Home Região O que a Nova Cidade Center Norte pode abrir de boas perspectivas...

O que a Nova Cidade Center Norte pode abrir de boas perspectivas para a região

Tempo de Leitura: 3 minutos

nova


Nota da Redação: A partir de agora, o DiárioZonaNorte recebe, com satisfação,  o ativista social Beto Freire, que trará semanalmente um artigo sobre assunto que envolva a região da Vila Maria/Vila Guuilherme/Vila Medeiros.


por Beto Freire (*) –  artigo 1 (estreia)

A notícia que circula desde ano passado, quando o DiárioZonaNorte deu os bastidores, e depois oficialmente em  setembro e outubro deste ano, quando o Center Norte anunciou oficialmente investimentos bilionários em uma Nova Cidade Center Norte.  O que vem por aí e o que se falta ?

Segundo as informações, haverá uma grande transformação no empreendimento nos 600 mil metros quadrados que fazem parte do Grupo Baumgart: Shopping Center Norte, Shopping Lar Center, Expo Center Norte, Novotel e as áreas de estacionamento. Inclusive, no momento, já há indícios de obras para ampliação e construção de novo estacionamento por andares.

Entre as novidades estão uma arena multiuso com capacidade entre 18 e 25 mil espectadores, um hospital particular e toda reformulação de espaços do complexo. O local ocupado há 38 anos (07/04/1984) será totalmente transformado.

Esse investimento traz a previsão de novos empregos e renda, opções variadas de lazer e serviços, além de valorizar o entorno da região. Entre as novidades, novas edificações para moradia devem começar a ser construídos em 2023, onde hoje encontra-se a Fábrica do Samba ll e o Albergue Zaki Narchi, através de Parceria Público Privada (PPP), uma vez que esses terrenos são da Prefeitura de São Paulo.

Tudo isso é muito bom para o desinvestimento regional, já que temos um dos maiores polos geradores de Imposto Sobre Serviços (ISS) da cidade, mas ainda resta chegar ao conhecimento público a contrapartida mitigadora do empreendimento e a parte do poder público.

Os problemas

A região tem frequentes alagamentos, temos previsão e recursos públicos ou privados para reforma e ampliação das galerias de água pluvial? O trânsito naquele pedaço tem muitos gargalos, necessitando de investimentos para aumentar a mobilidade, existe alguma verba pública ou privada para melhorar o fluxo no entorno do shopping e em ruas como São Quirino, Curuçá e Chico Pontes ?

A construção de mais uma ponte para cruzar o Rio Tietê também é reivindicação antiga, com esse impacto de mais pessoas e veículos, vamos ter novas opções de interligação entre a Zona Norte e o centro expandido da cidade ?

Com maior fluxo de pessoas, automóveis e novas construções verticais, além da nova Linha-19 Celeste do Metrô, a tendência é de aumento significativo de moradores e população flutuante. Teremos mais equipamentos de saúde pública – hospital, Pronto Socorro… – para atender essa demanda, uma vez que a infraestrutura atual esta defasada?

Essas mudanças, são positivas para o desinvestimento socioeconômico das Vilas, e tem necessidade de receber contrapartida no efetivo policial, a região vem sofrendo com insegurança nos últimos dois anos. Sem o equilíbrio entre de circulação de recursos e mercadorias a tendência é mais fragilidade na segurança pública, ainda existe tempo e possibilidades para que tenhamos uma equiparação entre efetivo policial e número de contribuintes circulando nas vias de nossa região.

É dever do cidadão fiscalizar, é direito do contribuinte exigir melhorias constantemente para a nossa qualidade de vida. Acompanhemos!


Publicações anteriores do DiárioZonaNorte:
  • Cidade Center Norte anuncia projeto com bairro planejado, hospital e arena multiuso – 25/set/2022 – clique aqui
  • Cidade Center Norte inicia projeto que terá bairro planejado, hospital e arena multiuso – 18/out/2022 clique aqui
  • Área ao lado do Center Norte receberá 2.210 unidades habitacionais populares05/jan/2021 clique aqui

Beto Freire

(*)  Beto FreireAntonio Roberto Freire é o nome oficial, com batismo de família genuinamente portuguesa, nascido e criado na Zona Norte, nas bandas da Vila Guilherme e Vila Maria. Cronista das Vilas, é torcedor apaixonado pela Portuguesa de Desportos, casado com Flávia e pai de três filhos – Maria, César e Norberto que também torcem pela Lusa. Beto Freire é um apaixonado pela Zona Norte,  sendo colaborador há muitos anos do DiárioZonaNorte. Com olhar de ativista social, preocupado com a melhor qualidade de vida de todos os moradores, já teve participações em muitas audiências públicas e  na diretoria e reuniões do Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG de Vila Maria, além da presidência da Associação dos Frequentadores do Parque Vila Guilherme-Trote (PVGT).


Comentários e sugestões: [email protected]


Nota da Redação: O artigo acima é totalmente da responsabilidade do autor, com suas críticas e opiniões, que podem não ser da concordância do jornal e de seus diretores.


nova nova nova nova nova nova nova

 

d