Home Destaque Defender, ícone da Land Rover, reúne muitos fãs e apaixonados em São...

Defender, ícone da Land Rover, reúne muitos fãs e apaixonados em São Paulo

Tempo de Leitura: 7 minutos

land rover

da Redação DiárioZonaNorte

  • “Andarilhos da terra” é a tradução da marca Land Rover, com o modelo Defender apropriado para fazendas e locais difíceis de passagem.
  • Os veículos da Land Rover são produzidos na fábrica inglesa da cidade de Solihull — distante cerca de 15 kms de Birmingham (200 kms de Londres).
  • O modelo Defender é um off-road, que surgiu pós guerra, e  tornou-se o maior de todos os tempos.
  • O Defender surge como Land Rover Série I — e teve mais duas séries –, e outras denominações,  e só recebeu o nome oficial somente em 1990

“Juntos vamos mais longe”, esse é o lema de landeiros e landeiras, que também pertencem ao Land Rover Clube São Paulo — e que mora nos corações de todos.  Já o modelo Defender, com seus 70 anos de existência, enfrentou com sucesso muitos obstáculos e fronteiras do mundo com sua resistência, segurança e confiança.

Foi com esse espírito de amor a um dos veículos mais admirados e cobiçados no mundo todo, que aconteceu no sábado passado (02/04/2022), com a duração de 10 horas de exposição e muita alegria, o Encontro Paulista Land Rover. Foi realizado no espaço de entretenimento e eventos do Garagem 55, que é o local com 12 mil metros quadrados de uma antiga fábrica dos anos 40 no bairro da Mooca. O evento somou 32 expositores, mais de 600 visitantes incluindo com os donos dos veículos e na contabilidade 600 ingressos vendidos e alguns doados.

Os ícones da Land Rover

Um show de Land Rover – com Defenders e Discovery, entre os modelos principais –– que somaram mais de 200 veículos expostos do retrô ao mais moderno. O espaço da Garagem 55 — incluindo o amplo estacionamento para mais de 300 veículos —, receberam toda a linha da Land Rover com as Defender séries I, II e III, Freelander, Discovery, Range Rover, Vogue e Evoque.

E, pela primeira vez lado a lado, a  Land Rover 110, ano 2000, que pertence à Polícia Militar de São Paulo e os modelos do Corpo de Bombeiros,  dos Fuzileiros Navais/Marinha do Brasil; a ambulância Defender modelo 1988 da Organização das Nações Unidas (ONU); a Range Rover Classic Série Especial, Discovery I 300tdi 1995- Edição Especial Camel no Brasil, e Land Rover 1965, modelo série 2a, raríssimo por ser a diesel com motor original. Esses veículos são símbolos preservados e históricos das mais difíceis missões.

Circulando entre os vários modelos, anos, cores e apetrechos diferenciados, os donos dos veículos expostos mostravam-se felizes e com muitas conversas, até junto com familiares, amigos e namoradas. Nas “rodinhas de conversa solta” dava para notar o amor doado  aos modelos da Land Rover. Não faltaram as trocas de experiências e sugestões dos lugares mais remotos do mundo em variadas viagens. “Onde tem um obstáculo no Brasil ou no mundo, tem uma Defender abrindo o caminho”, foi um comentário no meio de uma dessas conversas.

Com apoio técnico direto da própria Jaguar Land Rover de São Paulo, a organização do evento pensou em todos os detalhes, tendo palestras sobre motores, manutenção das Defenders e outros detalhes para os amantes dos veículos. Por outro lado, os whorkshops com minucias sobre polimento,  pneus 4×4 e técnicas de segurança. Junto às exposições de veículos antigos e especiais, uma feirinha de peças e ornamentos para as Land Rovers. Chegou-se ao limite da perfeição com um estande exclusivo expondo miniaturas de veículos, especialmente as estrelas das Defenders rodando por todos os lados, através de comando remoto.

Uma lenda e um apaixonado pela Defender

Nos seus 83 anos de idade, um senhor respeitável, com seu andar e modo tranquilos, estava com sua Defender 2000 — que possui há 15 anos —  exposta no evento da Land Rover Clube. Ao lado da esposa Sandra Maria Bellini, de 60 anos, e do cão Chiquinho – (“parte integrante da Land Rover em todas as viagens”) -, o advogado, ex-delegado por 37 anos e PhD em Biotecnologia, George Henry Millard, que estava feliz por ter viajado 231 quilômetros desde a cidade de São Carlos para participar do evento. Muito simpático, ele estava feliz por estar ao lado de companheiros e abrindo novas amizades.

George Henry Millard e a esposa Sandra. — no meio o inseparável Chiquinho

George dá lições de vida e fala abertamente “Nós temos uma vida. Então viva bem essa vida!”. Muito firme nas palavras, ele anuncia que já rodou mais de 40 mil quilômetros na América Latina, do Equador para baixo até a região argentina de Ushuaia, na Terra do Fogo, conhecida com o “fim do mundo”. “É isto, temos a oportunidade de ir em lugares pouco acessíveis, mas com uma Land Rover, com boa vontade e bons amigos chegamos ao imaginável. Land Rover oferece tudo isto e esse é o espírito de aventura e o buscar algo novo”, complementa.

Ele recomenda às pessoas que queiram conhecer o nosso país façam a viagem com a Land Rover. Segundo comenta,: “não tem limite, vai aonde você quiser. E sempre encontrando bons amigos e companheiros. É a família Land Rover. E o veículo não tem uma residência, está onde você estiver, com uma vida bem vivida, sem nenhum tipo de tristeza, só alegria”.

Com muita animação, o casal com Chiquinho já tem planejada a próxima viagem até Lajes, em Santa Catarina, onde em junho acontece a Festa Nacional do Pinhão no Parque de Exposições do Conta Dinheiro. “Tem muita coisa boa feita com o pinhão”, arremata ele.  E mais adiante, o planejamento “é uma viagem pelo interior do Piauí, até a cidade de São Raimundo Nonato, que é o berço do homem pré histórico na América”. E assim o casal vive feliz viajando e curtindo a vida em uma Land Rover.

O Land Rover Clube e suas atividades

O Land Rover Clube está com seis anos (08/09/2016) e teve seu primeiro encontro na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembú. Depois em viagens de comboio passou por locais históricos, caminhos e paisagens deslumbrantes. Em uma delas cruzou o Rio Santo Antonio na Serra da Canastra, em MG/SP. Em julho deste ano está sendo programada uma caravana até Itatiaia, 180 kms do Rio de Janeiro e 255 de São Paulo, com visita à fábrica da Jaguar Land Rover. E em planejamento outros eventos e caravanas em andanças pelo país.

No evento da Garagem 55, a equipe de organização e produção foi composta pelos colaboradores: Luciano Ferreira (presidente), Leonardo Benassatto, Roberto Defendi, Carlos P. Júnior, Carlos Streit,  Delci Balbino, Giovanni Peduto e João Cavalcante – o Johnny Diesel, mecânico especializado — na foto abaixo, ausências do Delci Balbino e Giovanni Peduto, que estavam em outro ponto.

Da esq. p/dir.: Luciano Ferreira, Leonardo Benassatto,Roberto Defendi
Carlos P Júnior
Carlos Streit
e João Cavalcante (Johnny Diesel)

Foram meses desde o ano passado com o planejamento e acertos para que tudo acontecesse com sucesso no evento. “Todos foram importantes voluntários buscando os detalhes para que esse evento tivesse um efeito positivo, trazendo landeiros e landeiras de várias cidades e estados do país. Junto com a Land Rover, a gente vive para contar histórias, incluindo esse encontro do Land Rover Clube“, declarou o presidente Luciano Ferreira.

Luciano Ferreira (pres.Land Rover Clube)

Olhar para trás e ver que o Land Rover Clube abriu um marco na história dos próprios veículos. Hoje são mais de 4 mil fãs e apaixonados por veículos da marca Land Rover, que tem o controle da fábrica Jaguar, em Itatiaia (RJ). E o presidente do Land Rover Clube complementa: “Todos os fãs da marca são apaixonados por viagens, aventuras, amizades e a união das famílias. E a nossa meta é sempre aproximar ainda mais essa legião de apaixonados, proprietários e futuras gerações de entusiastas junto à marca, tornando uma comunidade forte, sadia e próspera”.

O Land Rover Clube não é só paixão pelos veículos, tem também o coração voltado para as ações solidárias. Foi pedido e feita arrecadação no local, junto aos expositores e visitantes,  de cinco quilos de alimentos perecíveis e cinco itens de higiene. Junto com outra ajuda financeira do Land Rover Clube, as doações tinham o endereço certo para o Lar da Redenção Abrigo para Crianças Especiais, que completará em agosto 40 anos, localizado na Mooca — saiba mais: clique aqui. 

O que oferece o Garagem 55

Independentemente das áreas disponibilizadas ao Land Rover Clube com suas atrações, o próprio espaço da Garagem 55 reserva mais de 80 variados modelos exóticos de sua coleção — na sua maioria, os Fuscas da Volkswagen — e outros nacionais e internacionais, além de mais de 50 motos das  mais variadas épocas e estilos. Uma área que mexeu com a curiosidade e atenções de crianças e adultos. O local oferece também oito pistas de boliche, mesas de sinucas, tenis de mesa, espaço kids, bar e restaurante-churrascaria. E local pet-friendly, com muitos cães com seus tutores no passeio. Foi um dia completo.


Serviço
Land Rover Clube
  • Sede: Rua Miranda Jordão, 260 – Chácara Mafalda – SP
  • Midias sociais/Instagram ou Facebook: @LRClubeSP
Garagem 55
  • Endereço: R. Borges de Figueiredo, 1098 – Mooca
  • Funcionamento:Sábado das 12 às 23h / Domingo das 10 às 18h
  • Telefone: (11) 9-5041.0630
  • Ingresso: R$15,00 (único)
  • Estacionamento: R$20,00
  • Gratuidade: menores de 13 anos e maiores de 60 anos

Álbum/portifolio – clique na imagem para expandí-la:

 

 


d