Home Região Parque da Vila Guilherme/Trote receberá mutirão de ajuda

Parque da Vila Guilherme/Trote receberá mutirão de ajuda

Parque da Vila Guilherme/Trote
Pq.V.Guiilherme-Trote
Tempo de Leitura: 3 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte 

O Grupo de Trabalho (GT) que organiza um mutirão para cuidar do Parque da Vila Guilherme/Trote fez sua primeira reunião na manhã desta 4ª feria (23/02). Os dias escolhidos para o início da ação foram  25 e 26 /03/, na semana do Dia Mundial da Água (22/03).

O grupo foi recebido pela gestora ambiental Karen Gonçalves Ikuta (adminstradora do Parque Vila Guilherme/Trote – PVGT ) e contou com a participação do prefeito regional de Dário José Barreto (Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros), do jornalista Rafael Leitão (assessor de comunicação da Prefeitura Regional), Shirley Suzuki (representando o Centro de Convivência e Cooperativa – CECCO), Nelson Marques (Coordenador do Conselho Participativo Municipal Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros), o maestro Roberto Mendes Barbosa (conselheiro do CPM) e de Maurício Benassatto, (diretor de Redação do DiárioZonaNorte).

No dia 01 de fevereiro, o  prefeito regional Dário José Barreto, junto com o CPM realizou uma visita técnica ao parque (ver detalhes no link https://bit.ly/2kmocus)  e constatou a situação precária do lugar.

Diminuição da equipe de segurança, redução do horário de funcionamento, falta de energia elétrica, mato alto, limpeza precária e conseqüente fechamento dos banheiros, roubos e até uma tentativa de estupro.

Sem dinheiro

A situação do parque foi debatida  no dia 13/02,  em uma reunião do Conselho Participativo (acesse o link  https://bit.ly/2l4J4XS) que resultou na idéia de promover um mutirão, com as participações da prefeitura regional, CPM, empresas da região, moradores,  frequentadores do parque e a Associação dos Amigos do Parque da Vila Guilherme/Trote, presidida por Beto Freire.

Ajuda em troca de divulgação promocional

Por sugestão do prefeito regional ficou decidida a realização de  um mutirão, onde a comunidade participaria com mão de obra e as empresas e instituições da região com doações de material (tintas, fechaduras, fios, tomadas etc) ou empréstimos de equipamentos (pás, enxadas, roçadeiras, etc) para em um ou mais finais de semana realizarem as ações.

Em contrapartida, os colaboradores comerciais podem usar a sua marca em um pequeno espaço publicitário e divulgar sua ação social nos meios de comunicação.

Abrace o Parque do Trote

Foi do coordenador Nélson Marques a sugestão de um tema para a ação:  “ Por uma Cidade Mais Linda! Abrace o Parque da Vila Guilherme/Trote. Participe desta ação e exercite sua cidadania! Mutirão da Limpeza”.

Diagnóstico da situação

O GT fez o diagnóstico da situação e priorizou ações e criou um plano de trabalho, onde as atividades serão priorizadas  de acordo com sua urgência.   Hoje, a necessidade imediata do  PGVT é o corte do mato,  limpeza da área e iluminação do salão do parque, onde acontecem as atividades do CECCO.

Primeiros contatos

O GT também elencou e deu início aos primeiros contatos com os possíveis parceiros empresariais para a ação.

Qualquer empresa poderá participar, por meio da  doação de material de limpeza, tintas, vernizes, impermeabilizantes (que serão usados no salão do parque),  locação ou empréstimo de equipamentos como roçadeiras e telas de proteção, vassouras, pincéis,  além da  cessão de mão de obra para os equipamentos mais complexos.

Sob o controle do governo municipal são  109 parques municipais —  entre urbanos, lineares e naturais –  e os problemas ocorrem em sua maioria e a SVMA enfrenta o legado da gestão passada.

Em outras palavras,  não tem verba suficiente para administrá-los adequadamente – apesar  da perspectiva de parcerias, com contrapartida promocional,  mais adiante   de empresas e instituições.

Acompanhe no DiárioZonaNorte o andamento dos trabalhos. Em breve, explicaremos como e quando você ou sua empresa poderão ajudar.

d