12.5 C
São Paulo
sexta-feira, 23 julho, 2021
Início Bem Estar Vacina BCG é proteção essencial contra formas graves de tuberculose

Vacina BCG é proteção essencial contra formas graves de tuberculose

Tempo de Leitura: 2 minutos
  • Imunizante de dose única está disponível nas maternidades e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital
No município de São Paulo, a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guerin) é obrigatória para todos os nascidos vivos, com peso a partir de 2 kg, antes da alta hospitalar, nas maternidades, centros de parto, casas de parto, instituições hospitalares e outras instituições que realizem parto na sua rotina de trabalho, na rede pública ou privada.

Reconhecido por deixar uma cicatriz no braço que recebeu a aplicação, o imunizante foi utilizado pela primeira vez em 1921. Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ele é muito eficaz no combate à tuberculose e foi incluído em 1976 no calendário vacinal brasileiro pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Com dose única, a BCG é uma proteção fundamental contra formas graves da tuberculose, uma doença infecciosa bem antiga e altamente transmissível, que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte.

A imunização protege contra meningite tuberculosa e a tuberculoses miliar, disseminada na corrente sanguínea, apresentando impacto positivo na redução da mortalidade infantil.

Doença Infecciosa

A tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas são: febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso.

CLIQUE AQUI: Leia também: Dez verdades que todo mundo precisa saber sobre tuberculose

De acordo com dados do Programa Municipal de Imunizações (PMI) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até maio de 2021, a cobertura da vacina BCG no município é de 72,6%.

Além das maternidades, a vacina BCG também pode ser encontrada e aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

CLIQUE AQUI: Para encontrar o equipamento mais próximo na capital paulista, basta acessar a ferramenta Busca Saúde

<<Com apoio de informações e colaboração:Empresa Brasil de Comunicação-BC/Agência Brasil >>

d