Tempo de Leitura: 4 minutos
.
da Redação DiárioZonaNorte

O Rancho Português Mairiporã realizou na primeira quinzena de novembro de 2023, um almoço harmonizado com a linha de vinhos Putos DOC Alentejo, assinada pelos comediantes Danilo Gentil, Oscar Filho e Diogo Portugal.

Os vinhos são elaborados pela vinícola portuguesa Carmim e,  como a Denominação de Origem Controlada (DOC) entrega, no Alentejo –, ao sudeste de Portugal e chegam ao Brasil pelas mãos da Casa Flora Importadora.

putos

O nome Putos no além mar significa “meninos” e é uma brincadeira do trio de veteranos, que iniciou sua carreira na chegada do  stand-up comedy no Brasil  e se consideram os meninos no gênero.

Putos

A linha de vinhos Putos tem como principal virtude democratizar o consumo do vinho no Brasil e foi pensado para um público que normalmente consome cervejas especiais,  aliando qualidade e preços convidativos – à partir de R$ 50,00. 

Putos
Salão principal do Rancho Português Mairiporã
Rancho Português Mairiporã

O Rancho Português Mairiporã tal qual as outras casas da rede é imponente. Gastronomia lusitana bem executada, serviço de mesa e vinhos impecáveis.

Amplas janelas voltadas para a Mata Atlântica iluminam o elegante salão, onde as louças finas e guardanapos bordados celebram as tradições e a hospitalidade portuguesas. A casa é gerenciada por Vitor Hugo.

putos
Márcio Barbieri, Thiago Carvalhal e Adilson Carvalhal Júnior

O DiárioZonaNorte participou do almoço harmonizado na companhia de Danilo Gentile e Oscar Filho, de Adilson Carvalhal Júnior (Diretor da Casa Flora Importadora), de Márcio Barbieri (Executivo de Contas da Casa Flora Importadora), de Thiago Carvalhal e de Elizabete Almeida (Anagrama Comunicações e Eventos). O encontro celebrou o sucesso da linha Putos, que completou um ano.

putos
Da esquerda para a direita em pé: Diogo Portugal, Antônio Carvalhal Neto e Adilson Carvalhal Júnior. Sentados da esquerda para a direita: Oscar Filho e Danilo Gentil – no lançamento da linha Putos – crédito da foto: Divulgação Casa Flora Importadora
Três vinhos para três comediantes

Degustar uma refeição no Rancho Português é uma festa, ali é servida gastronomia portuguesa de afeto, como aquela preparada nas cozinhas das matriarcas lusitanas. Mesa farta, simples, perfumada e saborosa.

Bacalhau Escondido com Frutos do Mar

A linha Putos tem um vinho tinto, um branco e um rosé que foram degustados durante o almoço harmonizado. O menu foi estruturado em três tempos. A seguir, nossa percepção como enófilos que somos  sobre os rótulos e os pratos.

Putos Rosé

Putos Alentejo DOC Rosé tem em sua elaboração as castas Aragonez, Syrah e Touriga Nacional. No visual apresenta um tom rosado claro. No nariz, aromas de cerejas, framboesas e morangos maduros. Na boca é fresco, com sabores que lembram frutas vermelhas.

O rótulo harmonizou com o couvert e os acepipes  que anunciavam o banque que estava por vir: um viciante pão de fermentação natural, muito fresco…. quentinho,  azeitonas pretas portuguesas, queijo ricota, manteiga, cream cheese e patê de atum e tomates secos, além do igualmente saboroso misto de bolinhos de bacalhau – dourados e sequinhos e com sal na medida certa –  e as suaves Alheiras à Mirandela.

Putos Branco

O Putos Alentejo DOC Branco tem em sua produção um blend das uvas Antão Vaz, Gouveio e Arinto. Elegante, cristalino…  tem uma cor amarelo palha, aromas de frutas amarelas – como pêssegos e mangas. Em boca apresenta maciez e frescor e foi muito bem com o caldoso arroz de frutos do mar.

Putos Tinto

O Putos Alentejo DOC Tinto é produzido com um blend das castas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira. Tem aromas de frutas vermelhas maduras e notas de baunilha. Taninos macios e uma linda cor rubi, com reflexos violetas.

As notas de frutas vermelhas realçaram o sabor do Bacalhau a Lusitano – uma posta alta empanada e frita – dessalgada no ponto correto, escoltada por batatas, brócolis, tomates, azeitonas pretas, envoltos em um untoso molho de cebolas e azeite.

Bacalhau a Lusitano
Doçaria Portuguesa

Para encerrar o almoço, um trio de doces conventuais composto por quindim, pastel de natas e toucinho do céu. Para harmonizar, o vinho Porto Terra dos Alves.

Onde comprar:

<Com apoio de informações: Anagrama Comunicações e Eventos>