Tempo de Leitura: 6 minutos
da Redação DiárioZonaNorte

 

Celebrar a longevidade de um restaurante é reconhecer o talento que envolve todo o negócio, indo da cozinha, passando pelo serviço até a administração da operação… Em um país cuja a taxa de mortalidade do setor é altíssima, a longevidade precisa e deve ser muito comemorada.

Existe receita para o sucesso? Talvez…  Há doze anos, o chef alantejano Vitor Sobral trazia sua Tasca da Esquina para a cidade de São Paulo, em sociedade com o empresário Edrey Momo – um dos proprietários da rede 1900 Pizzeria.

Nascia assim, a união de um dos mais expressivos nomes da gastronomia portuguesa e de um empresário brasileiro com um feeling acima do normal – uma das pessoas mais admiradas em seu segmento, que é também palestrante e professor de gastronomia.  Discreto, Momo é uma das vozes mais importantes do setor e ganhou ainda mais destaque durante a pandemia.

tasca
Da esquerda para a direita: Chef Vitor Sobral, o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Souza e Edrey Momo, durante visita da delegação lusa ao Tasca da Esquina, em São Paulo.

E é óbvio que a sociedade entre eles no início provavelmente não foi fácil. Porque, afinal, mesmo tendo o idioma português em comum, são culturas diferentes e por tabela mercados diferentes. Com disciplina venceram as barreiras e hoje, a Tasca da Esquina faz parte dos 2% de restaurantes que atingem a longevidade no Brasil.

Cá e lá 

A Tasca da Esquina tanto cá quanto lá, em Lisboa (seu lugar de origem), oferece um menu único onde pratos tradicionais portugueses –  elaborados com técnica impecável e valorização dos ingredientes portugueses e brasileiros e  atenção aos mínimos detalhes -, brilham. 

A cozinha de autor coesa e de alta qualidade da Tasca da Esquina é um sucesso de público e de crítica, sempre acompanhada pelo chef Vitor Sobral – um frequentador assíduo da ponte aérea Lisboa/São Paulo/Lisboa – tendo os pratos executados pelo chef Renan Lorencetti, líder da “equipa” (em português lusitano) da cozinha.

Tasca
Vista lateral do salão

Sem dizer que o ambiente é lindo… Louças brancas da Vista Alegre, talheres e copos de design português, cozinha aberta para o salão, parede repleta de tijolos aparentes, onde uma horta de ervas e pimentas faz as vezes de jardim vertical. Confortáveis mesas de madeira sem toalhas  e cadeiras da cor verde oliva.

Desde 2011, a Tasca da Esquina amealhou vários prémios. Foi eleito por sete vezes pela “Comer & Beber” – publicação da Revista Veja – como o “Melhor Restaurante Português no Brasil“, além de prêmios semelhantes concedidos pelo jornal Folha de São Paulo, Revista Prazeres da Mesa e Revista Gula.

tasca
Crocantes lulas salteadas com lâminas de palmito fresco
Portugal é mais que bacalhau

Esqueça aquela comida dita “portuguesa” servida em alguns restaurantes no Brasil, caríssima, pesada e mal executada, onde a mesmice reina.  Não se compara em nada com o que é servido na Tasca da Esquina, onde come-se muito bem por um preço justo.

Ali, o cliente encontrará uma cozinha portuguesa não-óbvia que vai muito além do bacalhau – que também está presente no cardápio em seis versões.  O mais complicado, no nosso ponto de vista, é escolher o que comer entre as várias opções de terra e mar, fazendo com que você tenha que voltar lá, várias e várias vezes…

Uma forma incrível de provar as criações de Sobral é o menu degustação Fique nas Mãos do Chef com cinco pratos (R$ 199,00) ou sete pratos (R$ 239,00).

Ah… se tratando de bacalhau, o chef Vitor Sobral é autoridade no assunto. Ele é autor do livro As Minhas receitas de Bacalhau – 500 receitas que no Brasil, foi publicado pela Editora Senac.

tasca
Capa do livro de autoria de Vitor Sobral. Além deste, ele é autor de outros 23 títulos sobre gastronomia.
Aromas e Sabores Lusófonos

Estávamos em quatro pessoas. Nossa experiência começou com o pão de longa fermentação produzido pela Padaria da Esquina, que chega a mesa em uma espécie de caixotinho de madeira, escoltado pelo delicado patê de grãos de bico e azeite extra-virgem.

Bolinhos de bacalhau

Entre as várias entradas, começamos com os  bolinhos de bacalhau. Os preparados pela Tasca da Esquina são perfeitos. Sequinhos, apresentaram um equilíbrio perfeito entre as batatas e o bacalhau – com sal na medida certa.

Queijo de Ovelha

Não deixe de provar o queijo de ovelha com pimentos e compota de maça verde, que chega à mesa derretido e escoltados por crocantes tostas (torradas). Ele segue o estilo do queijo  Serra da Estrela,  produto artesanal português elaborado com leite de ovelha e certificação DOP (Denominação de Origem Protegida).

Bacalhau Panado

O Bacalhau Panado tem uma crosta dourada feita com farinha panko, sobre uma cama de creme de laranja agridoce e uma espécie de brotos de couve salteados e lascas de amêndoas. O bacalhau desmancha ao toque dos talheres, e fica sensacional envolvido pelo creme e pelo amarguinho da verdura e o crocante das amêndoas.

Dupla de Bacalhaus

A Dupla de Bacalhaus é outra boa pedida, que combina Bacalhau a Brás (tenras lascas de bacalhau, cebolas, chips de batatas, azeitonas pretas e ovos) e Bacalhau ao Forno (um generoso lombo de bacalhau, cebolas caramelizadas e batatas assadas).

Bife da Casa

Já o Bife à Casa é um suculento medalhão de filé mignon, escoltado por molho da casa e crocantes batatas fritas, que chegam a mesa em uma simpática caneca de alumínio.

Batatas Fritas na simpática caneca de alumínio
Carta de Vinhos

Entre os rótulos predominantemente portugueses, a carta de vinhos da Tasca da Esquina ostenta vinhos de vários estilos, para todos os gostos e bolsos.

Reguengos da Carmim Reguengos – Alantejo DOC

Entre eles, o Estremus e o Marques de Borba Colheita da vinícola João Portugal Ramos. Da também portuguesa Carmim Reguengos, o vinho que leva o nome da vinícola – o Reguengos, o Régia Colheita, o Tarefa ou ainda o Garrafeira dos Sócios.  Estes rótulos chegam ao Brasil por meio da Casa Flora Importadora.

Sorvete artesanal de chocolate
Doçaria portuguesa

Sair da Tasca da Esquina sem provar as sobremesas é um pecado mortal. Algo do tipo, ir à Roma e não ver o Papa Francisco

Inesquecível o pudim Abade de Priscos. Elaborado a base de gemas e açúcar, a versão do chef Vitor Sobral recebe uma calda de abacaxi e coco – que contrasta com a doçura do pudim e uma cobertura de farofinha de bolachas.

Pudim Abade de Priscos

Também deliciosos a Baba de Camelo com lascas de amêndoas, Encharcada do Convento de Santa Clara com limão siciliano, Toucinho do Céu (ovos, açúcar e amêndoas moídas)  com sorvete de  maracujá, Pastel de Natas acompanhado de Sorvete de ginja (uma espécie de abóbora branca, muito delicada), Mousse de Chocolate com compota de jabuticaba e farofa de nozes caramelizadas, Creme Queimado….

Degustação de Sobremesas: Leite Creme, Mousse de Chocolate, Baba de Camelo e Encharcada do Convento de Santa Clara

Para as formiguinhas de plantão, o restaurante oferece uma degustação de sobremesa, para você se lambuzar com quatro delas.

Pedras Salgadas

Depois de se fartar com as entradas, pratos e a sobremesa, você deveria experimentar a água mineral portuguesa Pedras Salgadas. Originária de quarto nascentes no Vale de Pedras, na região de Trás Os Montes, tem sabor único e é um santo remédio para combater a ressaca, por suas propriedades gasocarbônicas. Seu gás 100% natural ativa as papilas gustativas, realçando o sabor dos alimentos e vinhos.

O DiárioZonaNorte visitou A Tasca da Esquina a convite da Anagrama Comunicações e Eventos.

Serviço:

Tasca da Esquina

  • Alameda Itu, 225, Jardins
  • Telefone: 11 3141.1149
  • 2ª à 6ª feiras: 12h – 15h e 19h – 23h
  • Sábados: 12h – 17h e  19h – 23h
  • Domingos: 12h – 17h

Instagram @tascadaesquinasp

d