da Redação DiárioZonaNorte ===

Há cerca de uma semana, o Papa Francisco comentou em uma de suas mensagens no Vaticano dirigida aos brasileiros, “estou com saudades do Brasil”. Além de estar comovido e preocupado com as notícias do Covid-19/Coronavirus, havia mais uma razão feliz para sua lembrança.

O presente do Papa === O papa estava preparando um justo e merecido título de homenagem no momento que será comemorado os 125 anos, no próximo domingo (12jul2020),  da tradicional Paróquia Sant´Ana, aqui na Zona Norte. E o padre Beto ( José Roberto Abreu de Mattos ) sabia o que ia acontecer, mas escondia a novidade de todos. “Vocês vão receber uma boa notícia, um presente do Papa Francisco, em comemoração aos 125 anos de nossa Paróquia, que não posso contar agora”, comentava durante as palestras nas missas on-line pelo Facebook e nas conversas.

O anúncio === E não demorou muito. Na manhã deste domingo (05jul2020), os sinos da Paróquia Sant’Ana repicaram solenemente com mais força e alegria,  quando o anúncio de sua elevação à “Basílica Menor” pela Santa Sé.  Distante cerca de 10 quilômetros, no marco zero da cidade, o anúncio foi feito  pelo arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer – que encaminhou o pedido ao Vaticano, depois de aprovado por vários setores da Igreja Católica no Brasil –, no encerramento da missa celebrada na Catedral da Sé. “A Santa Sé elevou a igreja matriz da Paróquia Sant´Ana, o que significa que o importante reconhecimento e o título de Basílica menor”, esclareceu o arcebispo.

De acordo com as leis eclesiásticas, as  basílicas tem uma importância especial para a vida litúrgica e pastoral de uma diocese. E, desta forma, mantém “um  vínculo maior com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”. Esse título é concedido somente pelo Papa e requer os requisitos principais de grande veneração dos cristãos, transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração.

No documento, uma explicação: “Entre as Igrejas de uma diocese, em primeiro lugar e com maior dignidade, está a Catedral, na qual é colocada a Cátedra, sinal do magistério e do poder do Bispo, pastor da sua diocese, e sinal da comunhão com a Cátedra romana de Pedro. Seguem-se depois as igrejas paroquiais, que são sede das várias comunidades da Diocese. Existem, além disto, os santuários, aos quais acorrem em peregrinação os fiéis da Diocese e de outras igrejas locais”. <<(*) leia  mais no final sobre as Basílicas.>>

A responsabilidade == Nos seus 50 anos de idade e há dois anos como pároco na então Paróquia Sant´Ana, o Padre Beto — que agora passa a ser “reitor” da nova Basílica — ,  dentro da Catedral teve um arrepio de satisfação ao ecoar o anúncio naquele grande templo. Ao lado dele, o bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Episcopal Santana, Dom Jorge Pierozan, e outros autoridades religiosas.  E agora, além dos preparativos para os 125 anos no próximo domingo (12julho), Padre Beto preocupa-se com a cerimônia da entrega do título no domingo seguinte, 26 de julho, durante a celebração eucarística das 15 horas.

O bairro de Santana cresceu e se desenvolveu no entorno do segundo endereço da Paróquia Sant´Ana — o primeiro foi no Solar do Andradas, onde hoje é o CPOR  do  Exército -, que ficou comprimida entre a movimentada Av. Cruzeiro do Sul, inclusive com a vinda da Linha 1-Azul do Metrô, e o forte comércio da Rua Voluntários da Pátria. O Padre Beto vindo do interior paulista foi morar na Casa Verde e passou pela Paróquia Santa Joana D´Arc, no Jardim França, também na Zona Norte, com muita competência deu sequência na grande fluência de fiéis e de voluntários. Com seu tempo apertado como mestre nas aulas de antropologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), ele consegue dividir o dia com a responsabilidade religiosa e o bom relacionamento na comunidade.

O lado social ===   A Paróquia Sant´Ana desde 1938 (82 anos) desenvolve seus serviços sociais prestados à comunidade através do CEPHAS (Centro de Promoção Humana e Assistência Social) e há 22 anos conta com a Pastoral da Café da Manhã dos Pobres em solidariedade com os mais necessitados.  Através de um serviço de voluntários, é servido diariamente o café da manhã e, em outro momento, distribuídas cestas básicas para famílias cadastradas — além de outras ajudas. Essa situação tem aumentado pela situação econômica – e agora com reflexos da pandemia do Covid-19 – e a quantidade de pessoas nos baixos do elevado do Metrô, além das pessoas que pedem ajuda para comprar passagens no retorno às suas terras. (( Leia a reportagem sobre a Assistência Social, a doação de leite feito pela agência do Sicredi de Santana e um pouco da história da Paróquia Sant´Ana no link: clique aqui ))

(*) Basílicas === São 65 delas no Brasil, sendo a da cidade de Aparecida do Norte a maior e que tem a denominação de Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que em dimensões é a segunda do mundo, depois da Basílica de São Pedro.  Na cidade de São Paulo mais três basílicas: Basílica Santíssimo Sacramento (Paróquia Santa Ifigência), Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção (Mosteiro de São Bento) e Basílica Nossa Senhora do Carmo (Bela Vista). Ainda há a Basílica Santuário Nossa Senhora da Penha (Zona Leste), que está na área da Diocese de São Miguel Paulista.


Basílica  Menor Sant´Ana

  • Rua Voluntários da Pátria, 2060 – Santana
  • Fone: 2281.9085 – e-mail: contato@paroquiasantana.org.br
  • Site: www.paroquiasantana.org.br
  • Missas: 2ª feira – 19h30 / 3ª a sábado – 12h00 / Domingo 10h30 ==== Novena perpétua Nossa Senhora das Graças – Às 2as.feiras: 19h00: Oração do Rosário I == 19h30 – Santa Missa e novena. No momento, via transmissões online (no facebook) e a partir do dia 20/julho retorno ao normal – com as presenciais e os cuidados de protocolo de saúde e segurança.

 

credito_sicredi

1 COMENTÁRIO

  1. Estou felicíssima por Sant’Anna ser homenageada como Basílica aqui na zona norte de SP!
    Parabéns a todos esforços do Padre Beto para que isso pudesse se concretizar!
    Sant’Anna rogai por nós!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora