Home Destaque Saúde avança com processo para substituir Iabas na Capital

Saúde avança com processo para substituir Iabas na Capital

Tempo de Leitura: 3 minutos

Iabas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu prosseguimento nesta sexta-feira (30) aos chamamentos públicos Nº 001/2021 e Nº 002/2021.

O primeiro tem por objetivo a seleção de Organização Social (OS) para gerenciamento e execução de ações e serviços em unidades de Saúde da rede assistencial da Supervisão Técnica de Saúde Santana/Tucuruvi/Jaçanã/Tremembé (Região Norte), administradas pelo Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde).

Iabas
documentação que habilita candidatos

O segundo prevê a seleção de OS para gerenciamento e execução de ações e serviços em unidades de Saúde da rede assistencial e do Hospital Bela Vista, da Supervisão Técnica de Saúde Santa Cecília, Supervisão Técnica de Saúde Sé, e Coordenadoria de Assistência Hospitalar (Centro). Nesta tarde, o Ministério Público foi informado sobre o procedimento que está sendo adotado nos dois chamamentos.

Iabas

Participam do Chamamento Público Nº 001/2021 (Norte) as seguintes organizações sociais:

  1. Sociedade Beneficente Caminho de Damasco;
  2. Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM);
  3. Fundação de Apoio à Universidade de São Caetano do Sul (FAUSCS);
  4. Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitória – Santa Casa de Misericórdia de       Oliveira dos Campinhos – (INSV);
  5. Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS);
  6. Associação Filantrópica Nova Esperança.

No caso do Chamamento Público Nº 002/2021 (Centro), participam as seguintes Organizações Sociais:

  1. Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitória – Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos – (INSV);
  2. Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz;
  3. Fundação de Apoio à Universidade de São Caetano do Sul (FAUSCS);
  4. Associação Filantrópica Nova Esperança;
  5. Fênix do Brasil;
  6. Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

Às 14h foi iniciada a sessão pública para a abertura dos envelopes com a rubrica dos documentos de habilitação pela Comissão Especial de Seleção e pelos representantes credenciados das OSs.  Na sequência foi realizado o mesmo ato relativo ao Chamamento Público Nº 002/2021 (Centro).

A SMS prevê entre 15 a 30 dias o prazo para finalização das análises e verificação dos documentos e propostas apresentadas pelas organizações sociais, incluindo os prazos legais necessários para a apresentação de recursos e contrarrazões às licitantes participantes.

Após concluído o processo, a Comissão Especial de Licitação irá declarar a vencedora de cada um dos processos de Chamamento Público, firmando Contrato de Gestão para os territórios em substituição ao Iabas, detentor atual dos contratos.

CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA 

A SMS informa que haverá um período de transição de até 60 dias a partir da assinatura dos novos contratos. A estratégia é garantir à continuidade dos serviços de saúde à população destes territórios.

Os cerca de cinco mil profissionais do Iabas envolvidos nos serviços assistenciais deverão ser contratados pelas novas organizações sociais, pois, também já estabeleceram vínculos entre os profissionais e os usuários.

A OS contratada será responsável pela administração de 49 serviços em unidades de Saúde da Região Norte e 45 no Centro, ressaltando que as administrações são territoriais, podendo haver uma escolhida para as duas regiões ou uma OS para cada área. << Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde – SP >>


 

d