Home Cotidiano Cartuns lembram principais práticas de gentilezas aos passageiros de ...

Cartuns lembram principais práticas de gentilezas aos passageiros de Metrô

Tempo de Leitura: 4 minutos
cartuns
  • Com leveza e humor, os passageiros do Metrô-SPencontram mensagens que colaboram para a boa convivência nas estações
  • Pesquisa revela a ˜gentileza” dos passageiros nos trens do metrô da CCR

O Dia Mundial da Gentileza, celebrado neste domingo (13/11/2022) proporcionou ao Metrô de São Paulo realizar a Terceira Onda da Campanha Mais Gentileza, denominada #CompartilheGentileza, voltada para impulsionar as boas práticas comportamentais dentro do sistema metroviário. Com 14 personagens, os Metrôtoon saem das plataformas digitais e vão para as estações levarem mensagens gentis aos passageiros.

Cada personagem foi criado pelo ilustrador Celso Lazzetti D’Ellia, conhecido como Céu(a assinatura abaixo do letreiro “Metrôtoon” faz referência ao seu apelido), que utiliza o jargão bem conhecido nas redes sociais, o “BORA”.

cartuns

A ideia surgiu em função da necessidade de o Metrô adequar sua comunicação, com os passageiros com olhar mais humano, amigável e educativo. Com o Metrôtoon, situações reais do cotidiano do Metrô e da cidade têm vida com mensagens de orientação e informações úteis ou curiosas.

Os bonecos estão instalados nos mezaninos das estações, e também podem ser conferidas nas redes sociais oficiais do Metrô. As mensagens, como “Bora se ligar no sinal das portas”, “Bora ser gentil” e “Bora ficar atenta aos pertences” – além de mais 11 frases – lembrarão os passageiros sobre práticas essenciais de convivência durante a viagem no Metrô.

cartuns

Pesquisa revela ˜gentilezas”

Já um levantamento realizado pelo Grupo CCR em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, identificou as iniciativas mais gentis esperadas pelos passageiros na mobilidade .

Ao perguntar aos passageiros quais atitudes consideram mais gentis durante a viagem sobre os trilhos. Deixar o assento preferencial livre foi a iniciativa mais destacada no levantamento (72%). A ação é considerada importante, inclusive, para os clientes mais  jovens, entre 18 e 34 anos.cartuns

Em segundo lugar, está a disposição de oferecer o assento não prioritário nos transportes públicos coletivos para pessoas prioritárias (59%), como idosos a partir de 60 anos, gestantes e passageiros com criança de colo, com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Outras atitudes que apareceram como destaque no levantamento foram:

  • esperar outros passageiros sairem do trem ou do metrô para entrar (57%)
  • não jogar lixo nos trens e estações (43%)
  • liberar o uso dos elevadores para passageiros prioritários (39%)
  • manter a esquerda livre na escada rolante (37%)

cartuns

Com a pesquisa “Gentileza na Mobilidade”, a empresa ouviu entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro, mais de 2 mil passageiros, de diferentes faixas etárias, nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trem, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade respectivamente em São Paulo; VLT Carioca, no Rio de Janeiro; e na CCR Metrô Bahia.

Queremos incentivar a gentileza e o respeito ao próximo na mobilidade e esse levantamento nos traz informações importantes, que serão utilizadas para fortalecer nossas campanhas de comunicação e engajamento, além da orientação de nossas equipes, sempre considerando a importância da promoção de atitudes gentis no transporte ” destaca Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade.

cartuns

Outras atitudes de “gentileza”

Além das mensagens do Metrô e CCR, há muitas outras maneiras de usar ˜gentilezas˜, entre elas:

  • Cumprimente um desconhecido na rua;
  • Dê preferência para pedestres;
  • Deixe um cafezinho pago para um desconhecido;
  • Arrume o ambiente de trabalho de seu colega para quando ele chegar;
  • Recolha algum lixo que estiver no chão;
  • Ofereça ajuda para alguém mais velho;
  • Peça desculpas;
  • Escreva um cartão com palavras positivas e deixe no mural do trabalho;
  • Pegue uma flor no jardim para presentear um amigo; e
  • Elogie o trabalho de alguém.
Dia Nacional das Gentilezas

Apesar de todos os dias devem conter ˜gentilezas˜, outra data para chamar a atenção das pessoas é 29 de maio. Neste dia, comemora-se o Dia Nacional da Gentileza em homenagem a José Datrino, o Profeta Gentileza, que andava pelo Rio de Janeiro pregando palavras gentis e distribuindo flores. Neste dia, em 1996 ele faleceu, deixando a sua muito linda e importante mensagem para todos nós. E ficou a frase perpetuada,  simples e que diz tudo: ˜Gentileza gera Gentileza˜.


<<Com apoio de informações/fontes: Assessorias de Imprensa do Metrô-SP e CCR >>

ÁLBUM/PORTIFÓLIO == Mais ˜Metrôtoons˜. Clique em cima para expandí-los.

d

cartuns cartuns cartuns cartuns cartuns cartuns cartuns