Home Estilo DZN Dia do Tomate: comemore com um incrível penne com ragu de costela

Dia do Tomate: comemore com um incrível penne com ragu de costela

Dia do Tomate
Tempo de Leitura: 5 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte
  •  Fruto é originário das Américas do Sul e Central
  • O Brasil produz sete tipos de tomates
  • Aprenda uma incrível receita de penne com ragu de costela

O Dia do Tomate é comemorado no dia 1 de fevereiro. O tomate não é um legume, é um fruto nativo das  Américas do Sul e Central. Os primeiros registros indicam que os primeiros a cultivá-lo e consumi-lo foram os povos Incas e Astecas.

Levado para a  Europa pelos espanhóis, o tomate é rico em licopeno e vitamina C.  Existem centenas de tipos de tomates, alguns mais ácidos, outros mais adocicados, carnudos ou com mais polpa.  No Brasil, produzimos sete tipos:  Carmem, Débora, Caqui, Holandês, Italiano, Cereja  (vermelho e amarelo) e Sweet Grappe.

Dia do Tomate
Tomates San Marzano frescos
Tomate com Denominação de Origem

Aqui, somos apaixonados pelo saboroso tomate San Marzano.  De origem italiana, são colhidos a mão, os frutos são compridos, pontiagudos, com uma polpa espessa de coloração intensa e é um produto italiano de categoria D.O.P.  (Denominação de Origem Protegida), cultivados em solo vulcânico à sombra do Monte Vesúvio, na Itália, que lhe confere um terroir único.

Dia do Tomate

La Vera Pizza Napoletana

O San Marzano, ao lado lado da mozzarella fresca (Fior Di Latte) – produzida dentro dos padrões napoletanos e também patrimônio imaterial da Unesco do queijo parmigiano e  folhas frescas de Basílico (manjericão italiano, com folhas largas e mais perfumado), brilham na  “vera pizza napoletana”, com massa de longa fermentação,  reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco –  em 2017.

Movimento Slow Food

De uns cinco ou seis  anos para cá, cozinhar caiu no gosto dos brasileiros e a cozinha se transformou no principal ambiente da casa. Mudou também a percepção das pessoas em torno da própria alimentação e cresceu a procura de ingredientes diferenciados

O movimento “slow food”, que  valoriza a comida de verdade, a relação entre produtores e produtos locais, preservando técnicas de produção e suas tradições, ganhou fôlego.

Protagonismo e curadoria

De forma muito natural, a Casa Flora Importadora, se transformou em uma das protagonistas deste movimento ao trazer para a mesa do brasileiro o melhor da enogastronomia nacional e internacional,  com um portfolio de mais de 1500 itens entre massas, arrozes, azeites, queijos, conservas, temperos, vinhos, cervejas, destilados, água entre outros produtos.

Dentro deste contexto, o DiárioZonaNorte está há  dez  anos escrevendo muito sobre gastronomia, dando dicas para todos os gostos e bolsos, avaliando vários restaurantes com visitas anônimas (e alguns são tão ruins, que vocês nunca ficaram sabendo), ajudando você na descoberta de ingredientes nacionais e importados, finalmente foi para a cozinha.

Para comemorar o Dia do Tomate, ensinamos um penne com ragu de costela, preparado com a linha de produtos Paganini – que chega ao Brasil pelas mãos da Casa Flora Importadora.

A Paganini já é conhecida do público brasileiro. Os produtos são selecionados nas melhores regiões da Itália: azeites da Úmbria, acetos da Emília-Romanha, massas de grano duro da Puglia, tomate pelado da Campânia, arroz, polenta e couscous do Piemonte e funghi porcini da Toscana.

A marca alia a tradição e o estilo de vida europeus com a mais alta tecnologia na elaboração desses alimentos.

Dia do Tomate

 

Em março de 2021, a  linha de polpas de tomate da Paganini alcançou o posto de Líder de Vendas da categoria no Brasil, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS, auditada pela Nielsen. A colocação atestou a alta qualidade dos atomatados da marca Italiana e a preferência do consumidor brasileiro.

A receita

Escolhemos fazer o penne  com um molho encorpado, pedaçudo e muito perfumado.  A  carne que acompanha nossa massa é a costela, que depois de cozida e desfiada, fará parte de um saboroso ragu. O toque de sabor desta costela é dado pelo aceto Balsâmico Paganini.

dia do tomate

Ingredientes:

Costela
  • 01 kilo de costela de boi  (ponta de agulha – com bastante carne) em pedaços
  • 01 xícara de salsão em pedaços
  • 03 dentes de alho
  • ½ cebola  picada
  • 01 folha de louro
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 02 colheres de sopa de Azeite Extravirgem Paganini
  • 02 colheres de sopa de aceto Balsâmico Paganini
  • 01 pacote de penne Paganini

Modo de fazer:

Comece colocando uma chaleira com água para ferver (mais ou menos um litro).

Em uma panela de pressão, coloque o azeite Paganini, a cebola, o alho, salsão e o louro.  Refogue bem e acrescente a costela e o aceto balsâmico Paganini, o sal e a pimenta do reino. Misture tudo muito bem. Cubra a carne  com  a água fervente.  Feche a panela e conte 50 minutos após pegar pressão.

Terminado o prazo, desligue a panela e espere sair a pressão. Retire a carne da panela e reserve o caldo.  Espere esfriar um pouco e desfie. O peso, tirando ossos, após cozida fica em torno de 700 gramas.

Pulo do gato:  você pode preparar a costela com antecedência e guardá-la na geladeira.

Ragu de Costela
  • 700 gramas de costela cozida e desfiada
  • 01 cebola  roxa  milimetricamente picada
  • 02 dentes de alho espremidos
  • 01 xícara de bacon  sem o couro – cortado em cubos bem pequenos –
  • ½  colher de sopa de manteiga sem sal
  • 01 colher de sopa de azeite Extravirgem Paganini
  • 02 latas de tomates italianos  sem pele em cubos Paganini
  • 1/2 xícara do caldo do cozimento da costela –  coado (guarde o restante para fazer um risoto ou um brodo)
  • Folhas de  manjericão fresco (guarde alguns para decorar a massa)
  • 01 pitada de noz-noscada

Antes de começar a fazer o ragu, coloque uma panela com 5 litros de água no fogo com uma colher de sopa de sal, onde o macarrão será cozido.

Em uma panela larga, coloque a manteiga, o azeite Paganini, a cebola e o alho. Mexa o tempo todo, até a cebola ficar transparente. Acrescente o bacon, refogue até ele ficar ligeiramente dourado e soltar um pouco de gordura.

Acrescente a costela cozida e desfiada. Misture para incorporar. Deixe fazer um fundo na panela.  Acrescente os tomates italianos e o caldo de carne e folhas de manjericão.  Misture para incorporar,  acerte o sal e abaixe o fogo até encorpar.

Cozinhe um pacote de penne Paganini por cerca de 8 minutos ou até ficar ao dente.

Escorra e misture com o ragu de costela. Acompanhe com queijo  parmesão ralado e comemore o Dia do Tomate em grande estilo.

<com apoio de informações: Anagrama Eventos e Comunicação>

 d