Home Cultura 100 anos da Semana de Arte Moderna proporciona tour guiado pelo centro...

100 anos da Semana de Arte Moderna proporciona tour guiado pelo centro de SP

semana de arte moderna
Tempo de Leitura: 3 minutos

 

  • É um tour gratuito de 3 horas pelos pontos históricos do centro de São Paulo
  • Em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna
  • O passeio será realizado todos os sábados de fevereiro

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, o Tour Guiado a pé, totalmente GRATUITO,  pela região do Centro Velho e Novo da cidade de São Paulo, “Em Busca dos Modernistas”, conta a história da Semana de 22, que completa 100 anos no dia 13 de fevereiro (domingo).

O passeio abordará a história do movimento a partir da arquitetura, monumentos, obras de arte públicas “escondidas” e declamação de poemas, em uma caminhada com a intenção de transportar o público para as primeiras décadas do século passado

Esse evento é organizado pelo Pátio Metrô São Bento, o passeio acontece em todos os sábados do mês de fevereiro. O roteiro foi criado pela guia de turismo Tereza Cristina Ferreira Batista do projeto “São Paulo com Afeto”.

O Movimento Modernista em busca do “estilo novo”

A Semana de Arte Moderna foi um verdadeiro marco na história de São Paulo. Considerada um divisor de águas na cultura do Brasil, foi organizada por um grupo de intelectuais e artistas no ano da celebração do Centenário da Independência.

A defesa de um novo ponto de vista estético e o compromisso com a independência cultural brasileira fizeram do modernismo sinônimo de um “estilo novo”, diretamente associado à produção realizada sob a influência de 22.

O evento aconteceu entre 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, e contou com a exposição de obras de arte no saguão do teatro, além de palestras, declamações de obras literárias e apresentações musicais nas noites dos dias 13, 15 e 17 de fevereiro.

A principal função da Semana de 22 para a história da arte brasileira foi romper o conservadorismo vigente no cenário cultural da época. Não havia um conceito que unisse os artistas, nem um programa estético definido. O objetivo era destruir o status quo, o que conseguiram anos depois.

A conexão do centro com a história

O tour “Em busca dos Modernistas” conta a história do movimento a partir da arquitetura, monumentos, fotografias, poesias e literatura. Em uma caminhada que transportará o público para as primeiras décadas do século passado, o roteiro estabelece uma conexão entre o Centro, a história de São Paulo, o Movimento Modernista, suas personalidades e sua produção artística.

Naquele momento próspero, a sociedade paulistana se transformou diante do crescimento vertiginoso, fruto da expansão cafeeira, da indústria crescente, da vinda de imigrantes e da ferrovia. O mercado das artes e da arquitetura acompanhou todo este progresso.

O roteiro que resgata a memória

Esta grande efervescência no campo das artes e costumes, culmina na famosa Semana de Arte Moderna de 1922. O passeio resgata a memória e a presença dos Modernistas na São Paulo do começo do século XX, passando por locais onde Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral, frequentaram e fizeram história, seja com seus encontros profissionais, acadêmicos, literários, artísticos e até mesmo amorosos.

Com saída às 11 horas, um passeio programado em 3 horas de percurso para se viajar no tempo através de fatos, versos, construções, escândalos e poesia pelo Centro de São Paulo.

Serão 11 pontos básicos que serão visitados com o seguinte trajeto:  * Pátio Metrô São Bento / *  Rua São Bento / *  Praça Antonio Prado / *  Rua Líbero Badaró / *  Praça do Patriarca / *  Largo da Misericórdia / *  Viaduto do Chá / *  Rua Barão de Itapetininga / * Praça da República / * Biblioteca Mário de Andrade / *  Pátio Metrô São Bento


Serviço:
Tour Guiado – Em Busca dos Modernistas

Realização: Pátio Metrô São Bento e São Paulo com Afeto
Dias: Todos os sábados de fevereiro (5, 12, 19 e 26)
Saída: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia
Horário: às 11 horas (retirada de senhas a partir das 10h30)
Senhas: Sujeitas à lotação
Duração aproximada: 3 horas
Valor: Grátis


Sobre o Pátio Metrô São Bento ==  Localizado aos pés do Mosteiro, dentro da Estação São Bento do Metrô, o Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto. Desenvolvido pelo consórcio Scopus Ita Shopping,  é composto por praça de alimentação, deck a céu aberto e praça de eventos, que recebe atrações culturais regularmente. Site: clique aqui

Sobre Tereza Cristina Ferreira Batista == Técnica em Guia de Turismo em Excursão Nacional e América do Sul e Regional São Paulo pela Escola ABL e Associados. Há sete anos atua como guia de turismo, elaborando e executando roteiros por museus e bairros na cidade de São Paulo e no interior.  Integra há 6 anos  o grupo de guias de turismo independente chamado Caminhos do Triângulo, que atua no centro velho de São Paulo. Há 4 anos têm se dedicado ao estudo e elaboração de roteiros que abordam o Modernismo e a Semana de Arte Moderna em São Paulo. Instagram.com/saopaulocomafeto


< Com apoio de informações/fonte: Comunicação Conectada/Glauco Braga >