Home Estilo DZN Dia dos namorados: arrase na cozinha com massa e vinho

Dia dos namorados: arrase na cozinha com massa e vinho

dia do tomate
Tempo de Leitura: 4 minutos

da Redação DiárioZonaNorte

Atenção atenção, corações apaixonados! Vamos dar uma mãozinha para vocês comemorarem o Dia dos Namorados em grande estilo! Que tal comemorar juntinho com quem você ama, cozinhando uma bela massa acompanhada de um vinho incrível?

Para a empreitada, pedimos ajuda para o  pessoal da Casa Flora Importadora que nos indicou as massas italianas Penne Rigate Paganini e  Cuore Di Gragnano Tricolore da La Fabbrica della Pasta di Gragnano. 

Paganini

A Paganini já é conhecida do público brasileiro. Os produtos são selecionados nas melhores regiões da Itália: azeites da Úmbria, acetos da Emília-Romanha, massas de grano duro da Puglia, tomate pelado da Campânia, arroz, polenta e couscous do Piemonte e funghi porcini da Toscana. A marca alia a tradição e o estilo de vida europeus com a mais alta tecnologia na elaboração desses alimentos.

Os mais de 30 cortes de massas Paganini são produzidos no sudeste da Itália e elaborados com sêmola 100% de grano duro, que reproduz a textura al dente. Além de reduzir o tempo de cocção e produzir uma massa mais elástica, que não se rompe durante o cozimento, o grano duro também agrega alto valor nutritivo. Entre os tipos, destacam-se as massas grano duro com ovos (na receita, 6 ovos por quilograma de massa), que traduzem o mais puro sabor de uma massa feita em casa.

Gragnano

Os produtos da  La Fabbrica della Pasta Gragnano, vêm ganhando a preferência dos brasileiros por sua qualidade e cortes diferenciados.  Com sede em Gragnano (província de Nápoles), as massas  Gragnano são de elaboração artesanal, trabalhadas em fôrmas de bronze, secagem longa e delicada em baixa temperatura.

Produzidas com sêmola de grano duro de primeira extração e a  água puríssima do Monte Lattari, como segundo ingrediente base. Este é o modelo de produção de grande qualidade, que resulta em poucos exemplares, mas tem literalmente conquistado o exigente paladar de clientes nos quatro cantos do mundo.  O formato  Cuore di Gragnano tem produção limitada e  foi desenvolvido especialmente para o Dia dos Namorados e combina com as mais variadas receitas.

Vinhos

Para acompanhar as massas, a Casa Flora Importadora sugere  o chileno Estrellas Reserva Cabernet Sauvignon da vinícola  Santa Carolina, o argentino  Nieto Senetiner Fran Malbec da Bodegas Nieto Senetiner e o italiano Sensuale Moscato Basilicata da vinícula Vigneti Del Vulture.  Veja as fichas técnicas dos vinhos no final da matéria.

As massas e os vinhos fazem parte do portfolio de mais 1500 itens entre massas, arrozes, azeites, queijos, conservas, temperos, vinhos, cervejas, destilados, água entre outros produtos.

A receita

Escolhemos preparar  o  Penne Rigate Paganini com um suculento molho à Amatriciana do livro 160 Receitas de Molhos – do jornalista Silvio Lancelotti (Editora LPM).  Para harmonizar, o Estrellas Reserva Cabernet Sauvignon – da Santa Carolina.

Ingredientes:

  • 01 pacote de Penne Rigate Paganini
  • 1 generosa colherada de manteiga
  • 1 generosa colherada de azeite de olivas
  • ¼ de cebola  finamente picada
  • 150 gramas de guanciale, as carninhas gordurosas que ficam na bochecha do porco, cortada aleatoriamente (pode substituir por bacon)
  • Pimenta vermelha
  • As polpas descascadas e bem enxutas de três tomates cortados aleatoriamente.
  • Sal

Coloque a água do cozimento do macarrão para ferver. Cinco litros são o suficiente.

Aqueça  o azeite. Nele, derreta  a manteiga. Refogue  as guanciale (ou bacon).  Deixe  mesmo que os pedaços fiquem bem crocantes. Retire. Reserve  em lugar amornado.  Na mesma mistura de azeite e manteiga, refogue  a cebola até dourar, adicione as polpas dos tomates. Tempero com um pouco de sal e um pouco mais de pimenta. Cozinhe por exatos oito minutos em chama vivíssima. Incorpore  as guanciale (ou bacon).

Sobre a Casa Flora

Em 2020 completa 50 anos de atividades. Ao longo deste tempo, tornou-se o local dos melhores produtos na mesa e na adega de famílias brasileiras. Em primeiro lugar, a qualidade dos melhores queijos, alimentos gourmet, vinhos, cervejas, com produtos brasileiros e importados.  Tudo começou na cidade de Flora, município mineiro de Três Corações. O queijo foi o produto que marcou a origem em 1955 da Casa Flora e a uva o ingrediente que fez a estreia da empresa como importadora, em 1992, vinda do Chile E a partir daí foram chegando produtos dos mais variados, atingindo mais de dois mil itens.

No item vinhos, a Casa Flora tem um dos acervos mais completos e conceituados do mercado enogastronômico, com  marcas líderes e de prestígio internacional. Com a cervejaria da Paulaner na Alemanha tem a exclusividade no Brasil,  sendo a organizadora oficial da legítima Oktaberfest, desde 2015.

Serviço:

Loja física Casa Flora em São Paulo:

  • Rua Santa Rosa, 207 – Brás – SP – 11 2842-5199
  • Entrega para grande São Paulo – mas compras a partir de R$ 300,00 o frete é gratuito.  Acesse  www.casaflora.com.brO DiárioZonaNorte  participou da experiência Dia dos Namorados com as  delícias da Casa Flora Importadora,   a convite da  Anagrama Eventos e Comunicação.

d