Home Destaque Prefeitura planeja obra que ligará a Braz Leme até a Estação da...

Prefeitura planeja obra que ligará a Braz Leme até a Estação da Luz, incluindo Túnel até a Ponte das Bandeiras

Braz Leme Ponte Bandeira
RIMA 2013 onde aparece o túnel da Praça Campos de Bagatelle
Tempo de Leitura: 4 minutos

….

A SP Obras, empresa subordinada à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), foi encarregada de ampliar e atualizar um antigo projeto datado de 2013, um conjunto de obras do que seria uma das maiores reconfigurações viárias da Zona Norte da cidade de São Paulo, nas últimas décadas.

A empresa tem até dezembro de 2026, para entregar um estudo que servirá de base para a elaboração de um projeto funcional e material técnico preparatório, para uma licitação que envolve a realização da Ligação Norte-Sul entre Avenida Braz Leme  e a Estação da Luz, incluindo par de túneis a partir da rota até a Ponte das Bandeiras, duplicação da Rua Darzan, solução funcional de drenagem e viários afetados nos períodos de chuva, estudo de piscinões, galerias,  estudos de solução de tráfego e aspectos ambientais.

O prazo para a entrega do estudo leva em conta, entre outros fatores, o andamento do projeto do Corredor Norte-Sul para ônibus, que se encontra na fase de concepção do trecho 2.

Mobilidade

A região da Praça Campos de Bagatelle é um cruzamento estratégico: do lado da  Avenida Olavo Fontoura onde está localizado o Distrito Anhembi e o futuro Parque Campo de Marte e uma das entradas do Aeroporto Campo de Marte.

Do outro lado, a continuação da Avenida Santos Dumont que cruza com a tradicional Avenida Braz Leme, corredor consolidado de Santana; do outro, a Rua Darzan, que aparece há alguns anos em várias leis de melhoramento viário, sempre associada a prolongamentos, duplicações e futura expansão.

Túnel Praça Campos de Bagatelle

Em 2013, a Prefeitura encomendou um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), para a Ligação Norte-Sul.  Nele, já aparece a idéia da construção de um túnel que sairia da Avenida Santos Dumont,  passando embaixo da Praça Campos de Bagatelle, terminando na Ponte das Bandeiras.

No estudo encomendado à SP Obras, a idéia é a construção de um par de túneis que, teoricamente sairiam e terminariam na ligação da Santos Dumont com Braz Leme e Rua Darzan.

Praça Campo de Bagatelle em Santana – Porta de entrada da Zona Norte

Corredor Norte-Sul exclusivo para ônibus

Outro documento, baseado no Plano de Mobilidade do Município de SPPlanMob/SP 2015 e apresentado em agosto de 2019, durante um seminário realizado no Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON,  detalhou a  implantação do Corredor Norte-Sul exclusivo de ônibus, com faixa à esquerda, 33 paradas duplas, com cobrança desembarcada.

O trecho deve ter 27,2 Km contados da Zona Norte até a Zona Sul, na área das subprefeituras de Santana, Sé, Vila Mariana, Santo Amaro e Capela do Socorro, com integração com linhas do Metrô, CPTM, Monotrilho e Aeroporto.  A previsão na época é que, depois de pronto, o corredor teria capacidade para atender 330 mil passageiros/dia.

Trecho 1 – Terminal Santana até a Praça dos Correios

Corredor Norte Sul Trecho 1 terá 5,20 km de extensão, saindo do Terminal Santana, passando pela  Av. General  Pedro Leon Schneider, Rua Leite de Morais, Av. Dr. Zuquim, Rua Gabriel Piza, Av. Santos Dumont, Ponte das Bandeiras, Av Santos Dumont,  Av. Tiradentes,  Av. Prestes Maia e Terminal da Praça dos  Correios.

Braz Leme  Ponte Bandeira
Corredor Norte-Sul Trecho 1. O Túnel na praça Campos de Bagatelle continua no projeto.

Trecho 2 – Terminal Bandeira até Viaduto João Julião da Costa Aguiar

Corredor Norte Sul Trecho 2, cujo o contrato para desenvolvimento do projeto executivo estava em andamento e foi suspenso por 120 dias pela SP Trans e teve sua licitação para a obra cancelada pela Prefeitura, sem prazo para retomada, deve ter  9  km de extensão, saindo do Terminal Bandeira, seguindo por  Av. 23 de Maio, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Rubem Berta, Av. Moreira Guimarães e Viaduto João Julião da Costa Aguiar.

A paralisação do projeto executivo da obra pode,  estar relacionada com o projeto da região de Santana, de forma que os dois estudos possam ser readequados.

Braz Leme  Ponte Bandeira
Mapa Corredor Norte Sul 2

Trecho 3 – Viaduto João Julião da Costa Aguiar até Avenida Atlântica

Corredor Norte Sul Trecho 3 está planejado para ter  13 km de extensão saindo do Viaduto  João Julião da Costa Aguiar, Av. Washington Luis, Av. Interlagos, Av. Senador Teotônio Vilela até Av. Atlântica – Estação de Transferência Rio Bonito.

Braz Leme  Ponte Bandeira
Corredor Norte Sul Trecho 3

Braz Leme Ponte Bandeiras  Braz Leme Ponte Bandeiras  Braz Leme Ponte Bandeiras