Home Cotidiano Meio ambiente: caçambas no Metrô de SP alertam para o descarte correto...

Meio ambiente: caçambas no Metrô de SP alertam para o descarte correto de entulho 

Tempo de Leitura: 2 minutos

 

  • 80% do entulho é descartado de forma clandestina no Brasil
  • Todo mundo gera entulho, seja na reforma, na demolição ou na construção

No mês em que é celebrado o Meio Ambiente, parte das estações do Metrô de São Paulo recebem a campanha “Você é responsável pelo resíduo que gera”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos da construção e de outros produtos considerados lixo e entulho. A iniciativa é da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (ABRECON).  

A partir desta 6ª feira (03/06/2022), e até o próximo dia 30, as estações da Linha 1-Azul: Luz e Paraíso, mais as do  Tatuapé, Vila Prudente, São Mateus e  República terão expostas caçambas cenográficas para chamar a atenção de quem passa por estes locais. De acordo com a Pesquisa Setorial Abrecon 2020, o brasileiro gera aproximadamente 500 quilos de resíduos da construção e demolição por ano.

Os descartes clandestinos e ilegais de lixo e entulho desvalorizam bairros e cidades, além de onerar o poder público e o cidadão. Para cada metro cúbico descartado de forma irregular, a prefeitura gasta aproximadamente R$ 150,00 para remover e destinar o material. É dinheiro do contribuinte sendo jogado fora, segundo dados da ABRECON.

Os passageiros podem obter mais informações a respeito de como descartar corretamente o entulho de uma obra apontando o celular para o QR Code existente na lateral das caçambas. A ABRECON também disponibiliza um site (www.abrecon.org.br) para que as pessoas se informem sobre os locais para o recebimento de resíduos de forma gratuita, no caso de pequeno gerador, e outros resíduos.  

Os cuidados e as multas

Ainda que seja óbvio, muita gente acha que a responsabilidade sobre os resíduos acaba no momento em que a caçamba sai da obra, mas não.

De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, o gerador é responsável pelo resíduo até a sua destinação, ou seja, em caso se descarte clandestino e irregular, o cliente gerador estará sujeito às penalidades da lei.

Além de multa e recolhimento do equipamento, o infrator pode até ser preso em caso de reincidência e área protegida. As regras de locação de caçambas estacionárias não permitem o descarte do entulho em local não licenciado.

Para colaborar com uma cidade mais limpa e justa, qualquer cidadão pode denunciar crimes relacionados ao descarte irregular de lixo e entulho pelo telefone 156 da prefeitura, ou 190 ou http://denuncia.sigam.sp.gov.br/

A ABRECON  disponibiliza um site para os cidadãos buscarem os locais para o recebimento de resíduos de forma gratuita, no caso de pequeno gerador, e outros resíduos: mapa.abrecon.org.br.


SERVIÇO 

              Ação de conscientização sobre descarte adequado de entulho

  • Data: 3 a 30 de junho
  • Estações: Luz, e Paraíso (Lina 1-Azul)
  • Outras estações: Tatuapé e República (Linha 3-Vermelha), São Mateus (Linha 15-Prata) eVila Prudente (Linha 2-Verde)

<<Com apoio de informações/fonte: Ass.Imprensa Metrô-SP e ABRECON >>

 

d