Home Cultura Trajetória da crítica gastronômica Danusia Barbara é contada em livro

Trajetória da crítica gastronômica Danusia Barbara é contada em livro

barbara
Tempo de Leitura: 2 minutos

Barbara

  • O livro “Os Sabores e os Saberes de Danusia Barbara”  será lançado em São Paulo no dia 29 de agosto, a partir das 19h, na Livraria Travessa Iguatemi, no Shopping Iguatemi

Quando se fala em crítica de gastronomia no Brasil, um nome nos vem à ponta da língua: Danusia Barbara. A autora do consagrado Guia Danusia Barbara – restaurantes do Rio, pioneiro no gênero na cidade, e cujos lançamentos tinham filas que dobravam a esquina, foi papel importante na revolução da cena gastronômica carioca e brasileira.

“Os cozinheiros se limitavam a ficar na cozinha. A Danusia teve a ideia de levá-los para junto dos clientes. Era o começo da gastronomia carioca” conta a publisher Andrea d’ Egmont. “Danusia é a madrinha de todos os cozinheiros cariocas de ontem e de hoje”, na opinião do chef Laurent Suaudeau.

Para escrever o livro Os sabores e os saberes de Danusia Barbara, Wanderlino Teixeira Leite Netto teve de mergulhar de cabeça no imenso legado de Danusia: artigos de jornais e revistas, livros publicados, documentos, fotografias e até mesmo programas de rádio para chegar num “recorte significativo” de sua obra com “o tempero adequado”.

Os textos de Danusia eram sedutores, refinados e muitas vezes poéticos. Segundo a crítica de gastronomia Luciana Fróes, “Danusia era mais do que uma crítica de restaurantes, uma jornalista de gastronomia: ela era uma escritora, tinha texto literário.” E complementa: “Sua descrição do tomate é uma aula de escrita”. O livro também revela curiosidades: Danusia escreveu sobre outros assuntos, como artes e literatura e publicou um livro infantil, o elogiado “A borrachinha que queria ser lápis”.

“Uma das maiores críticas de gastronomia do Brasil: amiga, parceira e grande profissional. Danusia contribuiu para a evolução da gastronomia carioca.”, descreve o chef Claude Troigros. Depoimentos comoventes fecham o livro, desvendando como aqueles que conviveram com ela a viam: inteligente, culta, muito talentosa, à frente do seu tempo.

O resultado final não é apenas uma coleção de preciosidades, é também uma grande conversa com a própria Danusia, que compartilha, com seu estilo único e charmoso, vários momentos de sua vida. Ana Beatriz Barbosa Ponte, filha de Danusia e idealizadora do projeto, conclui: “Esses textos são tesouros, e foram criados a cada dia”. E avisa: “Cuidado, a leitura pode dar fome!”

Serviço:

  • Título: Os sabores e os saberes de Danusia Barbara
  • Autor: Wanderlino Teixeira Leite Netto
  • Cassará Editora ?ISBN: 978-65-991892-5-8 ? 528 p. ? 16×23 cm? Preço: R$         90,00

<com apoio de informações: Anagrama Comunicação e Eventos>

d