Home Cotidiano Greve do Metrô: Prefeitura monta esquema de emergência e suspende...

Greve do Metrô: Prefeitura monta esquema de emergência e suspende rodízio de carros

esquema
Tempo de Leitura: 2 minutos

esquema

  • Decreta ponto facultativo municipal (com o estadual), suspende rodízio de carros e faz operação especial dos ônibus para amenizar impacto da greve do transporte público sobre trilhos; e
  • Unidades municipais de educação e de saúde continuam funcionando

Em razão da paralisação prevista por sindicatos de trabalhadores do Metrô e CPTM para as primeiras horas desta 3ª. feira (28/11/2023), a Prefeitura de São Paulo decretou ponto facultativo, suspendeu o rodízio municipal de veículos e determinou operação especial no transporte público por ônibus.

Está mantido o funcionamento de escolas e creches, unidades de saúde, serviços de segurança urbana, de assistência social, do serviço funerário, além de outras unidades cujas atividades não possam sofrer descontinuidade.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que as unidades de urgência e emergência, assim como os equipamentos da rede de atenção básica, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), funcionarão normalmente.  Caso o paciente não consiga comparecer às consultas ou exames agendados por conta da greve do metrô, será feita a remarcação garantindo a realização do procedimento.

As faixas reversíveis serão antecipadas. Além disso, informou que a partir das 3h30 desta terça vai reforçar em 903 o número de guardas-civis metropolitanos (GCMs) atuando nos 32 terminais de ônibus para reforçar a segurança nesses locais, que terá um volume muito grande de pessoas.

Durante todo o dia 100% da frota de ônibus estará em operação, além do reforço da frota com mais 200 ônibus.

Rodízio  de veículos

Em razão da greve, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspenderam o rodízio municipal de veículos na cidade durante todo o dia.

Continuam valendo normalmente as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF); e as proibições de circulação de veículos nas faixas e corredores de ônibus, conforme a sinalização. As vagas rotativas de Zona Azul também permanecem funcionando normalmente.

Ônibus

De acordo com a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e a SPTrans, O objetivo de manter a frota total durante todo o dia é amenizar os transtornos causados à população, considerando que um ônibus de grande porte tem capacidade para transportar 170 passageiros, enquanto um trem transporta mais 1.000 pessoas a cada viagem.

Os técnicos SPTrans acompanharão a movimentação dos passageiros nas linhas municipais nesta 3a.feira. A SPTrans também solicitou às concessionárias que deem apoio no atendimento aos passageiros nas ruas da cidade.

A operação regular, feita com 11.934 veículos, terá um total de 12.134 ônibus. Os coletivos também deverão circular durante todo o dia, sem redução no horário de pico, também como forma a atenuar o impacto aos passageiros do Metrô e da CPTM .

Os itinerários de algumas linhas municipais de ônibus que geralmente encerram suas viagens em estações de metrô que não irão funcionar também serão ampliados, para permitir que os passageiros consigam chegar mais próximos da região central ou de locais com maior concentração de comércio e serviços.

Linhas que serão estendidas da estação Metrô Tucuruvi até o Metrô Luz: 

  • 1705/10 Jd. São João – Metrô Tucuruvi
  • 1705/51 Cem. Pq. Da Cantareira – Metrô Tucuruvi
  • 1709/10 Jd. Joana D’arc – Metrô Tucuruvi
  • 1709/21 Jd. Joamar – Metrô Tucuruvi
  • 1720/21 Vila Sabrina – Metrô Tucuruvi
  • 1722/10 Jd. Marina – Metrô Tucuruvi

Linha que será estendida entre Metrô Jardim São Paulo até Metrô Santana: 

  • 178Y/10 Vila Amélia – Metrô Jardim São Paulo

<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – SECOM >>

esquema esquema esquema esquema esquema esquema