Home Destaque Vila Maria aos 106 anos pede socorro por causa da falta de...

Vila Maria aos 106 anos pede socorro por causa da falta de “olhar do poder público”

Vila Maria vazia e perdida, à noite, em frente à Candelaria.
Tempo de Leitura: 5 minutos

socorro

da Redacão DiárioZonaNorte 

  • Vila Maria sofre pela falta de olhar do poder público, vereadores e deputados
  • Obras na Vila Maria ficaram no passado e hoje nada aparece do poder público
  • Os moradores precisam reivindicar as melhorias e não ficar parados no tempo

Vila Maria, renegada pelo poder público – como toda a Zona Norte – que não oferece melhorias na região e tão pouco inclui nos eventos da cidade promovidos pela Prefeitura de São Paulo — o olhar é sempre para regiões Sul e Leste, principalmente –, o distrito da Vila Maria está completando 106 anos, nesta 3ª.feira (17/01/2023). E, para variar,  mais um ano sem nenhum evento em sua homenagem.

Não adianta homenagens em anúncios de mídias sociais ou de jornais para “dar os parabéns ao distrito ˜– e aos bairros.  Como diz o dito popular, “coloque a mão na massa e mostre o verdadeiro serviço”, mas com sinceridade e transparência. O que não falta na região são os problemas, é só dar ouvidos à população, em consultas da utilidade da ação.

socorro

Um olhar na realidade das Vilas

Semanalmente, o DiárioZonaNorte estampa em suas páginas os artigos do ativista social Beto Freire, um apaixonado pelo distrito e um “eterno brigador” pela região. É só repassar os artigos deste morador da Zona Norte para sentir os problemas que a Vila Maria enfrenta em todas áreas – veja os links no final. Todos os anos, o jornal homenageia o aniversário da Vila Maria, com belas fotos representativas do distrito, mas desta vez resolveu ilustrar com os ˜males da Vila Maria” — imagens com as realidades do momento.

Saúde, segurança, transportes, educação, esportes, cultura – entre outros – estão sempre nas observações deste incansável morador – entre tantos outros nas mídias sociais. Uma região de antigos moradores, cuja a terceira idade predomina, que merecem mais respeito e melhores condições de vida.

socorro

Ao sair às ruas é  só observar os buracos (e alguns casos virando crateras) nas vias com enormes calombos, que ao dirigir é viver em um parque de diversões – sem contar os estragos na parte mecânica. As calçadas quase intransitáveis para o pedestre normal e pior ainda para as pessoas com dificuldades de locomoção.

Nos canteiros centrais de ruas e nas praças nota-se o mato em crescimento. Nas árvores, percebe-se que não se faz poda nas avenidas e deixando as luminárias acima dos galhos, dificultando a iluminação embaixo. Quando chove, os mesmos pontos são alagados e com enchentes sem a menor providência para evitar novas ocorrências.

socorro

Com toda a boa vontade do único hospital da região, que está chegando aos 35 anos, há ainda problemas de superlotação e atendimento.  Todos sabem que esse hospital público atende todos os moradores dos três distritos (Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros) e todos os bairros da região, indo até os municípios próximos e os acidentados nas vias Dutra, Fernão Dias e Marginais.

Surge agora uma fumacinha sobre a linha do metrô que interligará o centro da cidade a Guarulhos, beneficiando inclusive a Vila Maria. Um sonho de anos sendo reivindicado pelos moradores e trabalhadores da Vila Maria, que agora surge a esperança real que deve acontecer daqui “alguns 20 anos”, pelo menos, na previsão mais otimista.

Mas, por outro lado, há o amor e o carinho dos moradores com o local, com sua história de mais de século. São famílias tradicionais, que vieram através de imigrantes, e fizeram o progresso da região do suor de seus dias. Lá se vão várias gerações levando o carinho e a esperança (ainda) de dias melhores — quem sabe com o “olhar do poder público e dos que realmente prestigiam a Vila Maria”. Mas os moradores da região não devem parar as reclamações e cobrar do pode público, cada vez.

socorro

E deixamos abaixo uma homenagem feita pelo articulista Beto Freire:

“Em um longínquo 17 de Janeiro de 1917 um loteamento da zona norte da cidade recebia o status de Vila.  O sonho do fundador Eduardo Cotching ganhou formas com um projeto da Companhia Paulista de Terrenos, um dos primeiros bairros planejados da época.

A maioria dos lotes foi adquirido por portugueses que atravessaram o oceano em busca de prosperidade e  encontram na Vila Maria oportunidade para moradia e trabalho, transformando em pouco tempo “um brejo” em uma pequena cidade.

Com características únicas e moradores ilustres o bairro manteve inalterada a característica de vila, com muitos comércios e moradias horizontais é um ícone na cidade.

O dia-a-dia da região é muito parecido com a de cidades litorâneas e interioranas, apesar de toda agitação de uma megalópole os conhecidos são fáceis de encontrar aqui e acolá.

O comércio tradicional passado entre gerações é outra singularidade da região, o chamado crescimento e progresso nunca atropelou os costumes de seus moradores e comerciantes. Por aqui o tempo também passa, mas sem tanta pressa…

Seja nas missas de domingo, na quadra da escola de samba ou durante a correria na Guilherme Cotching,  nossos vizinhos sempre encontram tempo para uma boa conversa, manter o espírito de comunidade é uma tradição inabalável na Vila.

Entre tantas qualidades ainda existem necessidades, a Vila Maria vive a expectativa de um Hospital Público de Referência e aguarda o desfecho do projeto da Linha 19 Celeste do Metrô, que contempla a região com uma estação. Investimento na segurança pública da região é outra prioridade dos moradores e comerciantes da Vila.

A miscigenação de povos e culturas fez nascer o refrão: “Somos todos Vila Maria”. Parabéns para nós”


Artigos de Beto Freire:

  • O que a Nova Cidade Center Norte pode abrir de boas perspectivas para a região (01) – 12/11/2022 – clique aqui
  • Poluição sonora é terrível para saúde e vereadores querem aumento da barulheira (02) – 15/11/2022 – clique aqui
  • Sobram enchentes e faltam as políticas públicas decentes nos bairros e nas Vilas (03) – 22/11/2022 – clique aqui
  • Nas Vilas, os animais sem “conta bancária” também tem direito a vida e saúde digna (04) – 29/11/2022 – clique aqui
  • Triste olhar das Villas e 100 anos após com poucas mudanças nos velhos problemas (05) – 06/12/2022 – clique aqui
  • O progresso veio, mas as Villas ainda sofrem com os poucos recursos na saúde pública (06) – 13/12/2022 – clique aqui
  • Paralelepípedos e biovaletas tem custo baixo e são eficazes contra enchentes – (07) 20/12/2022 – clique aqui
  • O Censo IBGE está nas ruas. Você recebeu o recenseador e respondeu o questionário ? (08) – 27/12/2022 – clique aqui
  • Acessibilidade, um assunto sério que deve ficar sempre em constante destaque – (09) – (O3/01/2023) – clique aqui
  • Poder Público não enxerga as Vilas nem de binóculo. Com isto, insegurança é irrefutável (10) – 10/01/2023 clique aqui

Nota da Redação: Segundo a Prefeitura de São Paulo divulgou, no dia 06/01/2023, o efetivo de  “agentes ou fiscais de motos” teve um aumento neste efetivo de 34 para 47 profissionais. Esse pessoal deve trabalhar 24 horas nas ruas para informar os problemas de zeladoria, junto à Secretaria Municipal das Subprefeituras. Mas parece que é algo irreal, já que buracos, mato, iluminação e outros problemas continuam do mesmo jeito — até aumentando. <<Ver mais detalhes na reportagem com o titulo ” Ver para acreditar: inspetores em motos nas 24 hs para melhorar zeladoria nos bairros “- clique aqui. 

socorro socorro socorro socorro socorro socorro

socorro socorro socorro socorro

d