Home Bem Estar Turma da Mônica entra na Campanha “A Importância da Vacinação” contra a...

Turma da Mônica entra na Campanha “A Importância da Vacinação” contra a gripe

Tempo de Leitura: 4 minutos

O Instituto Butantan, a Sanofi Pasteur e Mauricio de Sousa Produções lançaram  a campanha “A Importância da Vacinação”, com o objetivo de conscientizar professores, estudantes, famílias e o público em geral sobre o papel das vacinas na prevenção de doenças, por meio de informações corretas e acessíveis.

A iniciativa, apresentada simultaneamente à campanha nacional de vacinação contra a gripe, conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o apoio da Secretaria Municipal da Saúde  e da Secretaria Estadual da Saúde.

Um dos destaques da campanha é o lançamento da revista em quadrinhos “Vacinação, Vida e Saúde de Montão”, produzida pela Mauricio de Sousa Produções com curadoria de especialistas do Instituto Butantan e da Sanofi Pasteur, publicação que está disponível no site da campanha. Nesse mesmo canal, os professores e interessados poderão acessar nove videoaulas relacionados a vacinas, um Game da Imunidade, entre outros materiais didáticos sobre vacinação.

No município de São Paulo, a partir da retomada das aulas presenciais, a campanha também contempla a distribuição da revistinha em quadrinhos para os cerca de 326 mil alunos do 1º ao 7º ano e 4 mil cartazes educativos que, juntos, alcançarão 561 escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e 16.650 professores.

Além disso, os estudantes dessa rede poderão participar de um concurso cultural sobre vacinação, que poderá ser desenvolvido de forma virtual e presencial, atendendo todas as instituições municipais de ensino.

As vantagens da vacina

A campanha reforça a importância de se proteger contra doenças infecciosas, em especial a gripe, buscando diminuir os seus impactos à saúde, o que nesse momento é especialmente importante para evitar a sobrecarga ainda maior dos sistemas de saúde.

“Reforçar estratégias que ajudem na proteção contra doenças preveníveis, como a gripe, é fundamental. Manter a carteirinha de vacinação atualizada é imprescindível para alcançarmos os benefícios individuais e coletivos, principalmente durante a pandemia de Covid-19”, afirma Dimas Tadeu Covas, presidente do Instituto Butantan.

Para divulgar a campanha ainda mais amplamente, uma série com mais de 50 peças digitais com mensagens educativas protagonizadas pela Turma da Mônica será veiculada nos canais dos organizadores e por meio de um plano de mídia de alcance nacional.

De acordo com Ana Garcia-Cebrian, diretora geral da Sanofi Pasteur no Brasil, o projeto reafirma o compromisso da companhia com a saúde pública e com a educação sobre a vacinação. “Com 70 anos de experiência em vacinação contra a gripe no mundo, a Sanofi Pasteur segue se dedicando à prevenção desta doença no Brasil, por meio de ações educativas, inovação e colaboração com diversos parceiros em prol da saúde pública”, afirma.


Clique na imagem e assista ao vídeo da Turma da Mônica:


Na revistinha, a história das vacinas

No gibi “Vacinação, Vida e Saúde de Montão”, Mônica e seus amigos viajam numa máquina do tempo, contando a história das vacinas e de como o vírus da gripe ataca o organismo.

“Esta é uma oportunidade de, por meio dos nossos personagens, chamar a atenção das famílias para informações de qualidade a respeito da vacinação e levar às pessoas a um debate tão relevante, de forma lúdica e divertida”, afirma o desenhista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e fundador da Mauricio de Sousa Produções.

No site especial da Campanha, com a Turma da Mônica, assista mais vídeos e ganhe tirinhas, posts e adesivos. É só clicar aqui
Os prêmios pela participação

Os professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo receberão um certificado exclusivo, chancelado pelo Instituto Butantan, pela participação nas videoaulas sobre vacinação, que estarão disponíveis no site do projeto.

Os professores que receberem o certificado poderão cadastrar sua escola e turma no concurso cultural “A importância da vacinação”, que será promovido presencial e virtualmente junto aos alunos do 1º ao 7º ano.

Os alunos vencedores serão premiados com visitas aos museus do Parque de Ciências Butantan, que ocorrerão quando for possível considerando o cenário de saúde, e três meses de assinatura digital das revistas da Turma da Mônica, válida para a classe e professores.

Além disso, os cinco melhores trabalhos de cada ano serão publicados no site do Instituto Butantan e integrarão a exposição “A Importância da Vacinação na Saúde da População: um Olhar Infantojuvenil”.

Para Fernando Padula, secretário municipal de Educação de São Paulo, a iniciativa é uma oportunidade de incluir o tema da vacinação nas agendas de aprendizado e conscientizar as famílias. “Sabemos o quanto os assuntos que abordamos na escola viram pauta nas casas dos alunos. Trazer essa discussão de forma leve para a sala de aula e para a rotina das crianças contribui para desmistificar qualquer questão relacionada às vacinas e para quebrar o ciclo de desinformação”, comenta.


Para mais informações sobre a campanha, clique aqui. Neste site, detalhes sobre “A Importância da Vacinação”,  a campanha e suas etapas, como participar do concurso (professores), regulamento do concurso, jogo “imunidade do rebanho”, exemplar gratuito da Turma da Mônica, mais vídeos com estorinhas e outras dicas.


<< Com apoio de informações/fonte: Imagem Corporativa /Jal e Way Comunicações >>

 

d