Home Destaque Sicredi lança segunda temporada de websérie em parceria com os Smurfs

Sicredi lança segunda temporada de websérie em parceria com os Smurfs

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

  • Primeira instituição financeira cooperativa do Brasil reforça compromisso com o Pacto Global da ONU por meio  da parceria com os Smurfs.
  • Mensagens dos seis novos filmes destacam iniciativas de impacto positivo feitas pelas Cooperativas Sicredi

Cada gesto conta! Com essa premissa, o Sicredi lança neste domingo (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, a segunda temporada dos vídeos que integram o Projeto Sicredi & Smurfs: juntos pelo desenvolvimento sustentável.

Ao todo, são seis novos filmes protagonizados pelas pequenas criaturinhas azuis com reflexões sobre boas práticas que visam o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os vídeos também  trazem imagens reais de 28 iniciativas práticas realizadas pelas Cooperativas do Sicredi com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e que englobam: ODS 6 (Água Potável e Saneamento); ODS 7 (Energia Acessível e Limpa); ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis); ODS 13 (Ação Contra Mudança Global do Clima) e ODS 14 (Vida na Água).

Para o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, essa conexão das Cooperativas com a Agenda 2030 está baseada nos ideais dos fundadores. “Nosso propósito tem como um dos pilares a ajuda mútua, e apresenta uma alternativa ao sistema financeiro tradicional que é capaz de gerar prosperidade nas comunidades, a partir de ações sustentáveis voltadas ao desenvolvimento dos associados e das áreas de atuação. Por isso, nesses vídeos será possível conhecer algumas  iniciativas práticas feitas por nossas Cooperativas. Projetos que vão desde financiamentos para aquisição de equipamentos para a geração de energia solar, ações para descarte correto de baterias, pilhas, óleo e uniformes, até recuperação de nascentes, plantios de árvores e produção de filtros ecológicos para comunidades rurais”, destaca.

smurfs
Presidentes, diretores e executivos das Cooperativas puderam conferir, na última terça-feira (31), o pré-lançamento da segunda temporada – Créditos: divulgação
Pré-lançamento para dirigentes das Cooperativas Sicredi

Os presidentes, diretores e executivos das Cooperativas do Sicredi com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro puderam conferir, na última terça-feira (31/05), no campus da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG), o pré-lançamento da segunda temporada da websérie.

Ações consolidadas de ecoeficiência

Nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, o Sicredi desenvolve iniciativas de sustentabilidade e ecoeficiência há cinco anos por meio do Programa GHG Protocol, metodologia amplamente utilizada por empresas e governos do mundo todo para entender, quantificar e gerenciar emissões de gases de efeito estufa.

A instituição financeira cooperativa realiza o ciclo completo de ecoeficiência com o inventário, publicação e ações de compensação de carbono com diferentes iniciativas: plantio de árvores, compras de crédito de projetos certificados, recuperação de áreas degradadas e projetos para conservação de floresta nativa.

Nacionalmente, o Sicredi manteve em 2021 a estratégia de neutralizar 100% das emissões de gases de efeito estufa com o apoio a cinco projetos de créditos de carbono desenvolvidos em diferentes regiões do país. Uma estratégia que visa respeitar a diversidade regional e o potencial de cada localidade onde a instituição financeira cooperativa atua.

Equipe Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP –  Agência Vila Maria – Zona Norte de São Paulo, durante o lançamento do projeto, em setembro de 2021.
Sicredi e Smurfs unidos para promoção dos ODS 

Firmado com a empresa belga IMPS, detentora dos direitos dos Smurfs, por intermédio da agência brasileira Vertical Licensing, o Projeto Sicredi & Smurfs: juntos pelo desenvolvimento sustentável foi lançado em setembro de 2021, durante a Semana dos Objetivos Globais (Global Goals Week).

Com a iniciativa, a instituição financeira cooperativa reforça, juntamente com os Smurfs, embaixadores da Agenda 2030 e dos ODS, a importância de pequenas ações de impacto positivo para uma sociedade mais justa e sustentável.

A primeira temporada do projeto já alcançou mais de quatro milhões de visualizações no YouTube e no Facebook, 110 mil acessos no site, além de 125 mil page views. Os vídeos da segunda temporada estarão disponíveis, a partir do dia 5 de junho, tanto no site oficial do projeto (sicrediesmurfs.com.br) quanto nas redes sociais das 31 Cooperativas de crédito do Sicredi que atuam nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A terceira temporada do projeto tem lançamento previsto ainda para 2022.

“O desenho dos Smurfs, criado pelo cartunista belga Peyo, demonstra em suas histórias a importância de ações pelo bem comum, reforçando que pequenas atitudes podem trazer grandes resultados. Esse também é o legado que queremos deixar com inúmeros ações feitas por nossas Cooperativas, nossas equipes e nossos associados em diferentes cidades, uma transformação baseada no ciclo virtuoso, e visando o desenvolvimento econômico e social”, finaliza Dasenbrock.

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 108 cooperativas do Sicredi, conta com 33 anos de história, mais de 185 mil associados e 96 espaços de atendimento. A área de atuação da cooperativa abrange 43 localidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades do grande ABCD (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).

Sobre o Sicredi

Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi conta com mais de 2.200 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

d