60,00 –  meia 30,00 –
  • Ingressos através do link: https://teatrob32.byinti.com/
 Ficha técnica

Elenco: Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto // Texto: Aimar Labaki // Direção geral: Bruno Perillo // Direção musical: Lincoln Antonio // Músicos: Demian Pinto (Piano), Zéli Silva (contrabaixo acústico), Giba Favery (bateria e percussão) // Assistente de direção: Cacau Merz // Cenário: Marisa Bentivegna // Figurinos e Visagismo: Kleber Montanheiro // Iluminação: Aline Santini // Operador de Luz: Caverninha // Op. Som: Diego Felipe // Coordenador de palco: Lucia Martinusso // Fotografia: Flávia Canavarro / Lenise Pinheiro // Assistente de Produção: Gabriela Newlands // Direção de produção: Bianca De Felippes // Realização: Gávea Filmes // Apoio: Teatro B32 e Blue Tree Premium //Assessoria de Imprensa: Morente Forte-Beth Gallo.


 

Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.

 


 

 

d