Home Cotidiano Sistema Cantareira atinge nível mais baixo dos últimos sete anos e entra...

Sistema Cantareira atinge nível mais baixo dos últimos sete anos e entra em alerta

sete anos
Crédito da foto: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Tempo de Leitura: 2 minutos

sete anos

da redação DiárioZonaNorte

  • Sistema opera com 32,9% de sua capacidade, segundo boletim da Sabesp.
  • O Cantareira é o maior reservatório paulista.
  • É o responsável pelo abastecimento de água para 46% da população da região metropolitana.

O nível do Sistema Cantareira, que abastece a região metropolitana de São Paulo, é o mais baixo dos últimos sete anos. Nesta 5a. feira (01/09/2022), o sistema operava com 32,9% de sua capacidade – cerca de 323.0 milhões de metros cúbicos – um quarto do que comporta, de acordo com o boletim informativo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

sete anos
Infográfico – Agência Nacional de Águas
Crise hídrica

Sistema Cantareira abastece as zonas Norte e central e partes das zonas Leste e Oeste da capital, bem como os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, CarapicuíbaSão Caetano do Sul(na sua totalidade); e parcialmente os municípios de Guarulhos, Barueri, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Cajamar e Santo André .

sete anos
Nível das represas da região metropolitana de São Paulo

OSistema Cantareiraé composto por seis represas: Atibainha, Cachoeira, Jacareí, JaguariPaiva Castro.  No total, a capacidade de armazenamento é de quase 1 trilhão de litros de água.

O tratamento da água é feito na Estação de Tratamento do Guaraú, a maior instalação de tratamento da Grande São Paulo, abastecendo abastece cerca de 7,5 milhões de pessoas por dia, 46% da população da Região Metropolitana de São Paulo.

Para que o Cantareira volte a uma condição “segura” é preciso muita chuva e um esforço urgente os mananciais sejam preservados e a natureza siga seu curso na produção de água.

Cortes Sistemáticos durante a noite na  Zona Norte
O abastecimento de bairros da Zona Norte de São Paulo – atendidos pelo Sistema Cantareira– é cortado sistematicamente durante a noite.
Questionados,  Sabesp Governo do Estado de São Paulo negam o perigo de racionamento e minimizam a crise, pecando ao não informar a gravidade da situação para a população, cidades no interior de São Paulo – atendidas pelo Sistema Cantareira, já adotaram o racionamento de água.
sete anos sete anos sete anos sete anos sete anos

d