Home Cultura Ônibus leva arte, ciências e meio ambiente no Horto Florestal. E ...

Ônibus leva arte, ciências e meio ambiente no Horto Florestal. E com entrada gratuita

Tempo de Leitura: 3 minutos

ônibus

  • Busão das Artes” chega a SP levando ciências em artes visuais à população; e
  •  Quem for ao Busão vai descobrir, com uma pitada de humor, que há mais de um quatrilhão de bactérias na Terra, dos quais 100 bilhões habitam o corpo humano. 

Levar conhecimento principalmente às crianças e adolescentes é algo de grande importância e ajuda, dentro da cidadania. É isto que realiza o Busão das Artes, que  é um projeto inovador que combina ciência, arte e interatividade em um caminhão adaptado de 15 metros. Com entrada gratuita, o ônibus do conhecimento já está na Zona Norte e está  atendendo no Horto Florestal, a partir da próxima 5ª.feira (06/07/2023).

Com instalações artísticas e elementos interativos, o Busão explora a vida biológica em suas manifestações e como ela se conecta a tudo no planeta. Fungos, bactérias e vírus são os guias invisíveis que levam os visitantes por esse universo pouco explorado.  Segundo explicações durante a visita, nos comentários de um dos organizadores: ´´ Não nos damos conta de que temos mais bactérias no organismo do que há estrelas no céu”.

ônibus

O Busão busca proporcionar uma experiência sensorial e cognitiva, mostrando como a diversidade integra os diferentes grupos e enfatizando a importância da responsabilidade social. Ele apresenta duas abordagens principais: uma focada no meio ambiente e no papel das bactérias no ecossistema;  e outra voltada para o corpo humano e questões relacionadas. O objetivo do projeto é ampliar a compreensão do público sobre o universo, o corpo humano, as bactérias e a relação entre os indivíduos e o meio ambiente.

No exterior do ônibus, há recipientes com perguntas para os visitantes refletirem sobre o que viram e sobre a condição humana. O objetivo é provocar questionamentos e estimular a discussão sobre os conceitos abordados. Os criadores do Busão consideram as praças públicas como locais de conversa e troca bacteriológica, trazendo uma dimensão ética e política ao projeto.

ônibus

Quem quer saber, pergunta

Ao unir ciência e arte sem fronteiras, o Busão propõe uma revisão do próprio sentido de cidadania, promovendo um diálogo aberto com as pessoas e incentivando a busca por conhecimento e reflexão. Com tantas ideias inovadoras em discussão, é natural que o projeto desperte mais perguntas do que respostas, mas essa é justamente a intenção por trás dessa iniciativa que busca tornar o invisível visível.Parte inferior do formulário

Para os criadores do Busão, a ideia de circular por praças da cidade traz novos elementos de análise. Eles consideram estes espaços públicos um local de conversa em que, pela diversidade de seus frequentadores, há uma intensa troca bacteriológica.

ônibus

Os criadores do projeto

O projeto conta com obras de diversos artistas renomados e já passou por várias paradas no Rio de Janeiro e com um circuito que prevê visitar outros parques da cidade, durante três meses. O Horto Florestal é o primeiro parque estadual a receber o projeto, que foi Idealizado pelo curador e criador interdisciplinar Marcello Dantas, em parceria com o físico Luiz Alberto Rezende de Oliveira, um dos idealizadores e ex-curador do Museu do Amanhã (Rio de Janeiro), com a realização por Renata Lima, que dirige a Das Lima Produções, e a dupla Lilian Pieroni e Luciana Levacov, da Carioca DNA.


Serviço

Busão das Artes em São Paulo

  • Local: Horto Florestal
  • Endereço: Rua do Horto, 931 – Tremembé
  • Telefone: (11) 2231.8555
  • Localização: perto da entrada 4 do Horto Florestal
  • Horário de funcionamento regular: das 9h às 17h
  • Período: 06 a 09/07 (5a. a dom.), 11 a 14/07 (3a. a 6a.) e 20 a 23/07 (5a. a dom)
  • Como chegar:   há várias linhas de ônibus que partem do Terminal Santana e Parada Inglesa — ambos locais próximos às estações Santana e Parada Inglesa da linha 1-Azul do metrô de São Paulo — que passam pelo local
  • Ônibus: algumas das alternativas de ônibus que partem dos terminais mencionados acima são: 2740/41 Metrô Parada Inglesa — Horto Florestal (ponto final); 1018/10 Metrô Santana — Vila Rosa; e 1775/10 Metrô Santana — Vila Albertina
  • Estacionamento == Caso o visitante opte por ir de carro, há estacionamento pago para veículos no parque com entrada pela Av. José Rocha Viana 62.

Álbum – clique na imagem para expandí-la:

 


<<Com apoio de informações/fonte: A4 Holofote Ass.Imprensa/Bruna Ribeiro >>

 

d