Home Cotidiano Exposição inaugura campanha que expõe impactos no tráfico de animais selvagens

Exposição inaugura campanha que expõe impactos no tráfico de animais selvagens

Tempo de Leitura: 3 minutos

animais

  • A exposição Alg*ritmo Selvagem (Reset) marca o início da campanha e ficará aberta ao público para visitação até 3 de abril; e
  • O objetivo é de conscientizar o público sobre a importância do reset do algoritmo do Instagram

Nos amplos corredores do Conjunto Nacional em São Paulo, na icônica Av. Paulista, foi aberta a exposição “Alg*ritmo Selvagem (Reset)“. A iniciativa é comandada e realizada pelo Instituto Ampara Animal e integra uma campanha que tem o objetivo de trazer à tona os impactos dos adeptos no engajamento de conteúdos.

Nas mídias sociais, os seus seguidores utilizam a imagem de animais  como pets no sentido de promoções, destacando inclusive a repercussão deste conteúdo no bem-estar animal, no tráfico de animais selvagens e na conservação da biodiversidade.

A exposição ficará aberta para visitação do público até o dia 3 de abril e, após esta data, será redirecionada para outros locais rotativos.  Na intervenção, a entidade utiliza expressões artísticas de impacto visual para sensibilizar e convocar a comunidade a participar deste movimento crucial.

O objetivo procura despertar esta problemática, educar e inspirar, destacando os perigos da influência de conteúdos que exploram a fauna na manutenção e ampliação do tráfico de animais selvagens, e como a simples ação de curtir ou compartilhar certos conteúdos pode inadvertidamente apoiar essa prática prejudicial.

A exposição é um chamariz e uma preparação para o “Dia da Reinicialização dos Algoritmos” (“Reset Day”), 14 de março, uma data especial que marca o Dia Nacional dos Animais, na qual cada indivíduo poderá contribuir diretamente para a causa, promovendo a conscientização e a mudança de comportamento.

animais

Neste dia, o instituto convoca a comunidade a reiniciar seus algoritmos pessoais, esclarecendo-se das consequências de suas interações online e buscando uma relação mais harmônica, que valorize a biodiversidade em seu ambiente natural, exercendo seus comportamentos selvagens.

Este momento é especialmente importante considerando a época em que vivemos, em que as redes sociais desempenham um papel significativo na promoção de comportamentos e causas.

Por trás de um vídeo “fofo” de um animal silvestre sendo humanizado, ou interagindo com pessoas, está um cenário de privação de comportamentos naturais, maus-tratos e, muitas vezes, a retirada do animal da natureza.

animais

A força dos conteúdos que promovem a exibição de silvestres como pets é real, perigosa e desconhecida para a sociedade: aproximadamente 37% das buscas por compra de macacos são geradas diretamente por conteúdos do Instagram!!!

Até animais considerados “não tão fofos assim”, como as cobras e serpentes, tem 18% de suas compras impulsionadas por conteúdos do aplicativo.

A iniciativa não é restrita apenas à exposição física, pois tem como principal objetivo o reset do Instagram e a redução de curtidas e compartilhamentos de postagens de animais selvagens sendo tratados como pets, além de a conscientização da responsabilidade de cada indivíduo ao engajar em conteúdos como estes.

“Estamos comprometidos em combater o tráfico de animais selvagens de maneira inovadora, sensível e eficaz. Acreditamos que ao resetar os algoritmos do Instagram e despertar o olhar da sociedade para esta problemática, podemos desencorajar indiretamente a promoção dessa prática criminosa”, afirma Juliana Camargo, fundadora do Representante do Instituto Ampara Animal.


Sobre o Instituto Ampara Animal: É uma organização dedicada à proteção e defesa dos animais no Brasil. Com um compromisso ético priorizando o bem-estar animal e a conservação da biodiversidade, o instituto trabalha em diversas frentes para garantir os direitos dos animais e formar uma sociedade mais justa e sustentável, a qual os animais sejam tratados com respeito e coexistam com a espécie humana em um sistema equilibrado e harmônico.


<<Com apoio de informações/fonte: Index Conectada / Juliana Esper Russell >>

d