Home Estilo DZN 12º Grand Tasting Wines of Chile acontecerá em 24 de agosto, no...

12º Grand Tasting Wines of Chile acontecerá em 24 de agosto, no Hotel Unique

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

  • Na sua 12º edição o Grand Tasting Wines of Chile aborda dos vinhos clássicos chilenos aos mais distintos terroirs em uma experiência que integra toda a diversidade do Chile.

Todas as paisagens extremas do Chile se unem na paixão pelo vinho. Desde o árido deserto do Atacama, ao norte, às Cordilheiras dos Andes, ao Leste, até o Cabo de Horn, o ponto mais sul das Américas, onde o oceano Atlântico e o Pacífico se encontram.

Todas essas regiões foram cativadas pela cultura da enologia, o que tornou o Chile o 4º maior exportador de vinhos do mundo e distribuidor da expressão de diversos terroirs. Uma história de irmandade se estabelece com o Brasil, mercado número 1 em volume dos sabores chilenos, com a representatividade de 47% do consumo no país.

O 12º Grand Tasting Wines of Chile vem renovar no paladar o sabor memorável desses rótulos. Acontece no dia 24 de agosto, no Hotel Unique em São Paulo – SP. O evento propõe relembrar os princípios que fazem a relação de viticultura entre esses dois países tão forte – a confiança e o respeito ao terroirs.

O Chile tem um grande apelo para os vinhos sustentáveis em toda sua cadeia produtiva. Ele foi um dos primeiros países a tomar essa iniciativa e, por tanto, apresenta maior maturidade nesses parâmetros do mercado. Com base no Código Nacional de Sustentabilidade do Chile, uma média de 80% dos vinhos chilenos exportados tem certificação sustentável.

A geografia desafiadora do país, com seus relevos de mais de 200m de altitude, em uma extensão de 4270 km de diversas vegetações e clima, fundamentou terroirs propícios para vinhos audaciosos, com carácter distinto que honra a preciosidade da natureza da América Latina. Os vinhos revelam atributos únicos de altíssima qualidade.

Com base na grandiosidade desses fenômenos é que Wines Of Chile trabalha na missão de divulgar ao mundo a potência da enologia do Chile. Esse ano em parceria com Paulo Brammer, fundador da Eno Cultura WSET, serão apresentadas duas MasterClasses com temas que exprimem a essência integrada desse país tão diverso.

Grande Vinhos dos Extremos do Chile: Os Desafios de Terroirs Únicos

“Essa masterclass é de extrema importância devido aos desafios ambientais que o mundo enfrenta, como o aquecimento global, a escassez de água e desastres naturais”, registra o curador Paulo Brammer, e acrescenta: “Chile é um país diverso, com diferentes condições de plantio de uva, incluindo regiões desérticas, costeiras, de alta altitude, secas e extremo-sul. Nos últimos anos, as vinícolas chilenas têm explorado novos climas e regiões, buscando diversidade e a possibilidade de produzir vinhos de alta qualidade que expressem essa variedade”.

De acordo com Angélica Valenzuela, diretora comercial da Wines of Chile, “o país está focado na produção de vinhos alinhados aos novos climas, visando a obtenção de produções de alta qualidade”. A profissional reforça que “a viticultura no Chile é vista como uma atividade sustentável que continuará por muitas gerações devido à geografia do país, marcada por extremos e contrastes”.

Não obstante, as vinícolas estão se adaptando aos setores produtivos atuais e explorando novas áreas de plantio com variedades específicas e adaptadas. “Embora o processo seja lento, o Chile provavelmente será menos afetado pelas mudanças climáticas do que outros países vitivinícolas, graças à sua capacidade de se ajustar e diversificar sua produção de acordo com as condições ambientais, afirma.

A Masterclass abordará os desafios enfrentados pelos vinicultores chilenos na busca por vinhos de qualidade e como eles estão superando essas adversidades na expressão de rótulos únicos e audaciosos.

Os Novos Clássicos do Chile

Essa Masterclass tem como objetivo destacar as uvas clássicas reconhecidas no país. Nesse tema, serão exploradas as perspectivas das vinícolas e enólogos em relação a esses clássicos, abordando as práticas de vinificação que estão sendo adotadas para produzir vinhos alinhados com as tendências globais.

O foco é encontrar vinhos de alta qualidade, reconhecidos por suas características regionais distintas, como o Cabernet Sauvignon do Maipo Alto, Sauvignon Blanc da área costeira, Carmenère de Colchagua e Cachapoal. Alguns desses vinhos já são considerados clássicos no mercado global”, coloca Paulo Brammer.

Responsável por levar e promover os vinhos Chilenos aos quatro cantos do mundo, Angélica expressa com propriedade: “Os vinhos chilenos oferecem confiança ao consumidor brasileiro na hora da compra, além de apresentarem variedades versáteis que combinam perfeitamente com a gastronomia do Brasil”.

Detalhes do evento:

Data: 24, agosto, 2023

Local: Hotel Unique – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01402-002

1º Horário:

Walk around tour – de 13:00 a 16:30 –  https://forms.gle/WsDfci17EDhPEUfU9 

2º Horário:
Walk around tour – de 17:00 a 20:30 – https://forms.gle/iXzuY43mjEu6PsEM9

Sobre a Wines of Chile: https://www.winesofchile.org/about-wines-of-chile/

<Com apoio de informações: Anagrama Comunicações e Eventos>

d