Home Cultura ˜Manipulação da Verdade”, livro chega para mostrar quais são os caminhos da...

˜Manipulação da Verdade”, livro chega para mostrar quais são os caminhos da questão

Tempo de Leitura: 4 minutos

livro

  • É o sexto livro do autor Charaudeau publicado em português pela Editora Contexto
  • No mundo atual, com as mídias sociais, as fake-news sobressaem aos fatos

Acaba de ser lançado mais um livro que busca explicações à comunicação que vivemos, neste momento de conhecimentos livres. A Editora Contexto traz ao Brasil, mais um excelente livro do linguista francês Patrick Charaudeau. Desta vez, ele nos leva por caminhos do foco da “Manipulação da Verdade”, em uma linguagem leve nas 192 páginas.

livro

Desde os primórdios dos tempos, os seres humanos estão em busca da verdade. E, no entanto, não param de brincar com ela, de transformá-la e de torcê-la. Mas a verdade existe em si e não é uma questão pessoal.

A verdade ou a mentira não tem razão de ser sem a relação que estabelece com os outros e um “Outro” que é também o nosso alter ego. Isso dizer que a verdade é uma questão de responsabilidade: mas sendo ela individual nas relações com nossos semelhantes e  coletiva em nosso papel de cidadãos.

São muitas as perguntas sobre a verdade e o seu oposto, a mentira: é sempre bom dizer a verdade? A mentira não pode ser virtuosa em certas circunstâncias? No seu aspecto político e social pode-se sempre dizer a verdade?

Não existem circunstâncias nas quais é preferível não dizer a verdade para proteger o povo? Esse é um velho debate de filosofia moral, mas não é nesse ponto de vista que se analisa a manipulação da verdade na obra de Charaudeau. 

O livro “Manipulação da Verdade” traz uma luz especial sobre essa questão, uma importante análise para se realizar uma reflexão moral. É como um pré-requisito para qualquer questão moral. Trata-se de ver como a verdade é construída dentro; e através da linguagem;  e como ela pode ser usada e tratada pelos indivíduos.

O que é manipulação? Ela sempre é mal-intencionada? Como funciona um discurso manipulador? Nesta obra,  Charaudeau disseca o tema do ponto de vista da linguagem. O autor discute a verdade e a negação, discorrendo sobre as possíveis relações do sujeito com a verdade.

livro

Os meios de enganação

O autor mostra como a verdade  pode ser alterada em um ato de negação e apresenta quais meios estratégicos o manipulador usa para enganar os outros. Uma característica importante da manipulação é que ela chega disfarçada de discurso sincero.

Nesta era da pós-verdade em que a internet, as redes sociais e suas fake news têm papel preponderante na manipulação das pessoas, este livro joga luz sobre a sociedade contemporânea, com suas crises de saber e de confiança, das quais por vezes somos as fontes e, outras vezes, as vítimas.

O autor mostra que a verdade é uma questão de linguagem e, portanto, de responsabilidade dos sujeitos que falam. É um fenômeno geral que atravessa todas as sociedades. Acontece que os meios modernos de comunicação, como a internet, as redes sociais, e os meios tradicionais estão entre os mais representativos na manipulação dos espíritos.

A questão que se coloca é a de saber se os discursos públicos se tornaram intrinsecamente manipuladores, com a ascensão de uma opinião pública objeto de todos os desejos de apropriação, no domínio político para fins de poder, e no mundo comercial, para fins de lucro.

As fake-news

Se há casos de mentiras deliberadas como as fake news, há também meios mais sutis de obter o assentimento dos públicos que se encontram assim emboscados por discursos de falsos. Chega-se a encontrar o fenômeno da pós-verdade, com seus negacionismos e conspirações.

Mas para poder compreender como essas estratégias têm impacto sobre o público, é necessário analisar o comportamento das opiniões públicas: qual é o estado de espírito dos públicos quando recebe uma informação, como o público se deixa enganar por informações falsas, o que implica examinar como funciona o fenômeno da credulidade dos grupos sociais.

Esta obra procura explorar esses fenômenos que podem evidenciar os mecanismos da pós-verdade, o que permite, ao final dessa investigação, uma reflexão sobre as distintas crises que nossas sociedades pós-modernas atravessam: crise da comunicação, crise da verdade, crise do saber e crise da confiança.

É uma forma de compreender melhor as crises que agitam as democracias modernas e poder debater sobre elas.


Vídeo == Assista o depoimento (em português) sobre o livro, com o próprio autor Patrick Charaudeau. É só clicar na imagem abaixo:

 


Quem é Patrick Charaudeau == É professor emérito da Universidade de Paris-Nord (Paris XIII) e fundador do Centre d’Analyse du Discours (CAD) dessa mesma universidade. Criador de uma teoria de análise do discurso, denominada semiolinguística, é autor de diversas obras: A conquista da opinião pública, Discurso das mídias, Discurso e desigualdade social, Discurso político, Dicionário de análise do discurso e Linguagem e discurso e, agora, A manipulação da verdade — todos publicados pela Contexto. Na França, é autor de vários livros, capítulos de livros e revistas, dedicados aos estudos discursivos.


A manipulação da Verdade –do mundo da negação às sombras da pós-verdade

  • Autor: Patrick Charaudeau
  • Editora: Contexto
  • Tradução: Dóris de Arruda C. da Cunha                      e André Luís de Araújo
  • Diretor Editorial: Jaime Pinsky
  • Marketing/Divulgação: Elis e Ronaldo Rodrigues
  • Formato: brochura
  • Número de páginas: 192
  • Assunto: Comportamento Humano
  • Investimento: R$49,90
  • Compre pelo site: clique aqui      

  • ESPECIAL == Leia o Sumário, Introdução, os 4 temas com 23 itens, mais Conclusão (“O tempo das crises”, notas e referências bibliográficas – cilque aqui

<<Com apoio de informações/fonte: Imprensa/Divulgação-Editora Contexto>>

 

d