Home Região Vila Maria completa 101 Anos

Vila Maria completa 101 Anos

Villa Maria 101
Tempo de Leitura: 4 minutos

101

da Redação DiárioZonaNorte

A Vila mais charmosa do Brasil completa  101 anos, no dia 17 de janeiro de 2018.  Antes de contar a história do bairro,  vamos homenageá-la  fazendo nossas,  as palavras de Beto Freire,  um apaixonado pela Vila Maria e um incansável lutador pelas causas da nossa Zona Norte.

Vila de todas Marias chega aos 101 anos 

Fincada na Zona Norte de São Paulo a Vila Maria rompeu fronteiras, além de peculiar é uma celebridade, “Vila” como é carinhosamente chamada por seus aficionados é de fato um oásis na cidade de São Paulo.

Seus moradores vivem em harmonia desde o tempo que a água inundava ruas em sua fundação, o bairro cresceu sem perder seu jeito amigável, nos transformando em uma enorme família.

Suas travessas de paralelepípedos com ruído inconfundível, casinhas com a janela da sala à calçada, pontos de referência desde sempre. O comércio tradicional que é reconhecido pelo nome do proprietário nunca pela atividade afim, essa aura exclusiva compõe um cenário magnífico.

Essa enorme Vila mesmo estando no presente nunca deixou o sossego do passado, aqui o tempo também urge, mas sem abalar o cotidiano e principalmente nosso jeito alegre de viver.

A Vila que começou em 17 de Janeiro de 1917 tinha barcos na época chuvosa, também teve bonde levando e trazendo sua gente, elegeu o presidente Jânio Quadros, era o local de trabalho do piloto Ayrton Senna, é agora tabernáculo do samba com a Unidos de Vila Maria.

Aos 101 anos és um orgulho para todos nós mesmo quando estamos longe. Parabéns Vila Maria ?    <<<<  Por Beto Freire   >>>>

A história

Fundada oficialmente no dia 17 de janeiro de 1917, seu nome descende da esposa do Dr. Joaquim Floriano de Araújo Cintra – um dos primeiros moradores do bairro – que se chamava Maria.

Sítio Bela Vista

Com registros de venda de lotes no distrito datados de 1856, a Vila que pertence ao antigo Sítio Bela Vista. A Companhia Paulista de Terrenos assumiu a responsabilidade de lotear o local. Para incentivar a venda, chegaram a ser doados tijolos e telhas. Os diretores da empresa nomeiam  duas ruas do bairro:   Alberto Byington e Guilherme Cotching.

A Primeira ponte e a chegada da eletricidade

Em 1918 foi construída uma ponte de  madeira, ligando o bairro a outra margem do rio, onde hoje é o Belenzinho.   A travessia até então, era feita apenas de barco.  A luz elétrica só chegou ao bairro  em  1923, o mesmo ano da chegada do bonde elétrico.  Eram duas linhas de bonde que serviam a região:  a de número  34 que ia até a Praça Santo Eduardo e a de  número 67 que ia até a Praça Cosmorama.

A primeira igreja do bairro foi a de Nossa Senhora dos Navegantes, em 1922. A Paróquia Nossa Senhora da Candelária data de 1933.   O Grupo Escolar João Vieira de Almeida é a primeira escola oficial e foi instalada em 1924.  A escola de samba Unidos de Vila Maria data de 1954 e até hoje, é referência não só no samba como também, em seus trabalhos sociais. O bairro teve quatro cinemas:  Cine Vila Maria ,  Cine Centenário,  Cine Candelária e o  Cine Singapura.

O piloto Ayrton Senna mantinha seu escritório na  Rua Dr. Edson de Mello – ao lado da Rua Araritaguaba e do antigo Restaurante O Compadre (transferido para o Lar Center), que era frequentado pelo piloto.

Vila Maria Alta, Vila Maria Baixa

Outro personagem famoso na história de Vila Maria, é o ex-presidente Jânio da Silva Quadros.  Certa vez, num dos seus discursos em Vila Maria, Jânio Quadros levou a platéia ao delírio, usando a  seguinte saudação  “Povo de Vila Maria”,  e acrescentou:  “de Vila Maria Baixa, de Vila Maria alta e, porque não de Vila Maria do Meio”.

Comemorações

A festa acontece no sábado (20/01/2017),  com atividades culturais e uma confraternização com muita música!  A Praça Santo Eduardo, localizada entre a Rua Curuçá e a Avenida Guilherme Cotching é o palco para a celebração da data deste importante bairro.  A abertura oficial do evento acontece a partir das 9 horas.

Às 10h começam a apresentação do Canil da Guarda Civil Metropolitana e as atividades do Grupo Escoteiro Macuxi, que promove a orientação sobre consciência ambiental e as opções de reciclagem e equalização para o problema do lixo. A Praça Santo Eduardo também recebe ação social promovida pela UNINOVE.

A celebração dos 101 anos da Vila Maria será um grande encontro dos apaixonados por carros antigos, o grupo Hot Volks organiza exposição de Fuscas e da linha antiga da Volks, aproveitando o Dia Nacional do Fusca, que é comemorado todo dia 20/01.

A parte musical fica por conta das atrações infantis, Suelen Lopes, Família Batutinhas; do grupo de Axé Gingado Loko; Mc Hiago Luz; o Sertanejo Fernando Gabriel; e a MPB de Caio Trova. A Banda do Chocolatte da Vila Maria fará seu samba e o fechamento das atividades será realizado pelo Bloco Ton Ton e pela Unidos de Vila Maria!

Serviço:
Aniversário de 101 Anos da Vila Maria
Data: 20/01/2018
Horário: Das 9h Às 18h
Entrada: Gratuíta
Endereço: Praça Santo Eduardo, Av. Guilherme Cotching

d