Home Cultura O livro “Sol e Solidão em Copacabana” traz uma viagem pelo...

O livro “Sol e Solidão em Copacabana” traz uma viagem pelo passado do Brasil

copacabana
Tempo de Leitura: 4 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

Nas mãos dos leitores, um romance com as raízes brasileiras, desenvolvido junto às calçadas cariocas que são o símbolo marcante de Copacabana, um dos lugares  mais conhecidos do mundo.

E chega às livrarias com pitadas de passagens pelo sul de Minas Gerais e envolvimento com os acontecimentos mundiais e da política brasileira da era Getúlio Vargas. Tudo acontece mineiramente e se transforma em um grande e cativante livro, com seus momentos de uma saga, ambição e solidão.

copacabanaUm leitura agradável do terceiro volume de uma trilogia (*), que agora estampa o título ´´Sol e Solidão em Copacabana´´, do autor mineiro (Varginha) e com vivência carioca, Aliel Paione, um engenheiro e com passagens pela física nuclear, que se meteu em um ótimo escritor contemporâneo para registrar as nuances da vida, com habilidade.

E assim Paoine produziu as 453 páginas nos 33 capítulos para as cerca de 120 mil palavras deste mais recente volume, através da Editora Pandorga — com direção editorial de Silvia Vasconcelos – e que nos envolve com os registros do personagem central João Antunes, com seus causos misturados com os fatos autênticos da década de 1940 entremeados com os acontecimentos da politica brasileira e nas repercussões dos conflitos mundiais.

Numa linguagem livre e solta, buscando os detalhes, e trazendo as reminiscências de uma época que o país viveu no social, econômico e político. Com andanças nas viagens por Uberaba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro – onde a Av. Atlântica era o endereço mais nobre do Brasil.

O Brasil da época

Entre outras passagens marcantes da época,  relembra as ondas da principal Rádio Nacional, onde um dia o Repórter Esso era o importante meio de noticiário e o cantor Orlando Silva, um dos destaques da época, fazia sucesso soltando sua voz. Por outro lado, a lembrança da revista O Cruzeiro, entre outras marcas do tempo.

Essa leitura envolvente do livro nos faz participar das tramas e das vidas dos personagens, com a vontade e satisfação de uma página atrás d´outra. Um jeito de não querer apagar a luz do abajur ao lado da cama, na maneira de sentir o lado prazeroso do livro. Assim…convivendo com os seus personagens, incluindo  a trajetória de Verônica, frequentadora da alta sociedade carioca.

copacabana
O Brasil na época de Getúlio Vargas

Aos poucos, o autor vai mostrando os seus personagens de forma construtiva e  em uma leve narrativa, que poderia levar às cenas de uma telenovela da Globo ou no roteiro e produção de um filme que pode ser um outro grande sucesso nas telonas – tem tudo para chegar lá, pois está lançada a ideia.

A trilogia, com seu desfecho surpreendente, apresenta ao leitor a oportunidade de se conectar com o passado do Brasil, compreendendo como os eventos políticos e sociais, que influenciaram as vidas de pessoas comuns e da alta sociedade. A vida de Verônica, em especial, espelha as aspirações, desejos e conflitos humanos, tornando-se uma metáfora da própria jornada do país em busca de sua identidade.

Sol e Solidão em Copacabana” é uma interessante jornada literária marcante e gratificante. Paione brinda-nos com um legado valioso fechando essa trilogia, e seu talento como escritor merece ser reconhecido e apreciado por todos aqueles que buscam uma leitura emocionante, enriquecedora e inesquecível. Em outras palavras, não perca o seu tempo, pois vale mesmo ler o livro – e por que não a trilogia!


Ficha técnica

Título: Sol e Solidão em Copacabana
Autor: Aliel Paione
Editora: Pandorga (www.editorapandorga.com.br)
Páginas:
453
Preço base
: R$ 34,90
Onde encontrar: clique aqui


(*) Sobre a Trilogia do Sol == Os livros “Sol e Sonhos em Copacabana” e “Sol e Sombras” correspondem aos volumes 1 e 2 da Trilogia do Sol, respectivamente. A saga retrata momentos emblemáticos da política brasileira e entrelaça a história do país a personagens que vivem uma intensa jornada em busca do amor.


Sobre o autor

Aliel Paione é engenheiro e Mestre em Ciências e Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde lecionou. Trabalhou com salvaguardas nucleares na estatal Nuclebrás, no Rio de Janeiro (RJ), e foi professor de Física na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É autor de “Sol e Sonhos em Copacabana” e “Sol e Sombras”. A pedido do consulado dos Estados Unidos, em São Paulo, as obras da trilogia integram o acervo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington. – Site:  Site:  www.alielpaione.com.br   – Redes sociais:  Instagram e Facebook


<< Com apoio de informações/fonte: LC – Agência de Comunicação/ Misael Freitas >>

 

d