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Metrô de Santana e da Parada Inglesa terão mini-shoppings nos terminais de ônibus

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Tempo de Leitura: 3 minutos

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da Redação DiárioZonaNorte

  • Unitah Empreendimentos administrará por 30 anos os espaços de 13 terminais de        ônibus integrados às linhas azul e vermelha do metrô.
  • O projeto é assinado pelo arquiteto Jayme Lago Mestieri

Em breve os terminais de ônibus das estações Metrô  Santana e Metrô Parada Inglesa receberão unidades do Praça Unitah. O projeto tem a assinatura da Jayme Lago Mestieri Arquitetura – o mesmo escritório responsável pelos projetos do  Trimais Places e da Nova Feira da Madrugada – e inspirado em um modelo de negócios existente em grandes centros urbanos no exterior, onde os empreendimentos ligados ao transporte público se transformaram em opções de lazer e acesso a produtos e serviços.

Concessão por 30 anos

Os dois terminais fazem parte de um lote com 13 terminais de ônibus integrados a estações do Metrô, onde circulam diariamente 1,5 milhões de pessoas, licitados pelo Governo do Estado de São Paulo em abril de 2020.

O vencedor do certame foi a Unitah Empreendimentos, consórcio capitaneado pelo Grupo Rezek, que administrará durante 30 anos os terminais das estações Ana Rosa, Armênia, Santana e Parada Inglesa (Linha 1- Azul); Artur Alvim, Patriarca/Norte, Vila Matilde/Norte, Penha/Norte, Carrão/ Norte, Carrão/Sul, Tatuapé/Norte, Tatuapé/Sul e Brás (Linha 3-Vermelha).

Destes 13 terminais, 7 são edificáveis e poderão receber no futuro shopping centers, academias de ginástica, hospitais, prédios comerciais e residenciais, entre outros.  Na Linha Azul, apenas o Terminal Santana se enquadra nesta condição.

Metrô terá economia de  R$ 22 milhões por ano 

Pelo contrato, o Praça Unitah vai redefinir todo o layout e estrutura dos terminais. Segurança, zeladoria, limpeza e paisagismo também ficarão sob responsabilidade da Unitah Empreendimentos. O projeto deve proporcionar uma economia ao Metrô de São Paulo de R$ 22 milhões por ano, valor que seria gasto com a conservação e manutenção dos terminais.

O Metrô, além de já ter recebido R$ 11 milhões pela outorga, também vai passar a receber uma remuneração mensal de 8% sobre cada receita obtida pelo empreendimento. A partir do quinto ano de contrato, a Unitah pagará, mensalmente, 8% da receita ou R$ 855 mil, o valor que for maior.

Zona Norte

No Terminal de Santana serão 160 operações comerciais, distribuídas em 929,28 m² de ABL (área bruta locável ou área disponível para locação), onde devem circular diariamente 130 mil pessoas.

Já o Terminal da Parada Inglesa, 53 operações comerciais ocuparão 498,91 m² de ABL, com a estimativa de 33 mil pessoas por dia, deve receber . Ainda na Linha 1-Azul do Metrô, constam as Estações da Armênia e Ana Rosa – que tem previsão de entrega ao público no primeiro trimestre de 2021.

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Um mix variado 

Os boxes e quiosques já existentes nas áreas dos terminais, passarão por uma padronização e serão integrados a novas áreas comerciais maiores, com layout diferenciado e infraestrutura moderna, totalizando mais de 13.523 metros quadrados e 1.262 espaços disponíveis para locação imediata. Os números se referem aos  13 terminais.

A oferta do mix de lojas foi dividida em alimentação, varejo e serviços. A proposta é que haja os mais variados tipos de estabelecimentos, desde fastfoods, cafés, lojas de vestuário e eletrônicos, podendo incluir até mesmo serviços de costura, estúdios de tatuagem, minimercados, salão de cabeleireiros, entre outros.

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Além da oferta variada de facilidades ao consumidor, nas etapas futuras do projeto, os terminais de ônibus vão abrigar lounges para uma melhor integração entre as pessoas, proporcionando conforto e bem-estar. Haverá acesso a wi-fi gratuito, banheiros e pisos remodelados, segurança privada e espaços revitalizados, que poderão abrigar exposições, atividades culturais e feiras livres.

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Circulação de Usuários e Poluição

As dúvidas que precisam ser esclarecidas envolvem o  espaço destinado a circulação de pedestres –  principalmente no Terminal Santana – e qual o impacto da poluição e do barulho dos ônibus nas lojas e praças de alimentação.

Transformar um lugar de passagem para um lugar de convivência será o grande desafio do empreendimento. Se der certo, a tendência é que o entorno se beneficie.

 


Serviço

 


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