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Obra da Linha 6 Laranja do Metrô desmorona e abre cratera na Marginal Tietê

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Reprodução: Globonews
Tempo de Leitura: 2 minutos
da Redação DiárioZonaNorte
  • Tatuzão teria atingido adutora da Sabesp e fez com que o túnel escavado inundasse
  • Parte do asfalto da Marginal Tietê cedeu
  • Três faixas da pista, sentido Ayrton Senna estão interditadas

Parte da obra da Linha 6-Laranja do Metrô desmoronou na manhã desta 3ª feira (01/02/2022), na região do Piqueri – cerca de 500 metros  da ponte do  Piqueri – sentido Rodovia Ayrton Senna.

As imagens captadas pelo helicóptero da Globonews, mostram que a construção  entrou em colapso por volta das 09h e  rompeu, sendo  invadida pelas águas do leito do Rio Tietê, formando uma cratera que  engoliu o asfalto.  Não há registro de vítimas fatais.

Tubulação perfurada

O Corpo de Bombeiros foi acionado e, informações preliminares indicam que a tuneladora – equipamento conhecido como “tatuzão” – usada nas escavações do túnel no trecho sentido sul, entre as estações Santa Marina e São Joaquim  teria perfurado um encanamento da Sabesp, fazendo com que o túnel escavado se inundasse.  A concessionária já foi acionada.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, dois funcionários foram atingidos pela água poluída do Rio Tietê, sendo retirados e encaminhados ao Pronto-Socorro, por precaução.

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Reprodução Globonews

Imagens do helicóptero da Globonews mostram que a cratera aumentou de tamanho, desde o momento do acidente.

Três faixas da Marginal Tietê foram  totalmente bloqueadas e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)  orientam os motoristas no local.

O trabalho do Tatuzão

A tuneladora que percorrerá o trecho sul da obra  pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,61 metros. Ela pode perfurar aproximadamente 12 metros por dia.

A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem e esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. São necessárias 45 pessoas para operar a tuneladora.  Atualmente, as obras da Linha 6-Laranja do Metrô contam com 19 frentes de trabalho simultâneas.

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A Linha 6-Laranja do Metrô terá 15,3 km e ligará a Brasilândia e Freguesia do Ó à região central de São Paulo, atendendo mais de 630 mil passageiros por dia.  O trajeto será feito em até 23 minutos – atualmente, o tempo médio é de 1h30 por meio de ônibus

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As obras ficaram paralisadas por  quatro anos. Em 2020, o Grupo Espanhol Acciona assumiu  a execução do Contrato de Concessão Patrocinada, celebrado em 18/12/2013 entre o Governo do Estado de São Paulo e o consórcio Move São Paulo. 

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