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Via Dutra entra em nova fase de concessão moderna por 30 anos com a mesma CCR

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  • A concessão anterior com a concessionária CCR foi de 25 anos
  • Há a promessa de um novo estilo de administração em pedágios e infraestrutura
  • Rodovia Rio-Santos também tem promessas de mais investimentos e novas obras

Com evento realizado em São José dos Campos (SP),  nesta 6ª feira (04/03/2022), a Concessionária CCR entra em novo ciclo de 30 anos, com responsabilidade e investimento na Rodovia Presidente Dutra (São Paulo-Rio de Janeiro) e Rio-Santos (BR 101/116/RJ/SP).  No evento, as presenças de autoridades da  Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério da Infraestrutura (Minfra).

É o maior contrato de concessão rodoviária já firmado no país, através de um leilão através da B3 (Bolsa, Brasil, Balcão – ex Bolsa de Valores).  Nas próximas três décadas, a concessionária CCR deve aplicar R$ 14,8 bilhões na modernização das duas rodovias, além de destinar R$ 10,8 bilhões para elevar os padrões dos serviços operacionais fornecidos aos usuários.

O contrato prevê uma série de intervenções, como a duplicação de 80 quilômetros da BR-101, entre a cidade do Rio de Janeiro e Angra dos Reis, 590 quilômetros de faixas adicionais, a transformação da região metropolitana de São Paulo, junto a Guarulhos, e uma nova Serra das Araras, beneficiando diretamente as populações de 33 municípios. A projeção é que as obras ainda criem quase 220 mil vagas de emprego na região ao longo do contrato.

Trechos que compõem a concessão
As melhorias nas rodovias

Estão previstas 128 passarelas; 144 quilômetros de vias marginais; 144 dispositivos e interseções (novos e remodelados); 535 pontos de ônibus; quatro áreas de descanso para caminhoneiros (três na Dutra e uma na Rio-Santos); e 59 corredores para passagens de animais.

A meta é dotar as duas estradas federais de toda a infraestrutura necessária para proporcionar maior segurança e, consequentemente, conforto a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres; suportando o tráfego intenso de veículos de passeio e de carga que transportam por ali mais da metade de toda a riqueza produzida no país.

As duas rodovias serão dotadas ainda de uma série de inovações tecnológicas de ponta para garantir segurança e comodidade aos usuários. O monitoramento completo da Dutra, por exemplo, será feito com câmeras automáticas para identificação de incidentes. Além disso, não haverá necessidade de parada dos veículos em pontos de pedágio (em Guarulhos/SP).

Também a adoção de desconto na tarifa para aqueles usuários frequentes das rodovias, metodologia internacionalmente reconhecida por reduzir acidentes em estradas e emissão zero de carbono estão entre as inovações que serão implantadas pela concessionária ao longo das próximas três décadas.

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O trânsito nas regiões metropolitanas

As intervenções em território paulista serão de R$ 7,4 bilhões do total de investimentos previstos no contrato – R$ 3,9 bilhões apenas para a ampliação de capacidade das rodovias. Na região metropolitana de São Paulo serão alocados R$ 1,4 bilhão para transformar o trânsito e facilitar o acesso ao Aeroporto de Guarulhos. Estão previstos 366 quilômetros de 3ª e 4ª faixas; 10 quilômetros de novas marginais; seis novas alças de acesso às rodovias Helio Smith e Fernão Dias; bem como à Ponte do Tatuapé; e 12,6 quilômetros de faixa reversível. Também estão programados mais de 100 quilômetros de vias marginais junto aos municípios ao longo da Dutra.

Espera-se que as melhorias reduzam o tempo de viagem entre o aeroporto internacional de São Paulo e a capital do estado, que hoje é de 37 minutos na via marginal, para 22 minutos; na via expressa, a estimativa é que o deslocamento dure somente 14 minutos.

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Transformação na Serra das Araras

Na porção fluminense da nova concessão, serão aplicados R$ 7,5 bilhões do total previsto para os 30 anos de contrato (R$ 4,6 bilhões só em aplicação da capacidade das duas rodovias). Devem ser executados 203 quilômetros de 3ª e 4ª faixas, 26 quilômetros de faixas adicionais para ultrapassagem.

Já  entre a cidade do Rio de Janeiro e Agra dos Reis, haverá 80 quilômetros de duplicações na BR-101. Parte da Serra do Mar e passagem obrigatória para quem se desloca entre Rio de Janeiro e São Paulo, a Serra das Araras (RJ) receberá atenção especial na nova concessão. Para ampliar a capacidade do trecho, tornando-o mais seguro, está previsto investimento de R$ 1,2 bilhão e 16 quilômetros de novas pistas duplicadas.

Os recursos serão aplicados na construção de uma nova pista para a subida da serra e a adequação da pista atual, tornando-a exclusiva para a descida dos veículos. Ambas as vias terão quatro faixas de rolamento por sentido. Haverá ainda a implantação de um túnel com 400 metros de extensão e de duas áreas de escape ao longo da nova pista, além de outras obras de arte especiais no trecho da serra.

Sobre o Grupo CCR

O Grupo CCR está entre as maiores companhias de infraestrutura e mobilidade da América Latina. Pioneira na estreia do Novo Mercado da B3 (antiga BM&FBovespa), a CCR é reconhecida pela adoção constante das mais rígidas regras de Governança Corporativa, o que marca a sua atuação ética e transparente junto à sociedade, meio ambiente e colaboradores. Saiba mais da história e atuação da empresa clique aqui


Leia mais detalhes nas reportagens publicadas pelo DiárioZonaNorte:

  • Depois de 25 anos, a Rodovia Presidente Dutra vai a leilão e terá novo controle –clique aqui
  • CCR vence o leilão para administrar por mais 30 anos a Rodovia Dutra e a Rio-Santos – clique aqui

<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa/ Agência nacional de Transportes Terrestres – ANTT >>.