Home Região “Estantes da Zona Norte” chega à 7ª edição, distribuindo gratuitamente mais de...

“Estantes da Zona Norte” chega à 7ª edição, distribuindo gratuitamente mais de 180 mil livros nas estações do Metrô.

Tempo de Leitura: 4 minutos
da Redação DiárioZonaNorte

Pelo sétimo ano consecutivo,  a Rede Social Zona Norte (RSZN) realizou  o projeto “Nas Estantes da Zona Norte”, que este ano distribuiu gratuitamente mais de 25 mil livros nas estações de Metrô  Jardim São Paulo/Ayrton Senna,  Parada Inglesa e Tucuruvi.

A ação aconteceu nesta 5ª feira (01/11/2018) entre 11 e 15 horas e sempre ocorre próxima  ao  Dia Nacional do Livro –  comemorado anualmente em 29 de outubro.    O tema escolhido para este ano foi   #ESPALHELIVROS

Sete anos com livros

Nas sete edições do projeto, o “Nas Estantes da Zona Norte”  fez com que cerca de  182 mil livros pudessem chegar  as mãos da população.  

As bibliotecas municipais Narbal Fontes, Pedro Nava, Nuto Sant’Anna, Padre José de Anchieta, Menotti Del Picchia, Sylvia Ortoff e Biblioteca de São Paulo, mais os Jovens Monitores Culturais dessas bibliotecas , assim como também a Associação Amigos do Tremembé e o Senac Santana, além do grupo de Contadoras de Histórias voluntarias do projeto, são os membros da Rede e apoiam esta iniciativa, juntamente com outros apoiadores fundamentais, como a GoodStorage, Instituto Center Norte , Sebrae e Porto Seguro,  responsáveis por colocar o projeto em prática.

Shopping Center Norte foi um dos pontos de coletas de livros do projeto. As caixas para doação ficaram posicionadas estrategicamente no acesso às docas (área de carga e descarga) e no hall de entrada da administração, onde há grande fluxo de pessoas diariamente.

Os livros distribuídos gratuitamente às pessoas que circularam fora e dentro das estações do metrô,  tinham temas variados e  o objetivo de despertar o interesse pela  leitura de forma simplificada.  Além de melhorar o desenvolvimento do raciocínio, aprimorar o conhecimento e contribuir para a  sociabilização em qualquer fase da vida,  ler ajuda a prevenir o mal  de Alzheimer, doença degenerativa que atinge os idosos.

Quem colabora

Além do  Center Norte, outras empresas colaboraram com mais um sucesso do evento:  Instituto Center NorteGoodstorageNew Star Editora PaulusLivrarias Curitiba,  Porto Seguro Grupo AutênticaSenac SantanaBibliotecas Municipais da Zona Norte, Semear–Associação para Integração e Apoio à Pessoas com Deficiência, Instituto OMPLivrarias CuritibaRede de HistóriasInstituto Espaço VidaProjeto Oh!quideaCentro Espirita Hovsana KrikrorJovens Monitores CulturaisGrupo Geração SolidáriaMaria Marta VavassoriEduardo BrittoCenter Norte,  DiárioZonaNorteSP NorteGazeta da Zona NorteUniverso ZN, e diversos doações  anônimas completam  a lista de apoiadores do projeto.

Várias atrações 

As pessoas acotovelavam-se em frente às mesas dos livros, enquanto os voluntários da Rede Social Zona Norte, convidavam a população para levarem os exemplares gratuitamente“ recomendando que após a leitura, passassem o livro à frente para um novo leitor”.

Enquanto isto, na Estação Parada Inglesa, o ator e membro da RSZN, Amilton Ferreira, transformado em Charles Chaplin lembrava Carlitos nos característicos passinhos-tortos e o vai-e-vem da bengala, como uma atração à parte chamava a atenção de todos – e corria de uma estação a outra para entreter as pessoas nos demais pontos da distribuição de livros.  O ator Nicanor Ribeiro – sósia do Rei Pelé–, também interagiu com a população.

Na estação Jardim São Paulo,  os alunos da Brinquedoteca Porta Joias participaram da Contação de História e Mediação de Leituras com as contadoras Dora Estevez e Sueli Mello.

Na  estação Parada Inglesa, as contadoras Rita Nasser e Heloisa Tokunaga encantaram os alunos do  Colégio Adventista de Tucuruvi com suas histórias e estórias.  E na estação Tucuruvi, os alunos da Escola Estadual Silva Jardim, participaram com uma atividade de contação de histórias e mediação de leituras  com as contadoras Claudia Ricci e Rosana Cerqueira.

Sobre a Rede Social Zona Norte  (RSZN)

A Rede Social Zona Norte nasceu em abril de 2010 com o objetivo de unir pessoas e organizações, além de criar um ambiente propicio para concretização de propostas que favoreçam o desenvolvimento da região. Fomentada pelo programa “Rede Social do Senac São Paulo” articula atores sociais locais para a elaboração e implementação de projetos de interesse comum de forma colaborativa. Atualmente é constituída por mais de 190 membros, dentre eles,  representantes do poder público, organizações sociais, empresas privadas, moradores da Zona Norte e lideranças comunitárias.

RSZN-Voluntários/Jardim São Paulo: Maria Aparecida Cruz de Souza – coordenadora, Ana Paula Robert Neto, Antonio Carlos Marques Letra, David Patrik dos Santos, Dora Bueno Estevez,  Elizabeth Cristina Freitas Letra, Francisco Eduardo Britto Araujo, Ingrid Santos da Silva, Lassierra Jhonatan Guedes, José Carlos Nakazone, Katiane Pereira da Silva e Silva,  Sandra Vanderlei de Amaral, Solange Vanderlei de Amaral, Sueli Mello, Valeria Vanderlei de Amaral,  Vinicius S.C. Nascimento.

RSZN-Voluntários/Parada Inglesa: Cesar Kawamura (coordenador), Amilton Ferreira, Diorgenes Duarte,  Erica Sarraf Fernandes Biondo,  Eva da Silva Ern,  Heloisa C.T. Tokunaga,  Ivaldo A. Ferreira, Ione Maciel, Jean Martins Oliveira, Lucas Matheus Linhares Soares, Luiz Felipe Lopes de Jesus, Maria Aparecida de Oliveira, Maria Laura Costa Coelho, Monica Digiacomo Machado, Nicanor Ribeiro, Rafael Gomes da Silva, Rita Aparecida Nasser Gomes, Tatiana Bianchini  e Vera Agueda.

RSZN-Voluntários/Tucuruvi:  Raquel Beatriz da Conceição (coordenadora), Amanda Roberta da Silveira, Bruna Edilamar de Oliveira, Claudia Regina Ricci, Elizabeth Pedrosa, Erico Rodrigues Costa, Guilherme Farias Neves, Guilherme Soares Sampaio, José Heleno Oliveira Gomes de Oliveira, Juan Pereira Assumpção, Mario Luz Alves de Souza, Patrick Anderson, Melina Isabel Campanini, Regina Helena Lima Monteiro, Rosana Cerqueira Dias, Stefan Ribeiro Dias, Tamires Silva Lima, Thaís da Silva Farias e Vinicius de Souza Costa.

d