Início Destaque Parque do Trote cria confusão em datas históricas e oficiais de...

Parque do Trote cria confusão em datas históricas e oficiais de sua inauguração

Tempo de Leitura: 7 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

  • O Parque do Trote foi oficialmente aberto ao público em 02 de julho de 2006
  • Junto com o Parque da Guilherme forma-se o Parque Vila Guilherme-Trote (PVGT)
  • A área total dos dois parques chega a 185  mil metros quadrados 
  • Dividindo o terreno do PVGT tem a área do antigo MartCenter
  • No MartCenter e no Parque do Trote aconteceram as edições do Revelando SP

Uma importante data cravada na história da cidade: 12 de setembro de 1912. Há 109 anos, o distrito da Vila Guilherme, na Zona Norte, nascia timidamente no mapa de São Paulo. Outra data, 94 anos depois: 02 de julho de 2006. Nesta outra data ficou escolhida como o dia da inauguração do Parque do Trote, no terreno da antiga Sociedade Paulista do Trote.

Mesmo  a data de 02 de julho de 2006 não tendo  acontecido a festividade para o evento, o dia ficou marcado  oficialmente pela Prefeitura da Cidade de São Paulo como sendo o marco inicial para o novo parque municipal na cidade,  na Zona Norte, atendendo ao apelo antigo dos moradores da região. Alguns destes moradores antigos lembram  e confirmam que havia até shows programados e, por causa da forte chuva, o evento foi adiado, mas o Parque do Trote foi aberto para o público.

A nota dos 15 anos

Mas em uma mágica no tempo e das palavras, a Secretaria Especial de Comunicação-Secom e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) resolveram mudar a ordem dos acontecimentos e da história.

Em nota publicada e distribuída aos meios de comunicação para conhecimento público (ver integra no link – clique aqui) com a data equivocada e sem pequisa, mas com o título afirmativo “Parque Trote completa 15 anos de existência”,  veiculada “por coincidência” no mesmo dia que o bairro comemorava 109 anos de existência: 09 de setembro de 2021, no domingo passado — clique aqui e leia matéria comemorativa.

Sem nenhuma referência ao aniversário da centenária Vila Guillherme – que ficou, mais uma vez, no esquecimento e sem comemorações da Prefeitura e nem mesmo da Subprefeitura ou qualquer entidade da reguão –, a nota não acrescentou absolutamente nada de novo e nem mesmo justificou a data.

E choveu no molhado, com informações já conhecidas: “Único parque municipal entre os bairros da Vila Guilherme e da Vila Maria, área abre diariamente, das 5h30 às 20h, e conta com espaços para práticas de esportes e atividades de lazer”. E depois encheu linguiça com referências técnicas com dimensões, atrativos aos frequentadore e  espécies de meio ambiente, mais o endereço do local. Mas nada foi justificado ou explicado sobre a data de comemoração.

Tentando justificar a nota e a data equivocada, que foi distribuída somente às 15h41 no último domingo, acrescentou-se informações superficiais e incompletas do Parque do Trote – que tem entrada pela Av. Nadir Dias de Figueiredo na Praça dos Trotadores, junto ao outro parque que divide o território, somou-se ao da Vila Guillherme — que tem sua entrada do outro lado, na Rua Quirino, 905 —  sendo conhecido como Parque da Vila Guilherme-Trote (PVGT) –, com o intuito de justificar o motivo da publicação e sem explicações da data de inauguração.

A dúvida surgiu

O DiárioZonaNorte estranhou a data, junto com as observações de antigos moradores e leitores do jornal — que vinham sendo comentado nas midias e grupos. De imediato, a nossa Redação encaminhou à SVMA (e, em seguida, à Secom) a dúvida desta data de inauguração do Parque do Trote, coincidente com a data de inauguração do distrito da Vila Guilherme, comemorando os 109 anos. Não houve um retorno rápido sobre o assunto e, assim mesmo, a SVMA não admitiu as observações sobre o equívoco com a data.

Entre as cobranças de uma retificação ou ratificação da referida nova data referente à inauguração do Parque do Trote, houve resistência em não dar nenhum retorno oficial ao jornal. Chegou-se ao ponto da afirmação “quem tem que provar a nova data é o jornal”, tirando a responsabilidade da Prefeitura da Cidade de São Paulo, já que um “bem público” deve ter seu controle por medidas oficiais, até através de “portarias, leis e decretos”.

Mexendo no relógio do tempo, sabe-se que em 1986 foi decretada a desapropriação do terreno do parque no governo do prefeito Jânio da Silva Quadros, até por esforço do vereador Gabriel Ortega; e em 1991, oficializou-se a criação do Parque da Vila Guilherme na parte sul da área que pertencia à Sociedade Paulista de Trote. Desta forma, seria a união dos dois parques e o nome oficial passou a ser Parque Vila Guilherme-Trote. Não há nenhuma referência a data de inauguração do Parque do Trote.

E a resposta demora, mas saiu

Somente depois de mais de 48 horas (2 dias), na 4ª feira (15/09/2021), às 14h16, a Redação do  DiárioZonaNorte recebeu a mensagem por e-mail, na íntegra: “A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) informa que o Parque Trote foi aberto à população ainda no mês de julho de 2006. A inauguração estava programada para o dia 2/7/2006, mas por causa da chuva que ocorreu nesta data, acabou adiada. No registro da SVMA consta a inauguração oficial em 12 de setembro, dois meses depois”.

Mas quem leu e comentou a nota veiculada anteriormente não ficou sabendo disto! E nem houve um esclarecimento nos mesmos locais da publicação original.  De qualquer maneira, a data de inauguração ainda se mantém em 02 de julho de 2006, quando se comemora agora os 15 anos, mesmo tendo a data adiada “por questões metereológicas”. É bem provável que uma pesquisa mais aprofundada poderia ter chegado a outros detalhes, até por meio de comunicados, portarias e decretos, com o apoio do Arquivo Histórico Municipal da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Uma importante data cravada na história da cidade: 12 de setembro de 1912. Há 109 anos, o distrito da Vila Guilherme, na Zona Norte, nascia timidamente no mapa de São Paulo. Outra data, 94 anos depois: 02 de julho de 2006. Nesta outra data ficou escolhida como o dia da inauguração do Parque do Trote, no terreno da antiga Sociedade Paulista do Trote.

Mesmo  a data de 02 de julho de 2006 não tendo  acontecido a festividade para o evento, o dia ficou marcado  oficialmente pela Prefeitura da Cidade de São Paulo como sendo o marco inicial para o novo parque municipal na cidade,  na Zona Norte, atendendo ao apelo antigo dos moradores da região. Alguns destes moradores antigos lembram  e confirmam que havia até shows programados e, por causa da forte chuva, o evento foi adiado, mas o Parque do Trote foi aberto para o público.

Tudo é possivel com os registros históricos e que deveriam ser documentados pela Prefeitura da Cidade de São Paulo até por intermédio de registro fotográfico nas duas datas: 02 de julho e 12 de setembro de 1996. E esses fatos autênticos poderiam ser aproveitados junto à nota de Imprensa que foi divulgada na pressa e sem detalhes. Desta forma, sem comprometer os fatos históricos e sem criar informação falsa ou sem detalhes, abrindo ia possibilidade de interpretações e publicações inverídicas — no momento das “fake-news”.

O registro no tempo

A Gazeta da Zona Norte“,  que circula semanalmente há 58 anos na região — fundada pelo jornalista esportivo e ex-verador Ary Silva, que estaria completando agora 100 anos –, antecipava em manchete em 14/06/2006: “Parque do Trote será inaugurado dia 2/7 trazendo qualidade de vida à Vila Guilherme“.

AGZN – ed. 24/06/2006

Além de dar uma descrição do Parque do Trote e seus encaminhamentos, com a inauguração no domingo, informava que teria shows com “atrações  especiais que começam às 11 horas com Originais do Samba; às 13 horas, show de Dona Ivone Lara com o Quintento Preto e Branco mais a Bateria da Escola de Samba Unidos da Vila Maria; e às 15 horas, o Grupo Revelação”.

AGZN, ed. 01/07/2006

 

Na edição seguinte (01 de julho de 2006)– um dia antes dos shows de inauguração, A Gazeta da Zona Norte  publica a reportagem Parque do Trote será aberto ao público neste domingo“.   Já edição seguinte, de 08 de setembro, o jornal publica “Parque do Trote já está aberto ao público”. Nesta reportagem acontecem as referências às chuvas e o adiamento dos shows, sem a nova data.

AGZN, ed. 08/07/2006

De qualquer forma, o Parque do Trote foi aberto ao público, o que não deixa de fixar a data de 02 de julho como a data de inauguração.  Mais adiante, na edição de 08 de setembro de 2006, o jornal publica reportagem: “Vila guilherme – o bairro comemora 94º aniversário fortalecendo sua vocação residencial“, mas não faz nenhuma referência à inauguração, com a nova data e nem mesmo referências aos shows.

AGZN, ed. 09/09/2006

Foram realizadas pesquisas nos arquivos dos jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, nas mesmas datas, sem referências à inauguração do Parque do Trote.


<<Com apoio e gentileza da equipe e acervo de A Gazeta da Zona Norte >>


d