Home Cultura Com Embarque Imediato, Antonio Pitanga celebra 80 anos no Teatro Alfredo Mesquita

Com Embarque Imediato, Antonio Pitanga celebra 80 anos no Teatro Alfredo Mesquita

Tempo de Leitura: 3 minutos

Pitanga

  • O ator Antonio Pitanga pela primeira vez com seu filho Rocco, no palco, e a filha Camila Pitanga em depoimentos em vídeo no telão
  • Na entrada do teatro, o documentário Pitanga exibe trechos de sua vida e da carreira teatral

O cidadão baiano Antonio Sampaio, nascido no Pelourinho em Salvador, transformou-se no conhecido ator Antonio Pitanga. E lá se vão 60 anos de carreira mesclando mais de 30 peças de teatro,  outras mais telenovelas e quase 80 filmes. Além de participações em eventos democráticos e de sua importante  voz na defesa dos direitos de negros e negras no país.

Agora,  Pitanga sobe ao palco do Teatro Municipal Alfredo Mesquita, em Santana (Zona Norte),  neste final de semana (2 e 27, sábado e domingo, às 19 horas) com a montagem teatral “Embarque Imediato“, que celebra seus 80 anos de vida  e promove debate sobre identidade e diáspora africana. O espetáculo é gratuito.

Pitanga

 

Um encontro entre um homem mais velho africano e um jovem pesquisador brasileiro ou entre a África e a diáspora. Ou entre pai e filho em cena. É disso tudo e um pouco mais que trata o espetáculo Embarque Imediato. Em texto inédito do dramaturgo Aldri Anunciação, a encenação é de Márcio Meirelles.

A montagem coloca pela primeira vez em cena Antônio Pitanga e seu filho, o ator Rocco Pitanga, vivendo estes dois personagens que se encontram num aeroporto internacional e estabelecem um diálogo sobre a História.

E esta comemoração se estendeu ao encontro artístico com o filho, Rocco Pitanga e a presença virtual de Camila Pitanga, que dá voz aos textos em off da montagem e aparições em vídeo no telão.

Pitanga

A atriz autorizou a exibição do documentário Pitanga, ao qual assinou a direção e que terá exibições no foyer da Sala do Coro, antes das apresentações da peça, permitindo que o público possa ver trechos do filme e conhecer melhor a trajetória do artista.

“É motivador trabalhar com uma pessoa pela qual eu tenho admiração. E que essa pessoa pela qual eu admiro o talento e o caminho de vida é meu pai. Meu pai e eu moramos em extremos opostos, estávamos morando distantes e esse ano estou indo morar com ele, estamos trabalhando juntos. Passamos texto em casa, mesmo com as agendas corridas e isso está sendo muito bom” revela Rocco, que acredita que o teatro é um espaço de generosidade e criação coletiva, colaborativa.

Pitanga

Embarque Imediato é uma obra que promove um debate, seguindo uma poética presente na escrita de Aldri Anunciação em que a cena é configurada de modo a apresentar diferentes pontos de vista e permitir que o espectador chegue às suas conclusões, a partir das reflexões e argumentações tecidas ao longo da cena.

O ator Marcio Meirelles encantou-se pela dramaturgia desde 2016, quando dirigiu uma leitura dramática dentro do Festival Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, já com Pitanga. O diretor incentivou o dramaturgo a finalizar a obra para montar um espetáculo, trazendo para o palco as provocações sobre identidade, política, história e o tempo.


Ficha técnica

Embarque Imediato

Direção: Márcio Meirelles / Elenco: Antonio Pitanga e Rocco Pitanga / Em vídeo: Camila Pitanga / Texto: Aldri Anunciação / Produção: Fernanda Bezerra

Serviço

  • Local: Teatro Municipal Alfredo Mesquita
  • Endereço: Avenida Santos Dumont, 1770 – Santana (Zona Norte)
  • Informações: (11) 2221-3657
  • Referência: em frente ao Campo de Marte/Praça Campo de Bagatelle
  • Transporte próximo: Estação Metrô Carandirú
  • Apresentações: sábado (26/11) e domingo (27/11)
  • Horário: 19 horas
  • Indicação etária: 14 anos
  • Ingresso: gratuito (uma hora antes na bilheteria)
  • Estacionamento: no local

< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa/Teatro Alfredo Mesquita>

pitanga pitanga pitanga pitanga d